Redenção? Veja comparativo gráfico de Cyberpunk 2077 2.0 e Phantom Liberty

2 min de leitura
Imagem de: Redenção? Veja comparativo gráfico de Cyberpunk 2077 2.0 e Phantom Liberty
Imagem: Steam

Com o recente lançamento da DLC Phantom Liberty para Cyberpunk 2077 e também a grande atualização para a versão 2.0 do jogo, muitos estão curiosos para saber se o game realmente está melhor e conseguiu sua redenção. Criadores por trás de canais como o Digital Foundry e ElAnalistaDeBits já publicaram suas análises técnicas mostrando como está o estado de Cyberpunk nos consoles.

A atualização 2.0 de Cyberpunk 2077 chegou nos consoles da nova geração e no PC com diversas mudanças e novidades para mecânicas e sistemas do jogo, mas também trouxe melhorias técnicas. A DLC Phantom Liberty inclui mais história e uma área nova para ser explorada, que é um pouco mais pesada que o jogo base.

Como vocês podem ver no vídeo acima, diferenças visuais entre a versão 2.0 e anterior existem, mas elas são mínimas e não são muito drásticas. Uma das maiores mudanças está no perfil dos modos Qualidade e Performance dos consoles, que são reconstruídos a partir de resoluções diferentes.

Resoluções de exibição e de escala dinâmica nos consoles da atual geraçãoResoluções de exibição e de escala dinâmica nos consoles da atual geraçãoFonte:  Digital Foundry 

O ElAnalistaDeBits também fez sua própria análise de contagem de resolução e resumiu os seus resultados bem parecidos.

A escala de resolução dinâmica se mantém próxima do 1260p no modo Qualidade e 972p no modo performance do Series S; Em 1440p no modo Qualidade e 1620p no modo performance no Series X e em 1440p no modo Qualidade e 1512p no modo Performance no PS5.

Performance de Cyberpunk 2077 nos consoles

Tanto a atualização 2.0 em si quanto a DLC Phantom Liberty rodam relativamente bem nos consoles. Nos modos qualidade, a performance se mantém quase sempre em 30 fps estáveis, com apenas alguns momentos de quedas durante a travessia pelo mundo.

No modo performance, enquanto a taxa de quadros se mantém bem próxima do alvo de 60fps, mas ela tende a ter mais quedas ou se mantem em um patamar abaixo ainda na casa dos 50fps. Isso é mais grave para o Xbox Series S, mas ainda pode ser observado nos videogames mais poderosos.

Cyberpunk no Xbox Series XCyberpunk no Xbox Series XFonte:  Digital Foundry 

Nos consoles (menos o Series S) o modo performance apresenta alguns efeitos de iluminação em Ray Tracing. Eles são bem limitados, no entanto, e nem se comparam à versão de PC, especialmente comparando com o modo overdrive.

Em geral, o DLC parece ser mais pesada que o jogo base nos consoles e o PlayStation 5 parece rodar o game levemente melhor que o Xbox Series X, mas ainda assim a diferença é pequena.

Ainda assim, o pessoal da Digital Foundry comenta que acha que temos uma experiência melhor com Cyberpunk 2077 no modo performance dos consoles. Se o monitor é compatível com VRR, as quedas de quadros por segundo não causam tanto incômodo.

Por fim, vale pontuar os tempos de carregamento. Os testes de ElAnalistaDeBits mostram que todas as versões tem um carregamento relativamente rápido no SSD, mas o PS5 e o PC acabam saindo na frente dos consoles da Microsoft.

Tempos de carregamentoTempos de carregamentoFonte:  ElAnalistaDeBits 

Para entender todos os detalhes técnicos que mudam em Cyberpunk 2077, vale à pena conferir os vídeos listados nesse artigo. Apesar de não ser perfeita, a experiência nos consoles é sólida e claramente bem melhor que o lançamento original do game.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.