Raccoon City: maior desastre do mundo dos jogos completa 25 anos

5 min de leitura
Imagem de: Raccoon City: maior desastre do mundo dos jogos completa 25 anos
Imagem: Capcom

Raccoon City é, indiscutivelmente, a fonte de todo o mal da saga Resident Evil — e, claro, de todo o bem. Foi a partir de lá que a luta contra o bioterrorismo tomou proporções estratosféricas pelo mundo, mas também de onde saíram alguns dos personagens mais icônicos dos videogames. Sem ela, nada teria acontecido. O dia 28 de setembro é uma data simbólica, pois marca o início do pesadelo na cidade dos mortos.

"Dia 28 de setembro, luz do dia... Os monstros tomaram conta da cidade. De algum jeito... ainda estou viva". Poucas citações dos videogames são tão icônicas quanto essa de Jill Valentine, logo no início de Resident Evil 3 — que, cronologicamente, conta a história dos primeiros momentos do surto na pacata cidadezinha do centro-oeste dos Estados Unidos.

Como a data desta quinta-feira (28) é uma ocasião muito especial para os fãs de Resident Evil, é claro que não poderíamos deixá-la passar em branco. Quer conhecer mais sobre a trama de Raccoon City? Então continue conosco neste novo especial do Voxel!

Umbrella Corporation: a raiz de todo o mal

Raccoon City é mais do que apenas um pano de fundo para o caos e os horrores biológicos que permeiam a franquia Resident Evil. Ela é praticamente uma personagem, uma testemunha silenciosa das atrocidades e experimentos nefastos que a transformaram em um pesadelo urbano.

A trajetória sinistra de Raccoon City começa com a fundação da Umbrella Corporation, uma gigante farmacêutica aparentemente inofensiva que fazia pesquisas biológicas por de baixo dos panos. Boa parte dos testes eram realizados na Mansão Spencer, localizada nas Montanhas de Arklay, e no laboratório clandestino no subsolo da cidade.

A Mansão Spencer é o cenário da trama do primeiro Resident Evil.A Mansão Spencer é o cenário da trama do primeiro Resident Evil.Fonte:  Capcom 

As atividades obscuras na mansão levaram ao desenvolvimento do temível T-Vírus, uma arma biológica letal capaz de transformar seres humanos em mortos ambulantes ou em monstros gigantescos.

Sua variação, o G-Vírus, uma arma ainda mais perigosa, foi criada no laboratório da cidade — o epicentro da desgraça que assolou as ruas de Raccoon City. Seu cruel destino já estava traçado.

O incidente na Mansão Spencer

O pesadelo de Raccoon City começou com uma série de assassinatos misteriosos aos arredores das montanhas de Arklay, causada por um vazamento de armas biológicas na Mansão Spencer. A segurança do lugar passou a ser negligenciada pela farmacêutica e várias B.O.W.’s (Bio Organic Weapons — Armas Biológicas) escaparam, consequentemente matando boa parte dos cientistas presentes no local.

A R.P.D. (Raccoon Police Department — Departamento de Polícia de Raccoon) decidiu investigar essas mortes e, então, enviou o time BRAVO dos S.T.A.R.S. (Special Tactics and Rescue Service — Serviço de Táticas Especiais e Resgate) para o trabalho — uma equipe de elite composta pelos melhores soldados do pelotão. Essa decisão, por sua vez, acabou culminando os acontecimentos de Resident Evil 0, estrelado por Rebecca Chambers e Billy Coen.

Membros dos S.T.A.R.S., grupo de elite da polícia de Raccoon City.Membros dos S.T.A.R.S., grupo de elite da polícia de Raccoon City.Fonte:  Capcom 

Visto que a equipe BRAVO não havia retornado da missão, a R.P.D. decidiu enviar a equipe ALPHA para o resgate — esta, composta pelos personagens mais conhecidos da franquia Resident Evil: Chris Redfield, Jill Valentine, Albert Wesker (agente duplo da Umbrella), Barry Burton, Brad Vickers e Joseph Frost.

Bom, se você conhece a trama do primeiro jogo, sabe que poucos soldados voltaram das montanhas de Arklay — e também sabe que o pesadelo estava só começando nos esgotos de Raccoon City.

O erro fatal da Umbrella

Enquanto o apocalipse dava os primeiros sinais nas montanhas de Arklay, Willian Birkin, um dos cientistas mais brilhantes da farmacêutica, estava criando nos bastidores o G-Vírus, uma variação ainda mais poderosa do T-Vírus. Bom, os diretores da Umbrella tomaram conhecimento e, então, enviaram um grupo de soldados para roubar a pesquisa — um deles, inclusive, era o icônico Hunk.

Hunk tentando fugir dos esgotos de Raccoon City com uma amostra do G-Vírus.Hunk tentando fugir dos esgotos de Raccoon City com uma amostra do G-Vírus.Fonte:  Capcom 

Como toda boa trama que se preze, sim, a missão deu errado e algumas amostras do G-Vírus caíram nos esgotos. Adivinha só? Uma semana depois, ratos infectados se espalharam pela cidade — assim, os primeiros infectados começaram a aparecer pelas ruas de Raccoon City.

Como você deve imaginar, Resident Evil 2 e Resident Evil 3 entram em cena. Vale ressaltar que o terceiro jogo, na linha cronológica, vem antes do segundo, no fatídico 28 de setembro. É nesse dia que Jill Valentine começa a sua "última fuga" da cidade. Já em 29 de setembro, Leon e Claire chegam em Raccoon City.

Queima de arquivos e fim do pesadelo em Raccoon City

Uma das sacadas mais legais da história dos primeiros jogos da franquia Resident Evil é a Umbrella querer resolver tudo com armas biológicas. Uma epidemia de zumbis? Sem problemas, vamos mandar mais monstros para fazer a queima de arquivos dos que sobraram. Simples assim.

Tyrant T-103 (Mrs. X) e Nemesis T-Type (Nemesis).Tyrant T-103 (Mrs. X) e Nemesis T-Type (Nemesis).Fonte:  Capcom 

Para sumir com as evidências de um apocalipse iminente, a Umbrella enviou Tyrants para Raccoon City, mas eram dois tipos específicos de monstros: os T-103, encarregados de matar civis e soldados das forças especiais, e o Nemesis T-Type, um grandalhão conhecido por muitos que tinha a missão de caçar apenas os sobreviventes dos S.T.A.R.S. Porém, apenas Brad Vickers e Jill estavam na cidade.

O pesadelo começou no dia 28 de setembro de 1998 e foi acabar só no mês seguinte. No dia 30 de setembro, Leon e Claire conseguem fugir com Sherry. No dia 1ª de outubro, Jill, que havia sido infectada em um de seus icônicos embates contra Nemesis, acorda graças ao antídoto feito por Carlos Oliveira, soldado mercenário da Umbrella.

A coisa estava feia em Raccoon City — e situações difíceis precisam de medidas desesperadas. O governo norte-americano executou um plano para "consertar a situação": explodir a cidade com uma bomba nuclear para que o restante do país não se contaminasse. E assim foi feito.

Ao fim do incidente: um apocalipse zumbi de grandes proporções, uma cidade dizimada do mapa e uns três ou quatro protagonistas novos para a franquia Resident Evil. É... Raccoon City era uma cidadezinha bem movimentada.

Absolutamente TUDO o que você precisa saber sobre a história de Resident Evil

Curtiu o resumão sobre o incidente em Raccoon City? Bom, é claro que tem muito mais contexto por trás dos acontecimentos. Por sorte, o Voxel tem um artigo super completo com absolutamente TUDO o que você precisa saber sobre a história de Resident Evil. Caso queira conhecer um pouco mais a fundo todas as minúcias dessa grande franquia, clique aqui!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.