Forza Horizon 5 – Análise de acessibilidade

3 min de leitura
Imagem de: Forza Horizon 5 – Análise de acessibilidade
Imagem: Microsoft

O quinto jogo da franquia Forza Horizon chegou com tudo nas plataformas da Microsoft, trazendo gráficos mais bonitos que a realidade e acelerando para os mais diversos e malucos desafios automobilísticos, como a clássica corrida contra um avião – além de o jogo trazer os mais variados biomas nas estradas do México como praias, florestas e ruínas.

Mas deixando isso tudo um pouco de lado, como está a acessibilidade dessas corridas insanas? Descubra agora nesta análise de acessibilidade do Voxel.

Descrição da imagem: Um carro esportivo vermelho passando ao lado de uma bela praia.Descrição da imagem: Um carro esportivo vermelho passando ao lado de uma bela praia.

Legendas

As legendas para quem não precisa podem ser algo a se subestimar, mas para pessoas surdas ou com dislexia ter uma ampla variedade de opções faz toda a diferença.

No caso de Forza Horizon 5 temos ótimas legendas, que trazem opções de cor de fundo, opacidade, fonte, e uma bem interessante: a de foco nas palavras-chave do texto para facilitar a leitura. Também temos presente os nomes dos personagens que estão falando com diferentes cores para cada pessoa assim facilitando a identificação de quem está conversando no diálogo.

Além dessas ótimas opções já listadas, o estúdio anunciou que está trabalhando em uma opção de legenda em linguagem de sinais, mas que, infelizmente pelo que li, estará disponível apenas em inglês.

Para uma pessoa com deficiência auditiva a linguagem de sinais é muito diferente de ler um texto, pois os sinais envolvem a transmissão de sentimentos aos diálogos diferentemente de um simples texto corrido.

Descrição da imagem: Apresenta um exemplo das legendas do jogo, e um carro visto por traz.Descrição da imagem: Apresenta um exemplo das legendas do jogo, e um carro visto por traz.

Dificuldade

A ideia de dificuldade é extremamente relativa, pois ela pode afastar pessoas de um jogo ou criar um público fiel como foi o caso da From Software com a série Souls.

No caso de Forza, posso dizer com certeza que estamos falando do jogo menos punitivo que já joguei. As opções de dificuldade abrangem todos os níveis possíveis, desde o cara que quer ter uma experiência casual até o pro.

Neste título, temos a já famosa ferramenta de voltar no tempo tradicional da franquia para caso você cometa algum deslize nas pistas. Além disso, temos uma nova função que diminui a velocidade do jogo para facilitar nas curvas: é uma opção não mexe na física do jogo, que continua mantendo seu ritmo frenético e ela somente diminui um pouco a velocidade das situações para dar mais tempo para o jogador fazer suas manobras automobilísticas. Em outras palavras: você joga o game em câmera lenta para ter um tempo de resposta maior nas manobras.

Descrição da imagem: um carro correndo em uma floresta, quase passando por dentro de um rio.Descrição da imagem: um carro correndo em uma floresta, quase passando por dentro de um rio.

Conversão de texto em fala

Para quem está acostumado a jogar jogos online, sabe que o chat é algo muito importante para participação social nas partidas. Essa função de conversão de texto em fala traz um sintetizador de voz para fazer a leitura do que está sendo dito nas partidas online. Eu acabei não jogando os modos online então não consegui testar essa opção de acessibilidade, que se aplica principalmente para pessoas como eu que tem algum tipo de deficiência visual e não conseguem ler o chat.

Mas novamente tenho que ressaltar que senti falta de um leitor de telas para os principais menus do game, pois eu não encontrei essa opção quando estava correndo pelo México.

...

De forma geral tenho que dizer que as opções de acessibilidade presentes em Forza Horizon 5 estão acima da média quando falamos em jogo AAA, além da proposta mega inclusiva proporcionada pela Playground Games que é algo sensacional e digno de nota, senti falta de um leitor de telas para os menus e também de algum tipo de zoom ou lupa que seriam muito bem vindos, mas no geral consigo definir esse jogo como um dos mais acessíveis dentro dos lançamentos de 2021 e a Microsoft tem mandado muito bem com seus exclusivos nos últimos tempos nesse aspecto.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.