Baldur's Gate 3 chega ao PS5 com recursos do DualSense

3 min de leitura
Imagem de: Baldur's Gate 3 chega ao PS5 com recursos do DualSense
Imagem: Steam

Baldur's Gate 3 ganhou nesta quarta-feira (6) a sua esperada versão para PS5, depois de fazer um enorme sucesso nos PCs. Entretanto, desde o seu anúncio, muitos jogadores ficaram curiosos para saber como o amplo sistema de comandos do game seria adaptado para a versão do console da Sony.

E foi a própria Sony que detalhe no Blog Oficial do PlayStation como a jogabilidade será adaptada. Além disso, o jogo também utilizará algumas das tecnologias exclusivas do joystick do PS5, o DualSense, tudo para facilitar a vida do jogador durantes as longas horas de jogatina no RPG.

Baldur's Gate 3 finalmente será lançado para PS5Baldur's Gate 3 finalmente será lançado para PS5Fonte:  Steam 

Além disso, para aqueles que já começaram uma campanha na versão para PC, o game também conta com uma opção para importar a sua jogada e continuar na versão para PS5. 

Game terá menus radiais personalizados

Um dos principais elementos da jogabilidade de Baldur's Gate 3 é o seu conjunto de menus. Com eles é possível fazer uma série de ações, como acessar mapa, diário, livro de magias, ficha de personagem, registro de combate, etc. No PS5, esses menus estão disponíveis ao serem acionados com o botão de gatilho do DualSense, que surgirão em formato de uma grande roda, onde basta direcionar a opção para acessá-la.

ControleOs menus radiais também funcionam no PC, basta conectar um controle ao dispositivo.

Nesses menus radiais, será possível criar personalizações para os mais diferentes momentos do jogo. Neles você poderá, por exemplo, organizar suas magias na ordem que preferir, assim como posicionar ações e itens para uma acesso mais rápido, bastando remover aquilo que não lhe interessa mais, ou que não será necessário em determinada parte da história.

E nos combates, a Visão Tática de cima conta com uma câmera na qual você pode fazer o ajuste através do analógico. Com ele, é possível aproximar e afastar a visão, assim como rotacionar para ter uma melhor imagem de um determinado momento da batalha.

Baldur's Gate 3 terá menus adaptados ao DualSense no PS5Baldur's Gate 3 terá menus adaptados ao DualSense no PS5Fonte:  PlayStation 

Ainda sobre as batalhas, as tecnologias do DualSense farão uma grande diferença. Graças a elas, a barra de luz mudará de cor de acordo com o poder utilizado, combinando a tonalidade com o tipo de dano, ou com a magia que você vai lançar. Já nos momentos de pressão, o brilho vai aumentar, acompanhado por respostas táteis ressonantes. E por fim, quando você sofrer algum efeito de status, como Paralisia, Sangramento ou Feitiço, seu controle DualSense também vai brilhar na mesma cor.

E se mesmo com tantos ajustes você não se sentir adaptado a todos esses comandos, ainda há um Modo de Cursor que põe uma seta na sua tela, permitindo que você controle seu personagem no jeito tradicional, de apontar e clicar, igual da versão tradicional para PC.

Baldur's Gate 3 também permite jogar o game no modo tradicional, com cursor, igual a versão original para PCBaldur's Gate 3 também permite jogar o game no modo tradicional, com cursor, igual a versão original para PCFonte:  Steam 

Game permitirá importar save da versão de PC para o PS5; veja como:

Como dito anteriormente, a versão para PS5 de Baldur's Gate 3 permite importar uma jogada iniciada na versão de PC. Para isso, basta seguir o passo a passo:

1. Acesse o site oficial da Larian através  deste link;

2. Uma vez lá, faça login na plataforma. Caso você não tenha um, basta preencher seus dados e vincular a conta da Steam ou da GOG onde você possui o jogo na versão para PC;

É preciso fazer login no site oficial da Larian e vincular suas contas da versão do jogo para PC e PS5É preciso fazer login no site oficial da Larian e vincular suas contas da versão do jogo para PC e PS5Fonte:  Reprodução / Voxel 

3. Em seguida, vincule a sua conta da PSN na qual você está jogando, ou vai jogar, Baldur's Gate 3;

4. Agora, no jogo, vá até o menu de Configurações de Gameplay;

5. Procure pela opção Cross-save e ative-a;

6. Pronto, agora é só confirmar a opção e esperar até que o jogo faça a sincronização dos saves.

Vale lembrar que o processo também funciona de forma contrária, ou seja, permite continuar ou importar uma jogada do PS5 para a versão de PC. 

E você, ansioso para jogar Baldur's Gate 3 no PS5? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.