Forza Motorsport acelera na acessibilidade! Veja análise

11 min de leitura
Imagem de: Forza Motorsport acelera na acessibilidade! Veja análise
Imagem: https://forza.net/
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Seguindo a já tradicional variação de títulos da franquia de corrida da Microsoft, chegou a hora de sairmos do mundo aberto focado em corridas arcade com subtítulo Horizon e acelerarmos para Forza Motorsport. O jogo de corrida da Microsoft já está disponível no PC e Xbox Series S e X, incluso na assinatura Game Pass.

A presença de funções de acessibilidade aprimoradas e de qualidade não é exatamente uma novidade na franquia. Forza Horizon 5 chegou até a ganhar o prêmio de inovação em acessibilidade no The Game Awards.

Porém, com o novo título nas mãos da Turn 10 Studios, será que as ferramentas de acessibilidade evoluíram? Confia na nossa análise de acessibilidade completa aqui no Voxel!

Eu gostaria de ressaltar que a acessibilidade se aplica de maneira única para cada pessoa. Dito isso, essas são minhas impressões pessoais do jogo como pessoa com baixa visão. Meu objetivo é destacar as opções que estão presentes no game e que deixam o título mais inclusivo.

Essa análise foi feita em uma cópia do jogo para PC fornecida pela equipe de Xbox Brasil.

Interface

Normalmente todo game se inicia apresentando ao jogador sua interface de usuário que se baseia em uma série de menus contendo opções como modos de jogo e principalmente configurações de áreas gerais, como opções gráficas ou mecânicas. Em Forza Motorsport, ao iniciar o jogo, ele já apresenta a possibilidade de direcionar o jogador diretamente para os menus de acessibilidade, assim evitando que seja necessário navegar pela extensa gama de configurações até encontrar a área onde as ferramentas para jogadores com algum tipo de deficiência se encontram.

Descrição da Imagem: Primeira tela do jogo com opções de iniciar e acessibilidadeDescrição da Imagem: Primeira tela do jogo com opções de iniciar e acessibilidadeFonte:  Captura de tela do PC 

Esse tipo de decisão de design de interface de usuário (UI) não é simplesmente por praticidade, pois os menus de acessibilidade são de fácil acesso dentro da tela inicial do jogo. Essa escolha por si só já é uma função de inclusão, pois dá autonomia para o jogador para não necessitar da ajuda de um terceiro para ficar procurando onde ficam as acessibilidades que ele necessita. Isso permite a total independência do usuário que está navegando nos menus, que apresentam 69 diferentes funções de acessibilidade.

Além de ser prática, a interface e bastante customizável e traz um belo conjunto de opções, incluindo:

  • Alterar o tamanho da fonte das letras dos menus;
  • Aumento de contraste da interface, para facilitar a leitura;
  • Ligar ou desligar o plano de fundo que ficam em movimento nos menus (e podem dificultar a leitura ou até mesmo causar enjoo em certos jogadores);

Não é a coisa mais comum do mundo a possibilidade de customizar os menus, e isso é algo que eu sempre critico aqui quando falo de acessibilidade dentro da UI de jogos. Porém, aqui temos ótimas alternativas para visualização da interface, assim facilitando a leitura e o navegar entre os modos de jogo e opções em geral.

Modo Daltônico

Forza Motorsport apresenta uma variedade de filtros para pessoas com algum nível de daltonismo, que se define pela forma que os olhos reconhecem as cores. Os tipos de daltonismo cobertos pelo jogo são protanopia, deuteranopia e tritanopia.

É possível configurar de forma isolada o filtro para ser aplicado dentro do jogo durante as corridas e na interface de usuário, assim dando liberdade ao jogador para escolher em qual situação o filtro será aplicado. A ferramenta funciona muito bem e já é tradicional em vários jogos, e a possibilidade de aplicar o filtro separadamente nos menus e durante gameplay deixa a experiência extremamente customizável.

Descrição da Imagem: Dentro das opções de acessibilidadeDescrição da Imagem: Dentro das opções de acessibilidadeFonte:  Captura de tela do PC 

Legendas

As legendas são utilizadas para demonstrar de forma escrita os principais diálogos dentro do jogo, assim possibilitando a imersão e o acompanhamento da narrativa por pessoas que não tenham o feedback auditivo das falas dentro de uma mídia, ou mesmo a possibilidade de consumir um conteúdo em outro idioma como inglês por exemplo. Dentro do jogo, temos a possibilidade de alterar o tamanho da fonte dos textos das legendas e a opacidade do fundo que as destaca do cenário do jogo.

Descrição da imagem: Comparação do tamanho das legendas sondo a fonte menor da esquerda e a fonte maior a da direitaDescrição da imagem: Comparação do tamanho das legendas sondo a fonte menor da esquerda e a fonte maior a da direitaFonte:  Captura da tela do PC 

Para um jogo de corrida que não possui um modo história, essa gama de alternativas para customizar as legendas já é bem suficientes. No entanto, senti falta da presença de textos alternativos para pessoas com algum nível de deficiência auditiva que demonstram de forma escrita os sons do jogo como o barulho da natureza ou dos motores dos carros e também senti falta de poder trocar as cores das legendas para facilitar a leitura.

O jogo também ligou a marcha ré no que se refere a tradução em língua de sinais, que estava presente no título anterior da franquia. Porém, não é nada grave e, de modo geral, tudo funciona como deveria.

Controles

Os jogos de corrida já são conhecidos por terem remapeamento de botões, pois uma grande variedade de entusiastas do gênero curtem experienciar suas corridas em volantes profissionais e pedais com efeitos de aceleração do carro. Porém, além do uso para maior imersão, o remapeamento de controle é muito útil para jogadores com algum tipo de deficiência motora e possibilitam o uso de controles alternativos customizados para PC ou até mesmo no Xbox Adaptive Controller.

Em Forza Motorsport, temos remapeamento de controles completo, incluindo predefinições padrão do jogo, caso o usuário não queira customizar tudo na mão. Temos também a possibilidade de automatizar certos processos do jogo como freios, acelerar, direção, controle de tração, controle de estabilidade, câmbio, entrada nos boxes e várias outras. Essas funções podem ser definidas de forma individual e com qual intensidade será aplicada independente desde uma assistência mais moderada até uma mais automatizada.

Descrição da Imagem: Menu de remapeamento de controlesDescrição da Imagem: Menu de remapeamento de controlesFonte:  Captura de tela do PC 

As funções de acessibilidade para pessoas com algum tipo de deficiência motora estão bem completas, como já visto anteriormente na franquia. Se você quiser mais informações sobre esse aspecto do jogo, indico o canal do criador de conteúdo PCD com deficiência motora Fabricio SDW. O cara é apaixonado por jogos de corrida e manja muito da parte de acessibilidade na área de controles para deficiência motora.

Na minha experiência trocando os botões para ver como estava funcionado, eu não tive nenhum problema, mas não tenho lugar de fala dentro da área motora, já que tenho deficiência visual. Portanto, não fica tão claro para mim quando algo não está funcionando exatamente como deveria dentro desse aspecto do jogo.

Blind Assistant

Os assistentes de condução cega, mais conhecidos como blind assistant, se define como um conjunto de ferramentas que possibilita pessoas com baixa visão ou cegas de dirigirem com autonomia os carros em Forza Motorsport. A solução é focada principalmente em transformar informações visuais em sons, como por exemplo o guia de direção que indica, com o áudio do motor, a direção da linha recomendada para o carro se manter na pista.

A ferramenta desloca o barulho do motor da esquerda para a direita, dando uma indicação sonora da posição do carro na pista. Com isso, o som do motor do carro sempre estará na direção que o jogador tem que virar dando uma noção espacial em 3D 360 graus do posicionamento do carro de foram sonora essa função tem mais efetividade com fones de ouvido.

Temos também a navegação de curvas, essa ferramenta indica as curvas que estão por vir em fala, assim o jogador escuta um diálogo falando — "curva para a direita a frente nível 2" por exemplo. Além de indicar o lado da curva, o navegador informa a qual fechada e a mesma com números indo de 1 a 6 sendo os números mais baixos as curvas mais fechadas. A narração de curvas também indica de forma falada quando uma curva é extremamente fechada para que o jogador se prepare para essa volta mais brusca.

Descrição da Imagem: Cena de gameplay corrida com camra dentro do carro mostrando o painelDescrição da Imagem: Cena de gameplay corrida com camra dentro do carro mostrando o painelFonte:  Captura de tela do PC 

E, por fim, temos as sinalizações de curvas por indicadores de áudio como bips que informam o momento para ações, incluindo curvas, tomada de controle da IA, quando desacelerar, limites da pista, indicador de marcha, diminuição de marcha e contra mão. Tendo essas informações todas em áudio, até mesmo um jogador cego tem a chance de aproveitar o game.

Essas funções estão disponíveis tanto nos modos offline quanto online, menos a de desligar colisões que só funciona no modo sem internet. No geral todas as soluções estão lá e funcionam extremamente bem.

A adição do blind assistant é notável e merece destaque, pois ela não limita a experiência do jogador o pegando pela mão e dirigindo por ele. Aqui, o game dá a informação em áudio e o usuário que executa as ações, o que garante autonomia para quem deseja uma gameplay desafiadora e, ao mesmo tempo, acessível.

Online

Como essa ferramenta já é tradicional em jogo online eu não vou me estender muito mas vale a informação, temos função de transformar o bate papo em fala e fala em bate papo. Assim não é necessário ficar lendo o chat do jogo durante as corridas pois o leitor de tela exerce essa função de transformar o texto em diálogo, e o oposto também, pois não é necessário ficar escrevendo o que deseja falar no chat pois com o uso do microfone do jogador é possível transformar o'que é dito em texto assim não sendo necessário ficar escrevendo o que se quer dizer dentro do bate papo do jogo.

Leitor de Tela

O leitor de tela como o nome sugere é um recurso de acessibilidade essencial para pessoas cegas ou com baixa visão poderem experienciar jogos e outros tipos de entretenimento de forma confortável. A ferramenta utiliza um narrador digital com voz sintetizada para ler todos os textos que estão dispostos pelo jogo.

Em Forza Motorsport, temos a implementação das vozes já conhecidas da comunidade de jogadores com algum tipo de deficiência visual, a Microsoft Maria e o Microsoft Daniel, figurinhas carimbadas em jogos para PC como Diablo 4 e Hogwarts Legacy. O narrador escolhido para Forza Motorsport é o leitor de tela padrão do Windows e, por isso, para vários jogadores ele pode soar bastante familiar por já estar implementado no dia a dia de que utiliza esse recurso de acessibilidade em seu computador.

Descrição da Imagem: Menu te criação de pilotoDescrição da Imagem: Menu te criação de pilotoFonte:  Captura de tela do PC 

O narrador é muito completo e extremamente customizável, com a possibilidade de se escolher o que será lido ou não. Com isso, a ferramenta pode ler textos e informações como: Tipo de controle a ser utilizado em situações específicas, ler a posição dos itens em uma lista nos menus como por exemplo 1 de 64 itens, ler dicas, XP ganho e mais uma enorme variedade de informações. O meu destaque ainda vai para a liberdade que o jogador tem para decidir quais informações da partida ele quer receber em forma de narração de texto, além de poder escolher a velocidade da leitura e o volume que o voz sintética fará a leitura.

Por fim, temos a possibilidade de ouvir a descrição de itens na criação de personagem. A solução permite que o jogador cego tenha uma referência de como é o visual do seu corredor, qual capacete ele usa, qual jaqueta está equipada, entre outros aspectos da aparência do personagem customizável.

O leitor de tela de Forza Motorsport é um dos mais completos que já vi em um jogo de videogame e só pode ser definido como perfeito. A ferramenta executa, sem problemas ou bugs, a leitura de todos os aspectos importantes do game, além de ser altamente customizável com mais de uma voz de narração e, principalmente, quais informações o jogador deseja receber.

Audiodescrição

A audiodescrição é a narração de forma sonora de informações visuais, normalmente vista em filmes e séries, porém recentemente começamos a ver esse recurso presente em alguns jogos. Essa função é direcionada a jogadores com algum nível de deficiência visual e serve para dar informações que estão presentes somente de forma visual no game.

A descrição em Forza Motorsport acontece durante as cutscenes, antes das corridas. A ferramenta descreve aspectos do ambiente como o clima e a descrição da preparação dos pilotos para a corrida.

Descrição da Imagem: Pilotos comemorando em um podioDescrição da Imagem: Pilotos comemorando em um podioFonte:  Captura de tela do PC 

A audiodescrição não serve somente para imersão, mas principalmente para dar informações que podem não ficar claras somente pelo áudio da cena. Até hoje poucos jogos vieram com esse recurso e eu acho admirável que o novo título de corrida da Microsoft tenha acertado nesse aspecto. Espero que essa seja uma tendência mais comum dentro da indústria de games.

Vale a Pena?

Com o perdão do trocadilho, Forza Motorsport é um jogo extremamente fora da curva quando se trata de acessibilidade, pois não vemos um jogo tão completo e refinado assim toda hora sendo lançado na indústria de games. Aqui temos como customizar a experiência ao máximo ligando e desligando todo tipo de assistência que o jogador sentir que precisa, em uma espécie de alquimia de balanceamento de ferramentas de acessibilidade. É possível calibrar a intensidade de tudo, ao gosto do freguês, assim criando um nirvana da acessibilidade, criando o balanço perfeito entre inclusão e desafio mecânico de uma forma única e extraordinária.

Claro que tenho algumas ressalvas em relação a detalhes que podem chegar via atualizações, envolvendo especialmente as configurações de legendas para pessoas surdas ou mesmo a tradução em linguagem de sinais. No entanto, a experiência mecânica de Forza Motorsport é simplesmente incrível, deixando os outros lançamentos desse ano comendo poeira. Posso afirmar com clareza que  o game não só supera as expectativas, como é completamente único em algumas ferramentas, até o momento, dentro de seu gênero.

Se você é um gamer PCD, vale a pena dar uma chance para Forza Motorsport. O game pode ser desafiador no início, mas é acessível e vale a pena para praticamente todo tipo de deficiência que se propõem a atingir. Forza Motorsport é o jogo mais acessível do ano e está ali, no Xbox Game Pass, a uma assinatura de distância no PC e Xbox Series S e X.

Se quiser saber mais sobre a acessibilidade da franquia eu fiz uma análise do lançamento anterior da série de corrida da Microsoft Forza Horizon 5. E para mais conteúdos sobre games e acessibilidade continue acompanhando o Voxel.

--

Jogue Forza Motorsport com o Xbox Game Pass

Imagem: Assine o Xbox Game Pass
Imagem: Tecmundo Recomenda

Assine o Xbox Game Pass

O serviço de assinatura da Microsoft dedicado ao Xbox e também para PC oferece jogos exclusivos, lançamentos, Xbox Live Gold, EA Play e muito mais.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.