Call Of Duty Modern Warfare 3 foi criado às pressas, mas estúdio está feliz

3 min de leitura
Imagem de: Call Of Duty Modern Warfare 3 foi criado às pressas, mas estúdio está feliz
Imagem: Call of Duty

Call of Duty: Modern Warfare 3 foi lançado de nesta sexta-feira (10), dando a chance de conferir a continuação da saga de Força Tarefa 141. Porém, essa campanha já vem sendo considerada por muitos uma das piores da franquia, e aparentemente há um motivo para isso: pressa no desenvolvimento.

Falando ao site Bloomberg, mais de uma dúzia de desenvolvedores que trabalharam no projeto relataram que ele teve que ser feito em tempo recorde. Anteriormente, o plano era que esse game fosse disponibilizado como uma espécie de expansão para o Call of Duty: Modern Warfare 2, lançado no último ano, mas os planos foram alterados de uma hora para outra.

Ainda nas palavras dos desenvolvedores, o time da Sledgehammer Games foi informado de que o projeto passaria a ser um título completo da franquia no meio desse processo, com direito à campanha e tudo mais. E foi aí que aparentemente o problema todo começou.

Desenvolvimento recorde

Os relatos ouvidos pelo Bloomberg dão conta de que, após o comunicado, o título lançado este ano foi desenvolvido em 16 meses, o que daria um prazo inferior a um ano e meio. Por conta disso, os profissionais acabaram sofrendo crunch e precisaram trabalhar até tarde da noite, além de fins de semana, para conseguir cumprir esse prazo.

Vale lembrar que a própria Sledgehammer Games havia passado por isso anteriormente com a produção de Call of Duty: Vanguard. Lançado em 2021, o título teve um prazo de desenvolvimento muito parecido com o de Modern Warfare 3 e também foi bastante criticado, deixando a promessa de que nunca mais fariam algo parecido. Porém, não foi o que aconteceu.

Outro ponto mencionado pelos desenvolvedores é que todo conteúdo criado por eles precisava passar pela aprovação dos times da Activision e da Infinity Ward. E, como já é de se imaginar, esse vai e vem acabou resultando em várias mudanças no que estava planejado.

Ao site Bloomberg, um representante da Activision disse que essa história não é real, além de negar que o game começou como uma expansão. Já Aaron Halon, chefe da Sledgehammer, comentou que o fato de MW3 permitir carregar armas e outros conteúdos de Modern Warfare 2 pode ter confundindo alguns desenvolvedores.

Orgulho do projeto

Em uma mensagem publicada no X/Twitter, o próprio Halon disse que estava orgulhoso do trabalho alcançado com Call of Duty: Modern Warfare 3. Ele ressalta ainda que a comunidade foi ouvida neste game com a adição de elementos como o sistema de Carry Forward, permitindo carregar itens do game anterior para este.

Confira a comunicado na íntegra a seguir:

O chefe do estúdio esclarece o caso, explicando que está feliz com o conteúdo já lançado, e que ainda chegará para o título. Ele afirma: "Em nome do time talentoso da Sledgehammer Games e nossos estúdios parceiros que ajudaram a produção, essa foi uma jornada de amor que resultou na primeira sequência direta na história de Call of Duty," explica, "Estamos ansiosos para ver o que a comunidade vai achar de tudo que o título pode oferece na campanha, multiplayer e modo Zombies."

Halon continua a defesa: "desde o início da produção, estávamos focados em criar um Call of Duty sem precedentes," ele contextualiza, explicando que o estúdio ouviu o desejo dos fãs em continuar jogando na mesma franquia. O desenvolvedor justifica: "E foi isso que entregamos: a primeira sequência verdadeira na história da franquia," citando o sistema Carry Forward, que permite levar armas entre os jogos, como um reconhecimento ao investimento dos fãs.

Ele acrescenta que está orgulhoso do time: "Estamos trabalhando duro para entregar essa versão que ficou anos em produção," afirma, animado: "Qualquer coisa que for dita contrária a isso simplesmente não é verdade — esse é o nosso jogo, e mal podemos esperar para jogar online com vocês," conclui o chefe da Sledgehammer Games.

E você, já conferiu Call of Duty: Modern Warfare 3? Acredita que ele de fato parece ter sido desenvolvido às pressas? Compartilhe a sua opinião com os demais leitores do Voxel utilizando as nossas redes sociais.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.