Switch com defeito de fabricação? Console da Nintendo apresenta problemas na tela

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Imagem: Reprodução/Facebook

No último final de semana, viralizaram nas redes sociais reclamações de donos de Nintendo Switch acerca de um suposto problema crônico na tela. A falha atingiria especificamente o modelo conhecido como V2 do console, que estaria sendo afetado com marcas de pixels no visor.

O assunto foi viralizado basicamente por duas fontes: os produtores de conteúdo Diego Leonardo (o Digplay) e Rodrigo Coelho (Coelho no Japão). Eles produziram vídeos sobre o tema dizendo, inclusive, para que as pessoas optem pelo modelo Oled ao invés do V2.

Nas publicações, há diversos usuários que confirmam o suposto defeito crônico no console híbrido. Confira, abaixo, capturas de tela com reclamações sobre o assunto:

E não foi só no X (antigo Twitter) que muita gente tem conversado sobre isso. Em grupos de discussão do Nintendo Switch no Facebook há publicações de meses atrás onde o tópico é exatamente o mesmo.

Os donos dos video games comentam, inclusive, que tiveram problemas em outras versões do Switch, como o modelo V1 e o Lite.

Casos de Switch com defeito na tela explodiram nos últimos meses

O Voxel conversou com representantes de duas assistências técnicas para verificar o escopo do problema com o console. O primeiro profissional, que preferiu não se identificar, confessou que houve um aumento no número de consertos de tela do Switch V2.

Douglas Dionísio, CEO da assistência técnica Fixtech, foi além e contou que o número de atendimentos de consoles com problema na tela explodiu nos últimos meses. “O negócio está ficando bem sério”, argumentou em entrevista ao Voxel.

De acordo com ele, estão chegando de 3 a 5 aparelhos por semana na empresa, todos com o mesmo problema no display. A título de comparação, Dionísio lembrou que no começo do ano e nos anos anteriores a empresa recebia um Switch com defeito de tela a cada seis meses.

“Este defeito específico nós nunca tínhamos atendido antes de 2023. No começo do ano começou a pingar algumas situações, até que nos últimos 3 ou 4 meses a situação cresceu muito. Ele é um defeito que começa com uma barra na vertical no display do console e depois pode evoluir para um defeito na horizontal”, disse.

Por causa dos inúmeros casos, o dono da assistência técnica contou que foi preciso aumentar as encomendas de displays para o console, que são importados da China.

Como consertar o problema na tela do Switch?

O CEO  da Fixtech pontuou que o problema na tela do Switch não é complexo de se arrumar, mas que exige cuidado. Basicamente é preciso retirar a tela de acrílico da camada superior do Switch (que é responsável pelo touchscreen) e depois desmontar todo o aparelho.

“Precisa deste trabalho para retirar o display com segurança. Depois de colocada a tela nova, já que é preciso trocar mesmo, a gente precisa tomar cuidado em alinhar corretamente o acrílico do touchscreen para acabar não aumentando o valor da operação”, explicou Douglas Dionisio.

Várias peças do Switch são fabricadas pela própria Nintendo, o que não é o caso da tela. Os displays são fabricados por terceirizadas e são vendidos em um formato padrão.

Dionísio afirmou que os casos em que os consoles estão fora do período de garantia, o conserto custa cerca de R$ 600. Se o video game estiver no período de garantia não é cobrado nenhum valor pela alteração do display.

O Nintendo Switch V2 está com problema de fábrica?

Pela suposta recorrência e pela quantidade de relatos, os produtores de conteúdo que falaram sobre o tema e os próprios donos do Switch estão sugerindo que os consoles podem estar com um defeito de fábrica. Contudo, ainda não é possível afirmar que existe tal defeito de fabricação ou que algum lote do Switch V2 está com problema.

O CEO da Fixtech entrevistado pelo Voxel argumentou inclusive não acreditar que o Switch V2 esteja com defeito de fábrica. “Quando um aparelho eletrônico tem problema de fabricação, a questão aparece logo nos primeiros dias, não demora anos como tem acontecido com o produto da Nintendo”, justificou.

O que Douglas Dionisio defendeu é que pode haver um erro de engenharia que não previu um acúmulo de dois fatores específicos.

“Eu tenho visto estes problemas na tela muito associados a dois contextos. Então são várias as pessoas que jogam com o console no dock por muitas horas e com o calor que tem feito em várias regiões do país, pode acabar contribuindo para o surgimento da falha. Além disso, vários consoles estão sem manutenção preventiva e chegam até nós com muita poeira”, revelou.

O CEO da Fixtech afirmou que o “surto” o pegou de surpresa e que por isso tem pesquisado sobre o assunto. Ele diz que chegou a ver relatos de jogadores de outros países que também estão passando por períodos de altas temperaturas.

E outro detalhe citado por ele é que além do modelo V2, em uma proporção muito menor também estão chegando aparelhos defeituosos do modelo Lite. “O Oled eu não vi nenhum caso até agora. O que não é garantia que não vai ocorrer daqui um ano ou mais”, salientou.

O que a pessoa deve fazer se o Switch der defeito na tela?

Para quem estiver passando pelo problema na tela do Switch, é importante explicar que todos os consoles comprados oficialmente no Brasil contam com 1 ano de garantia. No caso dos joycons, a garantia é de 3 meses, sendo que em casos de drift a troca é realizada independente do tempo em que o defeito apareceu.

A Nintendo possui no Brasil um centro de serviço autorizado que é a Deal4b Soluções em Tecnologia, que atende o país inteiro. Além do conserto, a empresa vende acessórios de substituição para o Nintendo Switch.

Dentre as regras para aproveitar a garantia, o dono do aparelho precisa apresentar a Nota Fiscal de compra e Certificado de Garantia preenchido. Não são aceitos para conserto gratuito produtos com número de série alterado ou retirado, com modificações não autorizadas e com danos causados por “operação imprópria”, por exemplo.

Confira, abaixo, as informações de contato da assistência técnica oficial da Big-N:

O que diz a Nintendo?

O Voxel entrou em contato com a Nintendo para questionar se há algum tipo de defeito de fabricação com o modelo V2 do Switch. A empresa também foi questionada sobre os relatos de usuários e a percepção de que os problemas na tela do video game aumentaram nos últimos meses.

Até o fechamento do texto, porém, a marca ainda não havia se pronunciado. A matéria será atualizada quando a empresa enviar um comunicado sobre a história.

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