Os melhores jogos do Nintendo Switch em 2023

5 min de leitura
Imagem de: Os melhores jogos do Nintendo Switch em 2023
Imagem: Divulgação/Nintendo

A Nintendo é conhecida, especialmente, por distribuir muito bem seus títulos de maior escala ao longo do ano. E tendo em vista que este foi um dos melhores anos em lançamentos da história dos videogames, não é de se estranhar que a responsável por franquias como Super Mario e The Legend of Zelda também se destacou no Nintendo Switch — que completou seu sétimo ano de mercado.

Em 2023, o console híbrido foi a casa de alguns games que até mesmo disputaram o prêmio de Jogo do Ano no The Game Awards, que já é o principal evento da indústria de jogos atualmente. Nas linhas a seguir, o Voxel relembra os melhores lançamentos da Nintendo em 2023 com uma lista especial. Confira:

Fire Emblem Engage

Uma das mais tradicionais séries de RPG tático está de volta com Fire Emblem Engage. Lançado em 20 de janeiro, o novo capítulo resgata vários personagens icônicos da franquia graças ao seu sistema de Engage, que introduz mais camadas de estratégia ao permitir utilizar armas, habilidades e muito mais de heróis clássicos como Ike, Marth, Lucina, Lyn, entre outros.

A história se passa mil anos após uma guerra contra um terrível dragão divino, que obrigou que quatro reinos trabalhassem juntos, com heróis de outros mundos, para que fosse selado. Agora, com o selo enfraquecido, o dragão está prestes a despertar novamente e cabe ao jogador coletar os doze anéis de emblema para trazer a paz novamente ao continente de Elyos, onde a nova aventura se passa.

Metroid Prime Remastered

Lançado originalmente em 2002, Metroid Prime chamou bastante atenção por traduzir a fórmula clássica da franquia, com seus cenários interconectados e aprimoramentos coletáveis, para uma perspectiva em primeira pessoa. Embora o quarto capítulo da saga siga em desenvolvimento e sem detalhes anunciados desde que sua produção foi retomada do início em 2019, a Nintendo lançou Metroid Prime Remastered para a alegria dos entusiastas.

O jogo segue fielmente o lançamento original, mas com melhorias significativas nos visuais, áudio e controles, tornando a experiência bastante agradável para os padrões atuais. Não à toa, o título foi muito bem-recebido pelos fãs e pela crítica especializada, figurando entre os jogos mais bem avaliados do ano pelo Metacritc.

Bayonetta Origins: Cereza and the Lost Demon

A bruxa Bayonetta já é um dos maiores ícones do mundo dos games, sobretudo quando pensamos em protagonistas femininas empoderadas. Em março deste ano, a Nintendo lançou Bayonetta Origins: Cereza and the Lost Demon, um carismático spin-off que, como o nome sugere, mergulha no triste passado da personagem e revela um lado da sua personalidade que poucas pessoas podem conhecer.

O jogo traz um estilo artístico muito único, com visuais que lembram uma pintura, e traz foco na ação e resolução de quebra-cabeças sob uma perspectiva isométrica. Além da jovem Cereza, os jogadores também controlam Cheshire, o seu primeiro demônio que foi encarnado em um bichinho de pelúcia. Como uma aprendiz das artes sombrias, a bondosa protagonista desbravará a floresta proibida de Avalon em busca do poder capaz de salvar a sua mãe.

Pikmin 4

Uma das franquias mais carismáticas e também subestimadas da Nintendo está de volta com Pikmin 4. O novo jogo busca ser mais convidativo para principiantes, além de introduzir mais variedade de gameplay com novos tipos de criaturinhas. No jogo, o usuário controla um capitão da Brigada de Resgate para resgatar outros membros em expedições. Para isso, é possível plantar os Pikmin, que são bichinhos carismáticos que lembram plantas.

A perspectiva de gameplay lembra um jogo de estratégia tradicional, em que é possível controlar múltiplas unidades. Aos poucos, o jogador consegue formar um exército para derrotar inimigos e cumprir objetivos, mas vale lembrar que, sozinhos, os bichinhos são vulneráveis a predadores. Logo, a união faz a força.

Super Mario RPG

Super Mario RPG é um remake do clássico da Square Enix de 1996, que foi responsável pela estreia do mascote da Nintendo no gênero. Com visuais atualizados, o jogo busca ser uma excelente porta de entrada para principiantes devido ao seu sistema de combate que, embora seja por turnos, incentiva a agência do jogador com golpes sincronizados.

A influência de Super Mario RPG é tão grande que até mesmo lançamentos recentes, como Sea of Stars, buscaram inspiração na fórmula para criar um jogo que seja amigável para principiantes. O resultado é um jogo bastante confortável, com uma história divertida e novas cenas que saltam aos olhos pela qualidade das animações.

Super Mario Bros. Wonder

Super Mario Bros. Wonder é considerado o novo ápice da franquia de plataforma 2D da Nintendo. O jogo refina as suas mecânicas de gameplay, com controles muito satisfatórios, e apresenta visuais chamativos que brilham pela qualidade das animações e expressividade dos personagens.

A execução é tão primorosa que quebra as amarras do gênero, que é tachado de simples, e bate de frente com outros grandes lançamentos do ano. Não à toa, o jogo disputou o prêmio de Jogo do Ano pelo The Game Awards e levantou discussões no mínimo acaloradas nas redes sociais.

The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom

A aguardada sequência de Breath of the Wild, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom utiliza a base do primeiro jogo para expandir seu mundo e mecânicas, agora com a possibilidade de manipular e fundir objetos livremente para criar mecanismos. A liberdade é a tônica das novas mecânicas, com novas possibilidades sendo descobertas todos os dias pela comunidade.

O jogo também melhora a narrativa, que era uma das críticas ao título anterior. Após encontrar uma entidade selada nas profundezas de Hyrule, Link e Zelda acabam envolvidos em um novo conflito contra Ganondorf. Os jogadores também podem explorar os céus e até mesmo o subterrâneo em um mundo muito maior que o do título anterior, que promete render até centenas de horas de gameplay.

O que achou da seleção? Quais foram os seus jogos favoritos de Nintendo Switch de 2023? Não deixe de compartilhar conosco nas redes sociais do Voxel, incluindo o Twitter, Instagram e YouTube!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.