Forza Motorsport está rodando bem no Xbox Series S e X? Veja comparativo

2 min de leitura
Imagem de: Forza Motorsport está rodando bem no Xbox Series S e X? Veja comparativo
Imagem: Steam

Com o recente lançamento de Forza Motorsport em acesso antecipado e a disponibilidade para todos chegando perto no dia 10 de outubro, algumas análises e avaliações de desempenho estão surgindo. O jogo parece chegar muito bem nos consoles, apenas com algumas leves lombadas em sua sua estrada de sucesso.

O pessoal da Digital Foundry, por exemplo, já fez uma análise bem extensa do estado técnico de Forza Motorsport nos Xbox Series S e X em todas as configurações de qualidade. Além dos méritos do lançamento isolado, a evolução das tecnologias em relação ao último Motorsport impressiona bastante.

A análise completa avalia diversos aspectos, como: Comparação com Forza Motorsport 7; apresentação dos reflexos em ray tracing (ou não) nos diferentes modos; qualidade de imagem e performance. Mas vamos focar em alguns desses pontos nessa matéria.

Modos de qualidade de imagem

No Xbox Series X o modo Qualidade prioriza o máximo de fidelidade possível, com os efeitos de ray tracing de reflexos e oclusão de ambiente aplicados de forma mais ampla e mantendo uma resolução dinâmica na maior parte das vezes em 2160p mesmo (4K) 

O modo Performance + RT mantém o uso de efeitos de ray tracing com algumas leves limitações, mas busca um desempenho maior ao mesmo tempo. Aqui a resolução dinâmica varia em uma média bem próxima dos 1584p. 

O modo Performance desabilita qualquer efeito de ray tracing, mas mantém uma taxa de quadros elevada assim como uma contagem de pixels maior, voltando para os 2160p nos cenários testados.

Já no Xbox Series S, nenhum dos modos contam com ray tracing e são visualmente muito semelhantes ao modo performance do Xbox Series X, mas com limitações esperadas de qualidade de imagem.

Aqui, o modo Qualidade tem uma resolução típica em 1440p e o modo Performance tem a sua resolução típica no tradicional valor de 1080p, o famoso Full HD.

Desempenho de Forza Motorsport

Apesar de tanta variação entre os diferentes modos, cabe destacar que qualquer um deles apresenta uma taxa de quadros basicamente perfeita em qualquer cenário testado.

Performance no Series SPerformance no Series SFonte:  Digital Foundry 

De qualquer forma que você esteja jogando, os consoles alcançam e mantém o alvo de fps tranquilamente, seja ele 30 ou 60fps. Em resumo, o jogo se comporta assim:

  • Series X Qualidade: 30fps estáveis
  • Series X Performance + RT: 60fps estáveis
  • Series X Performance: 60fps estáveis
  • Series S Qualidade: 30fps estáveis
  • Series S Performance: 60fps estáveis

Forza Motorsport já está disponível em acesso antecipado e será lançado dia 10 de outubro no PC e Xbox Series S e X. O jogo chega diretamente no Xbox Game Pass, incluindo suporte para nuvem.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.