PlayStation toma processo milionário devido a 'preços abusivos' de jogos; entenda

2 min de leitura
Imagem de: PlayStation toma processo milionário devido a 'preços abusivos' de jogos; entenda
Imagem: Pexels

A fabricante japonesa Sony terá que responder um processo que acusa a empresa de práticas anticompetitivas de mercado na PS Store, a loja digital da plataforma PlayStation. A ação judicial coletiva foi aberta no Reino Unido aida em 2022 e autorizada a seguir adiante por um tribunal de Londres nesta terça-feira (21).

De acordo com a denúncia, que foi aberta originalmente em agosto de 2022, a companhia "abusa de uma posição dominante" no mercado de jogos digitais que a leva a praticar "preços injustos" no serviço online, afetando diretamente os consumidores.

Na prática, esse abuso gera uma cobrança excessiva de valores (ou seja, preços altos demais para jogos e DLCs), em especial por causa da imposição da Sony aos desenvolvedores e distribuidores de uma taxa de 30% sobre toda e qualquer transação, que acaba muitas vezes resultando no aumento dos valores nesses itens.

No fim das contas, os valores alto e com taxas acumuladas seriam uma forma de "enganar o consumidor", impactando negativamente "pessoas em condições financeiras desfavoráveis".

Processo alega que preços da PS Store são altos demais por causa das taxas da Sony.Processo alega que preços da PS Store são altos demais por causa das taxas da Sony.Fonte:  Sony 

Do lado da acusação, o processo é conduzido por Alex Neill, uma especialista em campanhas de defesa do consumidor. A argumentação se baseia em transações realizadas na plataforma entre agosto de 2016 a agosto de 2022 apenas no Reino Unido.

Se for condenada, a fabricante pode ter que pagar cerca de 5 bilhões de libras como indenização — cerca de US$ 8 bilhões ou R$ 39 bilhões em conversão direta de moeda. Essa não é a única ação judicial em andamento baseada em reclamações contra as taxas cobradas por donas de lojas digitais.

O julgamento entre Epic Games e Apple, junto da briga do mesmo estúdio de Fortnite contra a Google, que segue em andamento, também envolvem reclamações sobre esse imposto. Além disso, a desenvolvedora denuncia que donas de lojas digitais oferecem um "tratamento diferenciado", que reduz essa carga tributária interna para alguns parceiros.

O que diz a Sony sobre o caso

Em nota enviada à agência de notícias Reuters, advogados que defenderão a Sony dizem que o caso "tem falhas do começo ao fim" e ainda pode ser descartado antes mesmo de virar um julgamento.

Até o momento, a própria companhia ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Fique de olho no Voxel para não perder mais detalhes sobre o caso!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.