Jogos online: veja como impedir que sua conta seja roubada

2 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Jogos online: veja como impedir que sua conta seja roubada
Imagem: GettyImages

O ambiente de jogos multiplayer online normalmente é de competitividade, diversão e adrenalina. Tudo isso enquanto você disputa partidas emocionantes em títulos como Counter-Strike 2, League of Legends, Free Fire e Fortnite.

Porém, canais de comunicação de jogos, lobbies e redes sociais podem ser também um espaço de atuação de cibercriminosos. Agentes mal intencionados se aproveitam da distração de jogadores para, entre outras práticas, roubar a conta de vítimas.

Em posse de dados como login e senha, criminosos conseguem roubar itens conquistados depois de muito empenho e, talvez, até aplicar outros golpes em mais jogadores. Felizmente, com algumas ações simples listadas a seguir, você se mantém protegido e pode curtir a jogatina de forma tranquila.

Cuidado com links suspeitos

Em momentos de concentração nas partidas, é natural que você perca o foco em outras atividades e acabe clicando em algo sem querer ou sem dar a devida atenção.

Fique atento a endereços postados em salas de bate-papo, redes sociais ou outros espaços que podem levar ao download de malwares. Além disso, é comum a prática do phishing, com sites falsos que imitam uma tela de login só para roubar essas informações do usuário.

Sites que se fingem de outros são portas de entrada para roubo de dados. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Sites que se fingem de outros são portas de entrada para roubo de dados. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Desconfie também de ofertas boas até demais para serem verdadeiras, como lojas suspeitas de jogos, skins ou itens especiais; isso também podem virar golpe financeiro, não apenas de identidade.

Cuide das suas credenciais de acesso

Sua senha deve ser protegida e cuidada como um tesouro valioso em um RPG. Não compartilhe ela com ninguém e troque-a com alguma frequência, em especial se ela já for usada por você em outro serviço.

Além disso, se possível, coloque uma camada de proteção adicional no login, como uma chave de acesso ou a autenticação em dois fatores por um aplicativo no seu celular.

Proteja a sua senha e troque ela com frequência. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Proteja a sua senha e troque ela com frequência. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Tome cuidado até com o que você fala nas transmissões: detalhes sobre sua vida privada podem servir para golpes de engenharia social ou até para tentar adivinhar o seu código de acesso.

Evite redes Wi-Fi públicas

Ao entrar na internet para iniciar um jogo online, a escolha da rede é essencial para você garantir mais proteção contra hackers.

Conecte-se preferencialmente em uma internet privada, como a da sua casa ou de pessoas de confiança. Em último caso, como no Wi-Fi de um estabelecimento como um restaurante, por exemplo, é recomendável usar uma VPN para mascarar a sua identidade digital e reduzir as chances de ser rastreado por criminosos.

Mantenha sua proteção digital em dia

Adotar uma solução de segurança digital que mantenha sua conta protegida é essencial para não virar vítima desse tipo de prática criminosa. E a Kaspersky tem soluções que resolvem cada um dos pontos citados acima, fortalecendo o seu arsenal de medidas de cibersegurança.

A Kaspersky VPN Secure Connection é uma rede privada digital que permite a navegação ou jogatina de forma anônima sem a perda de velocidade e com conexão estável. Já o Kaspersky Password Manager armazena suas senhas, facilita o login e ajuda a criar códigos exclusivos e difíceis de serem adivinhados.

Isso sem contar o antivírus em tempo real, que monitora o dispositivo contra malwares e tem uma proteção para pagamentos online. Conheça aqui os planos disponíveis e escolha aquele que se encaixa melhor a sua rotina digital. O ambiente de jogos online pode ter seus riscos, mas com a devida proteção você consegue aproveitar o game sem dores de cabeça.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.