Starfield: veja comparativo gráfico no PC, Xbox Series S e X

2 min de leitura
Imagem de:  Starfield: veja comparativo gráfico no PC, Xbox Series S e X
Imagem: Bethesda
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O tão aguardado Starfield, da Bethesda, finalmente chegou! Para sanar a curiosidade dos gamers em descobrir como o título se comporta em diferentes plataformas, um comparativo já foi lançado no YouTube.

Com base em uma análise detalhada disponível no YouTube do canal ElAnalistaDeBits, vamos mergulhar nas diferenças gráficas e de desempenho entre PC, Xbox Series S e Xbox Series X. Confira o vídeo a seguir:

Xbox Series S e X

Para começar, o Xbox Series S roda o jogo a 1440p a 30fps, reconstruído com FSR a partir de uma resolução comum de 900p. Já o Xbox Series X eleva a resolução para 2160p a 30fps, utilizando a mesma tecnologia, mas a partir de 1440p. Ambas as versões de console têm apenas um modo de exibição, com o framerate travado em 30fps.

Em momentos mais exigentes, o Series S pode apresentar algumas quedas de desempenho e "tearing" (quando dois ou mais quadros são exibidos simultaneamente, causando uma divisão visível na tela). No entanto, ambos sofrem esse efeito ocasionalmente, mas, de forma geral, a jogabilidade se mantém sólida.

Starfield no PC

Fonte:  YouTube - ElAnalistaDeBits

No PC, o título foi testado nas configurações máximas em 4K com FSR, reconstruído a partir de 1620p, usando uma RTX 4080, i9 12900K, 32GB DDR5 e SSD NVME M2. Apresentando sombras melhores, filtragem anisotrópica, maior distância de renderização e pequenas melhorias em texturização e efeitos pós-processamento em comparação com os consoles. Porém, vale ressaltar que as diferenças são realmente pequenas.

Um dos destaques do Creation Engine 2, usado em Starfield, é a iluminação. Ele também apresenta tempos de carregamento significativamente mais rápidos em um SSD NVME M2 em comparação com os dispositivos da Microsoft, com o Series X ligeiramente mais rápido que o Series S.

Nem só de constelações vive Starfield

Fonte:   YouTube - ElAnalistaDeBits 

No entanto, nem tudo são flores. A versão para computador apresenta um pequeno bug gráfico na água, que não mostra corretamente a trajetória do personagem. Além disso, o terreno e o layout de alguns planetas mostram diferenças entre todas as versões, provavelmente devido a um sistema de geração aleatória.

A tecnologia FSR da AMD é completamente necessária, pois podemos sofrer quedas de até 30fps em uma RTX 4080 em qualidade Ultra a 4K. A ausência de DLSS tem um impacto visível no desempenho para placas gráficas Nvidia. Espera-se que, no futuro, a Bethesda reconsidere a situação e permita que ele seja adicionado.

Apesar da ausência de 60fps nos consoles, Starfield oferece uma das experiências mais robustas que a desenvolvedora nos deu em um lançamento. Já no PC, ele é considerado excessivamente exigente nas configurações mais altas.

--

Pré-Venda: Jogo Starfield

16% off
Imagem: Pré-Venda: Jogo Starfield
Imagem: Tecmundo Recomenda

Pré-Venda: Jogo Starfield

Faça a pré-encomenda agora e receba as skins de bônus do jogo "Old Mars Skin Pack". Neste RPG de última geração ambientado nas estrelas, crie qualquer personagem que desejar e explore com liberdade inigualável enquanto ele embarca em uma jornada épica para desvendar o maior mistério da humanidade!

R$ 299,00

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.