Arma 3: conheça o jogo de 10 anos atrás usado em fake news de guerra

3 min de leitura
Imagem de: Arma 3: conheça o jogo de 10 anos atrás usado em fake news de guerra
Imagem: Steam

Não há dúvidas de que os jogos estão ganhando um nível de realismo cada vez maior. Um desses exemplos é o de Arma 3, que por conta do seu nível de detalhes e por trabalhar uma temática que envolve guerra, vira e mexe acaba sendo exibido em noticiários como imagens de um confronto real.

Os casos mais recentes estão relacionados ao conflito entre Israel e o Hamas, que ganhou mais destaque na mídia no último fim de semana. Conforme relatado pelo site da revista Rolling Stone, diversos clipes com vídeos do jogo compartilhados no X (antigo Twitter) estão aparecendo na mídia e fazendo muitas pessoas acreditarem se tratar de algo real.

Um desses clipes, por exemplo, mostra um momento no jogo em que um helicóptero é atingido por um míssil. Entretanto, na rede social ele acabou recebendo a legenda "vídeo inédito: guerrilheiros do Hamas derrubam helicóptero de Israel em Gaza". Isso foi o bastante para fazer o vídeo receber 2,5 milhões de impressões no X.

Para diminuir o compartilhamento de informações erradas, pessoas que conhecem o jogo começaram a marcar esses vídeos como material falso, fazendo eles serem removidos da rede social.

Nível de realismo de Arma 3 tem confundido pessoas em vários lugares do mundo.Nível de realismo de Arma 3 tem confundido pessoas em vários lugares do mundo.Fonte:  Steam/Divulgação 

Caso recorrente

Vale lembrar inclusive que essa não é a primeira vez que material de Arma 3 é utilizado como fonte de fake news. Nas últimas semanas, algumas imagens do game também apareceram na rede com tags de "Ao vivo" e "Notícias de última hora" para falar da guerra da Ucrânia, levando muitas pessoas a serem enganadas mais uma vez.

"Com a melhoria do visual dos videogames, as imagens geradas por computador podem, à primeira vista, parecer reais. Precisamos que as pessoas saibam verificar a veracidade dessas imagens para que esses erros possam ser evitados principalmente pela mídia", comentou Claire Wardle, uma das diretoras do Laboratório de Futuros de Informação da Universidade Brown, à AFP.

A própria Bohemia Interactive, responsável pela produção do game, lamenta que as imagens sejam usadas dessa forma, além de afirmar que, mesmo sinalizando que tais vídeos são falsos, esse tipo de conteúdo se espalha muito rápido.

"Embora seja lisonjeiro dizer que Arma 3 simule conflitos modernos de forma tão realista, estamos tristes por saber que ele muitas vezes é confundido com imagens de combate reais e usado como propaganda de guerra. Estamos tentando combater esse conteúdo denunciando-os às plataformas, mas isso não tem nenhuma eficácia. Para cada vídeo inédito, mais 10 são carregados todos os dias", comentou um representante da produtora.

A história por trás de Arma 3

É válido lembrar que Arma 3 não possui uma história de conflitos entre nações, utilizando áreas e personagens fictícios para gerar seu conteúdo focado na ação em primeira pessoa. O objetivo do game é ser um simulador de batalhas, com foco no realismo.

E o jogo é tão bom em sua proposta que está sendo usado para fake news há praticamente uma década. A versão original de Arma 3 foi lançada na Steam em 12 de setembro de 2013.

Além de trazer gráficos de qualidade e mecânicas que impressionam até hoje, o game também permanece vivo e popular por causa de sua comunidade. Arma 3 é conhecido por ter várias modificações famosas, incluindo algumas que renderam outros games.

O game de sobrevivência DayZ, por exemplo, acabou nascendo como um mod da franquia Arma. Outro grande exemplo é PlayerUnknown's Battlegrounds, que era um mod de Arma 3, se tornou um jogo independente e ajudou a popularizar a onda dos games de Battle Royale.

Onde jogar Arma 3?

Atualmente, Arma 3 pode ser jogado apenas nos computadores. O game está disponível na Steam para Windows e Mac, com preço de R$ 99,99. No entanto, em promoções, o título já chegou a custar menos de R$ 18.

Abaixo, confira os requisitos mínimos e recomenados para rodar Arma 3 no computador. Apesar de ser conhecido pelo realismo, o jogo não exige um computador muito potente para funcionar.

Requisitos Mínimos

  • SO:Windows 7 SP1 (64bit)
  • Processador:Intel Dual-Core 2.4 GHz ou AMD Dual-Core Athlon 2.5 GHz
  • Memória:4 GB RAM
  • Placa de vídeo:NVIDIA GeForce 9800GT / AMD Radeon HD 5670 / Intel HD Graphics 4000 com 512 MB VRAM
  • DirectX®:10
  • Disco rígido:45 GB de espaço livre
  • Som:compatível com DirectX®

Requisitos Recomendados

  • SO:Windows 7 / 8 / 10 (64 bits)
  • Processador:Intel Core i5-4460 ou AMD FX 4300 ou superior
  • Memória:8 GB RAM
  • Placa de vídeo:NVIDIA GeForce GTX 660 / AMD Radeon HD 7800 Series com 2 GB VRAM
  • DirectX®:11
  • Disco rígido:70 GB de espaço livre (armazenagem SSD/Hybrid HDD/SSHD)
  • Som:compatível com DirectX®

E aí, você já conhecia o jogo Arma 3, seu legado e polêmicas?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.