DOOM completa 30 anos! Veja 5 curiosidades sobre o game

4 min de leitura
Imagem de: DOOM completa 30 anos! Veja 5 curiosidades sobre o game
Imagem: Steam
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

DOOM é de longe um dos jogos de tiro em primeira pessoa mais famosos de todos os tempos. E neste último domingo (10) o game completou 30 anos desde que foi lançado pela primeira vez, já que ganhou versões para praticamente todos os videogames, e até mesmo outros aparelhos, como geladeiras e testes de gravidez.

Produzida pela iD Software, a franquia se tornou uma das mais importantes e famosas do mundo dos games. Trazendo bastante violência desde suas origens, a série se tornou referência no gênero FPS, tornando-se um marco na indústria dos games.

E o sucesso perdura até hoje. Além dos títulos clássicos ainda serem lembrados por jogadores nostálgicos, a Bethesda, que é dona da franquia, continua lançando novos jogos da série. DOOM Eternal é o game mais recente da série e pode ser jogado no PC e consoles PlayStation e Xbox, bem como no Nintendo Switch.

Para relembrar o legado de DOOM, confira a seguir cinco curiosidades sobre a icônica franquia!

1. O game que roda até em testes de gravidez

Desde muito tempo, DOOM é usado como "cobaia" para os mais inusitados experimentos que envolvem a instalação do jogo. Para se ter uma ideia, ele já foi instalado em uma geladeira, visor de uma impressora, tela de atendimento de um fast food, e até mesmo um teste de gravidez.

O motivo é o tamanho total do game e a sua pouca exigência gráfica. Com isso, praticamente qualquer aparelho que possui um visor pode reproduzir o jogo na íntegra. Já a sua jogabilidade pode variar, uma vez que em muitos casos é preciso utilizar um teclado ou outro acessório para controlar o personagem e andar pelas fases.

2. Versão cinematográfica foi um fiasco

Em 2005, aproveitando a febre de Hollywood em adaptar games para os cinemas, a Universal Pictures resolveu lançar um longa baseado em DOOM. Para chamar ainda mais a atenção do público, em seu elenco estava o astro Dwayne Johnson, o "The Rock", que naquele momento começava sua trajetória como ator.

O filme Doom lançado em 2005 foi considerado um grande fiascoO filme DOOM lançado em 2005 foi considerado um grande fiascoFonte:  IMDB 

Entretanto, o filme acabou sendo um fiasco por uma série de motivos, desde a péssima atuação de seu elenco, até os efeitos especiais questionáveis. Para completar a tragédia, há um plano sequência, em primeira pessoa, que tenta simular alguns momentos do icônico game.

3. Game ganhou uma nova fase ontem!

Embora DOOM tenha recebido uma série de sequência desde que o seu primeiro título foi lançado, o game original recebe novos conteúdos até hoje. O responsável por isso é John Romero, um dos criadores da franquia que largou a ID Software depois do segundo jogo. Romero é um ícone do mundo dos games, e também é responsável por outros FPS clássicos como Wolfenstein 3D e Quake.

Neste domingo (10) o próprio Romero compartilhou em sua conta do X, antigo Twitter, que disponibilizou gratuitamente uma nova fase para comemorar os 30 anos do game. Chamada de Sigil 2, ela é o segundo complemento lançado por ele onde é possível jogar uma nova campanha, com cenários inéditos, e uma dificuldade ainda mais elevada.

4. Referências a Dungeons & Dragons 

DOOM não é um jogo de RPG, muito pelo contrário, ele traz uma ação frenética, sem elementos de evolução de personagem, ou outras características de jogos do gênero. Entretanto, nem por isso ele não deixa de ter uma relação direta com Dungeons & Dragons, jogo de RPG mais famoso do planeta.

Cacodemon foi criado inspirado em Beholder de D&DCacodemon foi criado inspirado em Beholder de D&DFonte:  Doom Wiki 

Em entrevista para um documentário sobre D&D, Romero afirmou que ele e os outros programadores de DOOM se reuniam para jogar o RPG em momentos de descontração fora do trabalho. Isso os ajudou bastante a desenvolver principalmente a ambientação do jogo. Além disso, uma das criaturas mais icônicas do game, o Cacodemon é inspirado no famoso monstro Beholder, presente no universo de Dungeons & Dragons.

5. Considerado por muitos como o FPS mais importante da história

Por fim, vale lembrar que para muitos jogadores DOOM é a grande referência quando se fala em jogos FPS. Embora ele não seja o "pai" do gênero, título que foi dado para Wolfenstein 3D e que curiosamente foi produzido pela mesma ID Software, ele tem uma importância enorme para o mundo dos videogames.

DOOM Eternal é o jogo mais recente da franquiaDOOM Eternal é o jogo mais recente da franquiaFonte:  Steam 

A maior prova disso é que o jogo possui versões para praticamente todos os consoles. Eles variam desde ports dos primeiros títulos, até versões especiais para um determinado videogame, como aconteceu com DOOM 64 lançado para o Nintendo 64. Isso sem contar nos jogos mais recentes da franquia que, mesmo com o passar dos anos, consegue manter os elementos que consagraram o título, junto com as adaptações para as tecnologias atuais.

Sendo assim, DOOM merece muito e muitos "parabéns", e os votos de sucesso para que seus futuros títulos continuem tendo a mesma pegada de sempre, e aumentando a sua legião de fãs espalhada pelo mundo.

E você, qual a principal curiosidade de DOOM que lhe vem a cabeça? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!

-

Jogo DOOM, Standard Edition

Imagem: Jogo DOOM: Standard Edition, PC
Imagem: Tecmundo Recomenda

Jogo DOOM: Standard Edition, PC

Desenvolvido pela id software, estúdio pioneiro no gênero de tiro em primeira pessoa e criador do multiplayer Deathmatch, DOOM retorna como uma experiência de tiro moderna brutalmente divertida e desafiadora.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.