Xbox 360 terá loja fechada em 2024, mas jogos seguem funcionando

1 min de leitura
Imagem de: Xbox 360 terá loja fechada em 2024, mas jogos seguem funcionando

A Microsoft anunciou que fechará a loja do Xbox 360 em 29 de julho de 2024. A partir da data, os donos do console não poderão mais adquirir novos jogos digitais por meio do dispositivo, bem como DLCs e outros conteúdos, como filmes.

Apesar do encerramento da loja, os jogadores ainda poderão acessar todos os seus jogos já comprados digitalmente no Xbox 360. Além disso, games da plataforma que são retrocompatíveis continuarão sendo vendidos para Xbox One, Xbox Series S e X — como é o caso de Red Dead Redemption 1.

Além de poder baixar os jogos que já estão vinculados na conta, os jogadores do Xbox 360 também não perderão suporte para funcionalidades online no console. Com isso, desde que as desenvolvedoras de games mantenham o multiplayer de seus títulos funcionando, ainda será possível utilizar os recursos da Xbox Live no console.

Isso vai afetar o Xbox 360 desbloqueado?

É válido ressaltar que o fim da loja do Xbox 360 vai afetar apenas quem comprava jogos digitais no console da Microsoft. Para quem usa o console desbloqueado no Brasil, a mudança não trará grandes impactos de usabilidade.

Lançado originalmente em 2005, o Xbox 360 ganhou bastante popularidade no Brasil e, por anos, foi o console mais popular do país. Em 2018, por exemplo, o produto ainda liderava a lista de consoles mais utilizados no Brasil, segundo a quinta edição da Pesquisa Game Brasil.

Xbox

Assim como o PS2, um dos motivos para o sucesso da plataforma no país é a pirataria. Ao ser desbloqueado, o Xbox 360 permite rodar jogos físicos e até digitais sem a necessidade de passar pela loja da Microsoft ou comprar a mídia original.

Mesmo com o sucesso da pirataria, é importante ressaltar que o console também segue bastante popular oficialmente. Em entrevista para a Folha de S. Paulo, Phil Spencer, chefe da divisão de games da Microsoft, disse que o Xbox 360 possui mais de um milhão de jogadores ativos em 2023.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.