35 anos de Mega Drive: relembre os 10 melhores jogos do console

7 min de leitura
Imagem de: 35 anos de Mega Drive: relembre os 10 melhores jogos do console
Imagem: Time Extension

Em 29 de outubro de 1988, a Sega lançou seu terceiro console e sucessor do Master System, que revolucionaria a indústria e conquistaria o coração de milhões de jogadores ao redor do mundo. Esse foi o Genesis, mais conhecido aqui no Brasil como Mega Drive.

Sob a icônica campanha "Genesis Does What Nintendon't" ("O Mega Drive faz o que a Nintendo não faz" em português), o console ficou ainda mais popular por ser uma versão que cabia no bolso de muitos pais.

Era uma nova paleta de cores, gráficos aprimorados, velocidade de processamento e uma biblioteca com mais de 900 jogos que fizeram sucesso também no Brasil, graças à parceria com a TecToy, somando mais de 40 milhões de unidades vendidas.

Relembre alguns dos mais queridos títulos que a Sega produziu para o Mega Drive. São jogos que não só fizeram parte da infância de muitos, mas também são lembrados e remasterizados até hoje.

Sonic the Hedgehog 2

Convenhamos, Chemical Plant Zone é a fase detentora da melhor trilha sonora de todo o STH2.Convenhamos, Chemical Plant Zone é a fase detentora da melhor trilha sonora de todo o STH2.Fonte:  Wizard Dojo 

O ouriço azul supersônico se tornou o embaixador, mascote e promotor-mor da Sega e não à toa: ele é um dos personagens mais icônicos dos videogames. O jogo original de 1991 é um clássico absoluto. Um ano depois a Sega conseguiu algo que só anos depois a Sony alcançaria: bater a poderosa Nintendo com o lançamento de Sonic the Hedgehog 2.

Streets of Rage 2

Guardem esse nome: Yuzo Koshiro, o rei das OSTs de games da Sega.Guardem esse nome: Yuzo Koshiro, o rei das OSTs de games da Sega.Fonte:  Classic Reload 

A continuação do clássico beat 'em up é amada por sua ação intensa e trilha sonora memorável feita pelo lendário Yuzo Koshiro. Sugestão: leia a lista ouvindo o som maneiríssimo abaixo:

Streets of Rage 2 é frequentemente considerado o melhor da série, com um gameplay aprimorado e habilidades únicas dos personagens principais.

Golden Axe

Se lembra daquela montaria dragonesca que dava dashs insanos?Se lembra daquela montaria dragonesca que dava dashs insanos?Fonte:  Tecmundo 

O clássico medieval hack and slash é totalmente genial e foi desenvolvido para fliperamas, podendo ainda ser encontrado em alguns arcades pelo mundo. Seja com um bárbaro, uma amazona ou um anão, você deve - ser roubado por gnomos malditos - chegar ao castelo de Death Adder, salvar o rei e a rainha, além de enfrentar hordas de inimigos baseado na pancadaria.

Phantasy Star IV

Considerado por muitos como o RPG que a SEGA revolucionou.Considerado por muitos como o RPG que a SEGA revolucionou.Fonte:  GameHall 

Este é um dos jogos de RPG clássicos mais aclamados para o Mega Drive, com uma narrativa envolvente, gráficos impressionantes e um sistema de batalhas por turno, com foco pesado na exploração de mapas e na interação com NPCs, permitindo controlar vários personagens. Mesmo com as limitações do Mega Drive, os gráficos e a parte sonora eram bastante satisfatórios.

Shinobi III: Return of the Ninja Master

Essa primeira fase, embalada por uma trilha sonora genial marcou nossa infância!Essa primeira fase, embalada por uma trilha sonora genial marcou nossa infância!Fonte:  RetroGameMan 

Esta joia do Mega Drive foi para o console da Sega o que Ninja Gaiden foi para a Nintendo. O título trouxe um gameplay mais fluído, rápido e várias habilidades novas em relação ao ao antecessor “Revenge of Shinobi”, como escalar paredes. Esse foi um dos títulos mais difíceis e colocou muitos jogadores para enfrentar uma das melhores aventuras do ninja Joe Musashi.

Mortal Kombat

O primeiro Mortal Kombat ficou famoso por utilizar atores digitalizados.O primeiro Mortal Kombat ficou famoso por utilizar atores digitalizados.Fonte:  Blog TecToy 

Sangrento, brutal e violento, o primeiro Mortal Kombat foi uma das experiências mais gratificantes da história dos jogos de luta. Para quem tinha o Mega Drive, a Sega lançou a versão "sem cortes", onde todos os Fatalities, golpes e especiais eram fiéis ao arcade. Ou seja: muito sangue.

Ecco the Dolphin

Muitos elogiavam Metroid por fazer você se sentir sozinho e isolado, porém Ecco aumentou isso dez vezes.Muitos elogiavam Metroid por fazer você se sentir sozinho e isolado, porém Ecco aumentou isso dez vezes.Fonte:  AL82 Retrogaming Longplays 

Os jogadores de todo o mundo mergulharam em um oceano repleto de quebra-cabeças. À primeira vista parece inofensivo, mas é um jogo assustador e com uma história bizarra: um golfinho que viaja no tempo para salvar sua família de alienígenas que querem devorar as criaturas do mar.

É desesperador porque golfinhos, apesar de viverem no mar, não conseguem respirar debaixo d'água, então a maior preocupação do jogador é não deixar o bicho morrer afogado, procurando sempre uma brecha de superfície para respirar. E isso enquanto lida com tubarões, criaturas pré-históricas e o último chefão do jogo, que é essa belezinha aqui:

Vortex Queen é a principal vilã de Ecco, ela era a líder de uma espécie alienígena muito poderosa.Vortex Queen é a principal vilã de Ecco, ela era a líder de uma espécie alienígena muito poderosa.Fonte:  Reddit 

Se muitos já detestam fases de água, imagine um jogo onde todas as fases são? É uma prova de resistência para quem sofre de talassofobia!

Super Street Fighter II: The New Challengers

"Aqui a gente tá falando da elite, tá?""Aqui a gente tá falando da elite, tá?"Fonte:  Blog TecToy 

Lançado originalmente nos fliperamas em 1993, "Super Street Fighter II: The New Challengers" chegou às mãos dos donos de um Mega Drive apenas em julho de 1994 com um incrível cartucho de 40 Megabits – o maior jogo oficial lançado para o console.

Em comparação com “Street Fighter II: Special Champion Edition”, lançado um ano antes no 16 Bits da Sega, o título trazia várias e bem-vindas novidades, sendo as principais os quatro novos personagens: Cammy, T. Hawk, Fei-Long

Earthworm Jim

Earthworm Jim foi lançado em 1994 para o Mega Drive e mistura os gêneros plataforma e Run and Gun.Earthworm Jim foi lançado em 1994 para o Mega Drive e mistura os gêneros plataforma e Run and Gun.Fonte:  Polygon 

Título indispensável nessa lista, o jogo da minhoca intergalática com poderes especiais, personagens loucos, animações muito bem renderizadas e tiradas cômicas fez bastante sucesso entre as crianças que tinham um Mega Drive nos anos 90.

Altered Beast

Um dos maiores clássicos do Mega Drive.Um dos maiores clássicos do Mega Drive.Fonte:  Blog TecToy 

Finalmente um dos melhores do Mega Drive, o jogo de ação temático de mitologia grega é lembrado por seu estilo único e transformações do protagonista. Você assume o comando de um guerreiro grego ressuscitado por Zeus, com a missão de resgatar Atena.

O ponto forte de Altered Beast são os power-ups dos inimigos absorvidos durante as fases, fazendo o centurião se transformar numa besta, como sugere o nome do jogo. Ele pode ser um dragão, urso, tigre e lobo dourado. O problema é que nem sempre era possível pegar os power-ups, tornando quase impossível passar de fase.

Menção honrosa!

Claro que sempre tem um ou outro jogo que escapa a lista e merece espaço para ser relembrado:

  • Aladdin: Clássico da infância de muita gente, sua versão de Mega empunhava uma espada e desferia golpes, além dos pulos e arremessos de maçãs.

Este foi um dos melhores exemplos de jogos baseados em filmes.Este foi um dos melhores exemplos de jogos baseados em filmes.Fonte:  Tecmundo 

  • Samurai Shodown: O jogo da SNK chamou atenção pelos gráficos e cores vivas, além de uma ambientação focada na era feudal do Japão e personagens que podiam usar armas durante os duelos.

Diante de Street Fighter e Mortal Kombat em 1993, a SNK fazia com maestria a arte de se atentar aos detalhes.Diante de Street Fighter e Mortal Kombat em 1993, a SNK fazia com maestria a arte de se atentar aos detalhes.Fonte:  New Game Plus 

  • Virtua Racing: Um dos grandes nomes dos jogos de corrida do Mega Drive que, mesmo com problemas de gráficos e travamento, foi indispensável para os amantes de velocidade.

Clássico dos arcades dos anos 1990, ele foi o primeiro título tridimensional da Sega.Clássico dos arcades dos anos 1990, ele foi o primeiro título tridimensional da Sega.Fonte:  GameHall 

  • Out Run: Este provou que não precisava ser um jogo de corrida para ganhar o coração dos fãs de alta velocidade. Seu objetivo era chegar ao seu destino antes que o tempo acabasse: cenários paradisíacos, carrões e trilha sonora estilo Beach Boys tornavam o gameplay uma delícia.

Jogo de corrida de 1986 foi criado por Yu Suzuki e a Sega-AM2 para o mercado de arcades.Jogo de corrida de 1986 foi criado por Yu Suzuki e a Sega-AM2 para o mercado de arcades.Fonte:  Blog TecToy 

  • Moonwalker: O jogo do Michael Jackson embalou com músicas do astro do pop a jogatina de escapar de labirintos, matar gangsters e se transformar em robô para salvar crianças.

Jogo trazia fases baseadas em seus clipes, como o bar de Smooth Criminal, a garagem de Bad e o cemitério de Thriller.Jogo trazia fases baseadas em seus clipes, como o bar de Smooth Criminal, a garagem de Bad e o cemitério de Thriller.Fonte:  Blog TecToy 

  • Comix Zone: Esse é um dos mais diferentes da lista. Todo o gameplay misturava aventura e luta beat 'em up ambientados dentro de uma HQ. Os gráficos são muito bem feitos para a época e traziam o protagonista sendo um cartunista preso em sua própria criação.

Jogo chegou como uma "HQ interativa" do Mega Drive.Jogo chegou como uma "HQ interativa" do Mega Drive.Fonte:  MeioBit 

  • QuackShot: Starring Donald Duck e World of Illusion: Quem não se lembra do jogo de plataforma em que o Pato Donald disparava desentupidores de pia? Já World of Illusion foi outro que colocou Donald e Mickey para serem jogados no modo cooperativo, cada um com jogabilidade diferente.

O objetivo era recuperar um tesouro deixado pelo Tio Patinhas.O objetivo era recuperar um tesouro deixado pelo Tio Patinhas.Fonte:  Retroplayers 

Nestes 35 anos do Mega Drive, não há como não concordar que seus jogos passaram de pais para filhos (quem hoje não vê crianças apaixonadas por Sonic?). O console continua sendo uma prova de que marcou gerações e permanece no coração dos jogadores por muitos e muitos anos.

Espero que você que leu até aqui tenha curtido essa lista feita com muito carinho e nostalgia, até a próxima!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.