Forza Motorsport impressiona em realismo, jogabilidade e visual - Review

9 min de leitura
Imagem de: Forza Motorsport impressiona em realismo, jogabilidade e visual - Review
Imagem: Xbox

Forza Motorsport é o novo game da famosa franquia de corrida, que opta por uma grande reformulação em seu título mais recente. Seja pelo nome, que resolveu abolir o que deveria ser o número oito, como também por diversos elementos dentro do seu simulador.

Mas será que tantas mudanças mantém o game como uma referência no gênero, principalmente no quesito realismo? Confira o review completo do game, realizado na versão de PC — o game também está disponível no Xbox Series S e X.

Mais real do que nunca

Antes de tudo, é preciso lembrar que a franquia Forza sempre se dividiu entre duas frentes. Enquanto Horizon era marcado por trazer um enorme mapa de mundo aberto, junto a uma jogabilidade mais arcade, Motorsport sempre focou no realismo, o que fez com que ela batesse de frente com outros simuladores como Gran Turismo.

Forza Motorsport conseguiu ficar ainda mais real do que seus concorrentesForza Motorsport conseguiu ficar ainda mais real do que seus concorrentesFonte:  Reprodução / Voxel 

E mesmo que para muitos o game da produtora Turn 10 Studios já tenha superado o rival da Sony em diversos elementos, como gráficos e diversão, o quesito realismo era um dos mais questionados. Talvez por conta disso, houve um foco maior nessa nova versão, fazendo com que o novo título tenha alcançado o seu ápice.

Forza Motorsport nunca esteve tão real

Ou seja, por mais que em outros capítulos o game já tenha sido bastante elogiado por esse elemento, o novo Forza Motorsport nunca esteve tão real. E a vantagem de contar com uma nova arquitetura de hardware da atual geração ajudou muito.

Sendo assim, é possível afirmar com clareza que, hoje, Forza Motorsport figura como o jogo de corrida mais real já desenvolvido para consoles e PC. E você vai entender em detalhes os motivos.

Carros mais reais e evoluções constantes

A primeira coisa a se notar em Forza Motorsport é o quanto o controle dos carros ficou ainda mais real. Logo de cara, você é apresentado a três provas com diferentes tipos de veículos. Proposital ou não, é evidente o quanto cada um deles se diferencia no quesito pilotagem, seja pela divergência de velocidade, estabilidade nas curvas, e outros fatores.

Não é somente o visual dos carros que ficou ainda mais real em Forza MotorsportNão é somente o visual dos carros que ficou ainda mais real em Forza MotorsportFonte:  Reprodução / Voxel 

E por incrível que pareça, isso fica nítido até mesmo em carros da mesma categoria. Por exemplo, logo no primeiro torneio, você precisa escolher entre três veículos distintos. Na primeira vez, escolhi um Ford Mustang, cujo desempenho nas curvas era bem complexo, principalmente por derrapar demais. Mas em compensação nas retas o rendimento dele era muito maior.

Já na outra vez que joguei o mesmo torneio, optei por um Honda Civic e o desempenho era o oposto. Enquanto o mesmo se mostrava macio e estável na hora de contornar as curvas, ele sofria com a baixa aceleração em retas, o que chegou a me custar muitas posições durante as provas.

É possível mexer em praticamente todos os componentes do seu carro para modificar a performance durante as provasÉ possível mexer em praticamente todos os componentes do seu carro para modificar a performance durante as provasFonte:  Reprodução / Voxel 

Para amenizar esse sofrimento, o jogo conta com um sistema de evolução dos seus carros. Ele funciona da seguinte forma: a cada prova vencida ou completada, você ganha uma série de peças para fazer um upgrade no seu veículo. Sendo assim, você pode escolher qual desses componentes usar, ou utilizar a evolução automática, onde o próprio jogo separa as melhores peças para "tunnar" o seu carro.

Isso faz com que seja recompensador utilizar os mesmo veículos para diferentes tipos de competições. Isso é claro quando elas permitem, já que há uma grande restrição nos primeiros torneios do jogo, o que obriga o jogador a adquirir sempre um novo carro para evoluir no Modo Carreira.

Provas e adversários mais reais

Pegando um gancho sobre as competições, elas também se tornaram mais reais. Isso porque estão com mais cara de corridas de verdade, do que "rachões" em outras versões. A começar pela obrigatoriedade de fazer algumas voltas no Modo Treino antes de começar a prova. Eu particularmente achei um tanto desnecessário, já que nem mesmo contam como uma qualificação para a prova, e você mesmo pode escolher o lugar que vai largar e sofrer com penalidades, ou ganhar bônus, por isso.

É possível escolher onde quer largar em uma corrida, mas sofrer com as consequências deste posicionamentoÉ possível escolher onde quer largar em uma corrida, mas sofrer com as consequências deste posicionamentoFonte:  Reprodução / Voxel 

Para ser mais explícito, você tem total liberdade para posicionar seu carro em qualquer lugar do grid. Entretanto, a posição interfere nos bônus da corrida. Por exemplo, caso opte por largar em primeiro, a sua vitória não vai render tantos pontos como se você optar por largar em último e vencer a prova. Além disso, a dificuldade dos oponentes também interfere, sendo assim, quanto mais competitivos, mais pontos para seu nível de pilotagem.

Pontos esses que você ganha em várias tarefas do cotidiano da corrida, como ultrapassar adversários, fazer o tempo mais rápido da pista, entre outros. Em contrapartida, as corridas estão mais punitivas que antes, penalizando você pelo seu comportamento na prova. Por exemplo, caso você bata propositalmente em um adversário, ou corte um caminho para se beneficiar, você é penalizado com um tempo. Dessa forma, é preciso vencer a corrida e ter tempo suficiente para superar a punição e se manter na frente.

Já os adversários, também estão mais reais. Eles contam com uma competitividade bem apurada, ao ponto de dificultarem a sua vida a todo momento, e até mesmo travarem batalhas entre eles, com direito a muitas batidas e saídas de pista. Entretanto, você pode reduzir essa dificuldade, tornando-os mais lentos. Mas isso também acarreta em menos pontos no final das provas.

Seus oponentes não entregam a posição tão facilmente em Forza MotorsportSeus oponentes não entregam a posição tão facilmente em Forza MotorsportFonte:  Reprodução / Voxel 

Visual que impressiona pelo realismo

O quesito no qual Forza Motorsport sempre se manteve no topo foi o visual. Desde a era Xbox 360 o jogo de corrida exclusivo da Microsoft deixa seus concorrentes para trás em relação ao visual do game, tanto na reprodução dos carros das principais montadoras do planeta, como na ambientação dentro e fora da pista. E a sua nova versão, que usufrui de um hardware ainda mais potente e que permite evoluir esse quesito, impressiona justamente pelo realismo visual. Logo nas primeiras provas é impossível não se impressionar com tudo que o jogo reproduz no mais alto grau de fidelidade.

Nos carros, há a presença de elementos bem específicos de cada um deles, como o formato do retrovisor, detalhes do painel interno, e curvas no acabamento da lataria. Lataria essa que também mantém o realismo diante de pancadas e colisões, desde um simples arranhão na pintura, até um amassado que só um bom “Martelinho de Ouro” conseguiria corrigir.

Os danos que os carros sofrem no jogo também chama atenção pelo realismoOs danos que os carros sofrem no jogo também chama atenção pelo realismoFonte:  Reprodução / Voxel 

E nessa questão vale destacar também o som, que dá até mesmo uma certa agonia, principalmente em carros lado a lado, com o barulho de arranhão bem definido, que arrepia só de imaginar se fosse com o seu veículo de verdade. E ainda sobre o som, se há uma discrepância na condução dos carros, há o mesmo no som dos motores, seja do que você está pilotando, como no dos oponentes ao serem ultrapassados. Um alto grau de fidelidade que merece aplausos.

Forza Motorsport capricha no som e visual.

Voltando ao visual, a ambientação das pistas também se mantém altíssima. O jogo conta com pouco mais de 20 pistas reais, que incluem circuitos famosos, como Suzuka, Spa-Francorchamps e Indianápolis, cada um com diversas variedade de traçados. Confesso que achei o número baixo, e senti falta, principalmente, da pista do Rio de Janeiro que, embora totalmente fora da realidade, fazia uma série de referências a cidade.

Para ampliar esse realismo, Forza Motorsport incluiu alguns elementos característicos dessas provas, desde prédios no entorno do circuito, até arquibancadas e suas respectivas cores distintas. Também notei uma ausência maior de "pessoas" no entorno do circuito, justamente para preservar o ar de realismo, já que elas sempre chamaram atenção por serem altamente irreais.

Elementos originais de circuitos tradicionais foram mantidos para manter o alto grau de realismoElementos originais de circuitos tradicionais foram mantidos para manter o alto grau de realismoFonte:  Reprodução / Voxel 

Também é possível notar as pistas mais finas, principalmente em algumas retas. Por mais que isso seja estranho no começo, com o passar do tempo, achei um elemento a mais para ampliar a competitividade, principalmente com a questão das penalidades citadas anteriormente.

Já o ray tracing ajuda a ampliar o nível de realismo com reflexos de seus oponentes no espelho do carro, e um sistema de sombra e luz de tirar o chapéu. Esse por sua vez é tão realista que chega a irritar em certos momentos, onde é preciso correr com a cara para o sol, enxergando muito pouco da pista. O mesmo vale para os efeitos de chuva que, mesmo não atuando drasticamente na jogabilidade, tornam poças, gotas de água e outros elementos gráficos muito bonitos de serem vistos.

Para completar, apenas uma nota um tanto curiosa no jogo. Forza Motorsport conta com a tradicional festa do pódio depois da corrida. Ela poderia ser um elemento a mais, e até mesmo satisfatório para quem vence a prova depois de batalhar muito na pista. Só que essa mesma conta com pilotos de capacete, algo que não acontece em nenhuma competição do mundo. Bastaria importar os personagens da franquia Horizon que tudo ficaria mais bonito. Aliás, não somente eles, mas todo o sistema de personalização de pilotos que é bem limitado na nova versão.

Os efeitos climáticas também se mostram bem reais no jogoOs efeitos climáticas também se mostram bem reais no jogoFonte:  Reprodução / Voxel 

Modos de jogo limitados

O grande deslize do game fica justamente pela pouca variedade de modos de jogo. Isso porque Forza Motorsport traz um sistema de competições progressivas no seu principal modo, o Carreira. Nele, é preciso ir vencendo torneios para desbloquear outros, e assim seguir a sua vida como piloto profissional. Ou seja, não é possível pular um campeonato, ou escolher outro sem que seja liberado através de conquistas

Além disso, no modo Corrida Livre, também há apenas as corridas tradicionais e as provas contra o tempo, onde você corre sozinho para baixar recordes da pista. Senti falta de algumas modalidades mais divertidas, principalmente no Modo Multiplayer, que conta apenas com eventos periódicos, partidas privadas e provas comuns contra jogadores aleatórios.

Forza Motorsport peca em ampliar o leque de modalidades de provasForza Motorsport peca em ampliar o leque de modalidades de provasFonte:  Reprodução / Voxel 

Problemas e bugs pontuais

Como nem tudo são flores, Forza Motorsport também conta com alguns problemas pontuais. Pelo menos, boa parte deles pode ser solucionada em futuras atualizações como principalmente bugs de performance. Isso porque o jogo, mesmo rodando em um PC robusto, munido de uma GeForce 3080 e um SSD com alta taxa de velocidade, apresentou problemas de renderização, principalmente em suas animações.

Também houve uma queda brusca de frames em determinados pontos de alguns circuitos. Com o mostrador de frames ativados, pude notar quedas que fizeram o jogo rodar a menos de 50fps, quando a sua média era em torno de 80fps a 90fps. O jeito é esperar pela atualização Day One para que tudo seja solucionado.

Foi possível notar alguns problemas de renderização durante o jogoFoi possível notar alguns problemas de renderização durante o jogoFonte:  Reprodução / Voxel 

Vale a pena?

Para os amantes de automobilismo, Forza Motorsport é obrigatório! O jogo é de longe o game mais realista da categoria, seja no quesito visual ou, principalmente, na jogabilidade. A reformulação da franquia caiu como uma luva, e esse tem tudo para ser o primeiro de uma série que continuará no topo por um bom tempo.

Entretanto, é preciso aparar algumas arestas, principalmente no quesito diversão, já que nem todo jogador tem paciência para ficar fazendo treinos antes das provas principais. Além disso, poderia haver mais espaço para elementos de personalização de seu piloto, e também provas menos tradicionais, seja nos torneios ou no Modo Livre.

Nota do Voxel: 93

Pontos positivos (prós):

  • Reformulação da franquia
  • Visual deslumbrante
  • Jogabilidade altamente realista
  • Opções de personalização dos carros
  • Variedade de veículos

Pontos negativos (contras):

  • Alguns bugs de desempenho
  • Personalização de pilotos limitada
  • Necessidade de "treinar" antes das corridas

Forza Motorsport foi cedido pela Microsoft para review no PC, com versões também disponíveis no Xbox Series S e X. O game chega oficialmente em 10 de outubro, estreando diretamente na assinatura Xbox Game Pass, mas o acesso antecipado da versão Premium já começa no dia 5.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.