Relembre 6 franquias de jogos famosas nascidas no PS2

4 min de leitura
Imagem de: Relembre 6 franquias de jogos famosas nascidas no PS2
Imagem: Sony

O PS2 deixou a batalha dos consoles há tempos, mas é fato que muitas franquias nasceram durante o seu ciclo de vida. Como em qualquer outra plataforma, certas séries que tiveram origem no segundo PlayStation acabaram esquecidas ao longo do tempo, enquanto outras ainda permanecem vivas até hoje.

Se você está preparado para embarcar em mais uma viagem no tempo, relembramos a seguir seis séries de sucesso que nasceram no PS2 e continuaram recebendo games posteriormente em outras plataformas. Confira!

1. God of War

God of War certamente foi uma das gratas surpresas no ciclo de vida do PlayStation 2, além de ser um dos games que acabou popularizando o console em diversos lugares do mundo (especialmente no Brasil).

A série God of War narra a história de Kratos, guerreiro espartano que acabou enfrentando todo o panteão de deuses gregos em títulos com bastante foco na ação, combates dinâmicos e especialmente violência, já que em todos os games o protagonista pode finalizar seus oponentes de maneira bem visceral.

No ciclo de vida do PS2 a série teve dois games, sendo o primeiro deles lançado em 2005 e o outro em 2007. Depois disso, todos os consoles da Sony receberam pelo menos um título estrelado por Kratos, seja ele inédito ou coletânea.

2. Kingdom Hearts


Quando o primeiro Kingdom Hearts chegou às lojas em 2002, muitas pessoas não imaginavam que a série chegaria tão longe - especialmente quando observaram que se tratava de uma mistura de Final Fantasy com universo Disney, algo que poderia dar muito certo ou muito errado.

Para felicidade de muitos, as aventuras de Sora, Donald e Pateta nesse RPG de ação caíram no gosto do público, que pode acompanhar uma história que se estendeu em vários outros games. Estes sempre tomam como base os mundos das animações e filmes da Disney para moldar seu enredo, trazendo mecânica de combate com ataques livres e magias vindas diretamente de Final Fantasy.

Outro ponto curioso da franquia Kingdom Hearts é que alguns episódios deram a chance de jogar ao lado de alguns membros e também conhecer um pouco mais sobre a Organização XIII, o grupo de vilões que segue causando problemas para os protagonistas.

3. Devil May Cry

Devil May Cry é mais um título focado em ação, onde a máxima é agir rapidamente para derrotar qualquer inimigo que se coloque no caminho realizando combos variados com os golpes do protagonista.

O primeiro game da série chegou ao PS2 em 2001 contando a história de Dante, um caçador de demônios em busca de vingança pela morte de sua mãe e seu irmão. Antes de conseguir isso, entretanto, é preciso passar por diversas batalhas que trazem como diferencial uma avaliação por meio de estilo, que se torna maior e melhor caso siga pela fase sem receber dano.

Outra coisa que chamou a atenção é que Dante também podia equipar algumas armas de fogo, permitindo criar estilos variados de combate para o protagonista - e algo que caiu no gosto do público.

4. Guitar Hero

Guitar Hero é uma famosa série musical que teve sua origem no PS2, trazendo como diferencial a possibilidade de tocar diversos hits do mundo do rock usando uma guitarra de plástico ou o controle do videogame.

O primeiro game chegou às lojas em 2005 e não demorou muito para se tornar um sucesso entre o público, inclusive aqueles que não eram tão fãs do estilo musical. Vários outros títulos foram lançados posteriormente usando a mesma proposta (alguns inclusive focados em bandas), mas infelizmente a franquia está esquecida no backstage e sem previsão de retorno.

5. Ratchet & Clank


Ratchet & Clank é uma das poucas franquias que nasceu no PS2 e ainda permanecem fiéis à casa Sony. Desenvolvido pela Insomniac Games, o primeiro game chegou às lojas em 2002 e é uma das séries que mais recebeu jogos no saudoso console da Sony: cinco no total.

A proposta aqui é acompanhar a dupla em fases que misturam conceitos de plataforma, combates e quebra-cabeças em todos os games que já tivemos a oportunidade de conferir. O game também conta com uma história leve e personagens carismáticos, o que certamente ajudou a fazer dessa franquia um sucesso com públicos de todas as idades.

6. Yakuza

Vamos fechar a nossa lista com Yakuza, game lançado em 2006 no PS2 e que deu ao público a oportunidade de acompanhar as batalhas de Kazuma Kiryu contra os membros da máfia japonesa em um game que é um verdadeiro tributo aos beat'em up clássicos.

Um dos pontos que fez o título se tornar um sucesso entre o público, além da ação, são os vários momentos pelos quais o protagonista passa, alguns bizarros, outros engraçados e até mesmo tragédias. Além disso, a opção por adotar um mundo aberto deu aos jogadores mais poder de exploração e uma forma diferente de conhecer a cultura japonesa.

E você, lembra de mais séries bacanas que nasceram no PS2? Compartilhe a sua opinião com os demais leitores utilizando as nossas redes sociais.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.