EA Sports WRC traz realismo de ponta, mas afasta novatos - review

8 min de leitura
Imagem de: EA Sports WRC traz realismo de ponta, mas afasta novatos - review
Imagem: EA Sports

EA Sports WRC é a nova empreitada da EA Sports, em emplacar um jogo oficial de uma famosa competição do automobilismo mundial. Dessa vez o foco é campeonato mundial de rali, onde jogadores podem assumir o controle de carros famosos, em busca do título de maior piloto do mundo na categoria.

Para isso, a empresa contará com a experiência da Codemasters, que entre seus cases de sucesso está justamente a franquia DiRT de corridas de rali. Mas será que a mudança, de uma pegada mais divertida e com elemento de arcade, para um game mais focado no realismo será eficiente? Confira o review completo!

Alto nível de simulação

Antes de mais nada, é preciso dizer que as competições de rali são provas automobilísticas muito diferentes das tradicionais. Seja pela forma com que elas são disputadas, com um competidor por vez e em um traçado com início e fim, sem voltas, até as suas regras que incluem um sistema de penalização ao longo do percurso.

Game agrada os jogadores mais experientesGame agrada os jogadores mais experientesFonte:  Reprodução / Voxel 

Dito isso, dentro dos fãs de jogos de corrida, há um nicho muito pequeno daqueles que optam pelos jogos de rali. E é justamente para esse público que EA Sports WRC cai como uma luva, e onde me arrisco a dizer que é, de longe, o melhor simulador da categoria já desenvolvido.

Esse realismo começa logo nos primeiros momentos no controle do seu veículo, seja na introdução do Modo Carreira, como disputando uma prova de exibição. O controle do carro é algo completamente diferente em comparação aos principais títulos de corrida, como Forza Motorsport e Gran Turismo 7. Ou seja, em EA Sports WRC é preciso se adaptar a tudo aquilo que a modalidade exige.

Por exemplo, é preciso se acostumar a volta e meia ter que usar a segunda marcha do seu carro para subidas bem íngremes, o que torna quase obrigatório o uso do câmbio manual. Outro elemento comum é o freio de mão, que precisa obrigatoriamente ser acionado em boa parte das provas, principalmente nas curvas mais fechadas, popularmente conhecidas como cotovelos.

É preciso ter que se adaptar às regras das competiçõesÉ preciso ter que se adaptar às regras das competiçõesFonte:  Reprodução / Voxel 

Esses recursos não são comuns ao jogos do gênero, e mesmo com uma larga experiência em jogos de corrida, confesso que foi muito difícil me acostumar com tudo isso. E por mais que o game tenha uma série de opções automáticas para ajudar na pilotagem, como controle de tração e frenagem, ainda sim é muito complexo pilotar essas máquinas.

Se não bastasse, todos os circuitos são extremamente limitados em relação ao tamanho das pistas. A todo momento você é levado ao limite, atingindo altas velocidades a poucos centímetros de desfiladeiros, muros, e até mesmo espectadores, onde qualquer deslize pode prejudicar seu tempo ou toda a prova. Isso porque os danos que o seu carro sofre também são bem rigorosos, fazendo com que pneus e outras peças quebrem facilmente com uma batida, assim como na vida real.

Em cima de tudo isso, há duas conclusões: a primeira é que os poucos acostumados com a modalidade, mesmo experientes em jogos de corrida, irão sofrer para se adaptar ao alto nível de realismo da categoria, que foge bastante do padrão. Já os experientes em “ralis virtuais”, terão pela frente um simulador de altíssimo nível, que tem tudo para ser o ponto inicial de uma franquia que reinará por muito tempo.

O jogo traz um alto nível de realismo na sua jogabilidadeO jogo traz um alto nível de realismo na sua jogabilidadeFonte:  Reprodução / Voxel 

Difícil para novatos

Depois de tudo que foi dito anteriormente, posso afirmar que o jogo não é nem um pouco acessível. Tudo bem ele ser altamente real, eu até vejo isso como um ponto muito positivo, mas ainda sim todos os games, independentes do seu gênero, precisam ter elementos que permitam que mesmo aqueles que não possuem muitas habilidades, possam se divertir também.

E nesse ponto EA Sports WRC é cruel. A começar pela ausência de tutoriais para explicar não apenas elementos que fazem a jogabilidade ser tão única na categoria, mas também as regras que são aplicadas nas provas. Por exemplo, em algumas competições, é preciso respeitar o limite de velocidade, o que acarreta em duras penalizações caso você acelere ou ultrapasse-o, algo um tanto incomum e raro em corridas normais.

Mesmo que você aumente até o máximo as assistências de pilotagem, ainda sim é muito complexo dirigir nos percursos do jogo. Assim como mesmo colocando um nível baixíssimo da Inteligência Artificial dos adversários, ganhar uma prova ou chegar entre os cinco primeiros é algo raro de acontecer.

EA Sports WRC traz uma jogabilidade bem complexaEA Sports WRC traz uma jogabilidade bem complexaFonte:  Reprodução / Voxel 

Para completar, o jogo não conta com o idioma em português, dessa forma, é preciso entender pelo menos tudo o que seu co-piloto diz para você. Isso porque, para quem não sabe, eles são responsáveis por olhar o percurso e alertar para os tipos de curvas e obstáculos pela frente, justamente para não tirar a atenção do piloto. Pela ausência do nosso idioma, aqueles que não entendem inglês, ou outras línguas, precisarão olhar a todo momento para os elementos gráficos na tela, o que atrapalha demais a atenção e, consequentemente, a sua pilotagem.

Dessa forma, mesmo que EA Sports WRC venha para agradar um nicho muito pequeno de jogadores, fica um sentimento de exclusão para aqueles que não são adeptos, ou até mesmo que querem crescer e aprender como pilotar em provas de rali. O jeito é recorrer a outros jogos do gênero, muito mais acessíveis, para começar a sua caminhada como piloto virtual neste tipo de competição.

Visual realista, mas com problemas de desempenho

O review foi produzido em uma versão de EA Sports WRC para PS5. Confesso que fiquei surpreso com o alto nível de realismo do visual do jogo, mesmo na versão para consoles e no Modo Desempenho, que prioriza os frames do game, diminuindo a qualidade visual para evitar quedas de rendimento.

Game traz visual impressionanteGame traz visual impressionanteFonte:  Reprodução / Voxel 

Os mais de 70 veículos, entre carros atuais e outros modelos mais antigos de décadas passadas, são fielmente reproduzidos. É possível personalizar todos eles, aplicando cores e adesivos por toda a lataria, e até mesmo nos vidros. Entretanto, não há o famoso sistema de compartilhamento de design, que ficou famoso no gênero e está presente em praticamente todos os jogos de corrida atualmente.

Mas o que me impressionou mesmo foram os detalhes para compor a ambientação do jogo. EA Sports WRC conta com mais de quinze locais para a realização das provas, e que incluem diferentes tipos de relevo e condições climáticas. Por exemplo, é possível disputar provas em meio às montanhas desérticas do Chile, ou correr nas estradas congeladas da Suécia, em pleno inverno rigoroso. Isso cria um dinamismo ao game, fazendo com que seja necessário se adaptar a cada tipo de ambiente, uma vez que eles também afetam diretamente na jogabilidade.

Entretanto, pelo menos no período antes do lançamento, houve uma série de problemas em relação ao desempenho do jogo. O que mais me incomodou foram constantes lentidões durante as provas, ao ponto de prejudicar o meu rendimento em muitas competições. Isso sem falar em momentos onde o cenário demorou para renderizar. Resta saber se haverá um patch para corrigir tudo isso.

Apesar do visual impressionante, o jogo traz problemas de desempenhoApesar do visual impressionante, o jogo traz problemas de desempenhoFonte:  Reprodução / Voxel 

Seguindo a carreira de piloto rumo ao topo

EA Sports WRC conta com uma boa variedade de modos de jogo, onde o principal deles é o Carreira. Nele, você inicia a sua jornada como um piloto novato nas principais categorias mundiais de rally, como a Junior WRC, WRC e WRC 2. Elas possuem um nível gradual de dificuldade, tanto de pilotos adversários como também de traçados, sendo os primeiros curtos e simples, e os principais longos e altamente desafiadores.

No modo também é possível criar a sua equipe, com um nome próprio e até mesmo criando um logo para ela. E assim como em outros jogos do gênero, EA Sports WRC adota um sistema onde é preciso comprar um determinado veículo para ingressar em uma competição, fazendo com que a sua garagem seja cada vez mais ampla. O curioso é que você pode criar uma espécie de dívida para comprar veículos caso não tenha grana suficiente, e à medida que você vai fazendo grana com premiações, a conta negativa vai sendo recomposta.

O Modo Carreira é um dos diversos modos de jogo disponíveis em EA Sports WRCO Modo Carreira é um dos diversos modos de jogo disponíveis em EA Sports WRCFonte:  Reprodução / Voxel 

Além disso, durante a sua jornada como piloto profissional, você assina contratos com equipes e empresas. Neles, é preciso completar objetivos, como alcançar uma determinada posição no campeonato, etc. E conforme você vai progredindo, contratos mais robustos são apresentados para você e seus companheiros, já que ao longo da jornada você adquire desde copilotos experientes, até mecânicos que farão milagres com seu carro.

Já os outros modos de EA Sports WRC variam entre os comuns ao gênero, como corridas simples, contra o relógio e torneios personalizados, até outros bem interessantes. Entre eles, há um que atua como uma espécie de escola onde é preciso cumprir objetivos dos mais simples aos mais completos, ao longo de um percurso. E por fim, há o Moments que, como o nome sugere, você deve recriar momentos icônicos da história da competição, e que é um prato cheio para os fãs dos torneios oficiais.

Modo Moments permite reviver momentos icônicos da história do WRCModo Moments permite reviver momentos icônicos da história do WRCFonte:  Reprodução / Voxel 

Vale a pena?

Se você é um jogador experiente e, principalmente, um apaixonado por jogos de rali, EA Sports WRC é o melhor game já desenvolvido para a categoria. O alto nível de realismo, tanto na jogabilidade quanto na parte visual, impressionam e deixam a sensação de esse ser só o início de uma franquia promissora.

EA Sports WRC peca em ser complexo demais para os novatorEA Sports WRC peca em ser complexo demais para os novatorFonte:  Reprodução / Voxel 

Já os pouco experientes podem se sentir excluídos com o alto nível de dificuldade do jogo, seja para pilotar os carros, como para conquistar vitórias em meio a adversários tão competitivos. Para completar, não há tutoriais ou elementos que facilitem a vida desses jogadores, assim como o idioma português que ficou de fora.

Nota final: 83

Pontos positivos (prós):

- Alto nível de simulação;

- Visual impressionante;

- Variedade de carros e provas;

- Personalização ampla dos veículos;

Pontos negativos (contras):

- Jogabilidade nada acessível;

- Ausência de tutoriais para novatos;

- Bugs de desempenho prejudicam bastante;

- Sem o idioma português.

EA Sports WRC já está disponível no PC, PS5 e Xbox Series S e X. Uma cópia para análise no console da Sony foi cedida pela Eletronic Arts Brasil.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.