20 jogos de PS2 que completam 20 anos em 2023

7 min de leitura
Imagem de: 20 jogos de PS2 que completam 20 anos em 2023
Imagem: GettyImages
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O PlayStation 2 foi lançado pela Sony em março de 2000 no Japão, chegando ao ocidente meses depois. Ele é o console mais vendido de todos os tempos, com mais de 157 milhões de unidades comercializadas, segundo o Statista, vencendo por pouco o Nintendo DS.

Mas você se lembra quais foram os principais lançamentos para ele duas décadas atrás? A seguir, selecionamos 20 jogos de PS2 que completam 20 anos em 2023, seja para você relembrar ou conhecer um pouco mais desse período.

1. Prince of Persia: The Sands of Time

Desenvolvido pela Ubisoft, o título reviveu a franquia iniciada em 1989. Aqui, você controla um príncipe que sofre um golpe e precisa salvar o palácio com uma adaga misteriosa.

Prince of Persia.Prince of Persia.Fonte:  Ubisoft 

Além de um visual bem trabalhado e equilíbrio entre combate e plataforma, o jogo tem um recurso de voltar no tempo para que você refaça ações de segundos atrás, como escapar de armadilhas ou desviar de golpes inimigos.

2. SoulCalibur 2

SoulCalibur 2.SoulCalibur 2.Fonte:  Namco 

O jogo dá sequência à franquia de luta, agora com a lendária Soul Edge despedaçada e com fragmentos espalhados pelo mundo. Além do retorno de lutadores clássicos e a adição de novos, SoulCalibur II se notabilizou por participações especiais limitadas por plataforma: Link (GameCube), Spawn (Xbox) e Heihachi Michima, o grande vilão de Tekken, na versão para PlayStation 2.

3. Silent Hill 3

Silent Hill 3.Silent Hill 3.Fonte:  Konami 

Silent Hill 3 segue os eventos do primeiro game e expande ainda mais o clima de pesadelo dos títulos anteriores. Aqui, você acompanha a adolescente Heather, desconfiada do próprio passado enquanto passa por visões perturbadoras e é perseguida por um culto misterioso. O jogo foi um sucesso de vendas e crítica, sendo um dos mais lembrados pelos fãs mais saudosos da série.

4. Need for Speed Underground

Need for Speed.Need for Speed.Fonte:  EA 

O jogo de corrida mudou os ares da franquia ao focar em disputas urbanas, especialmente feitas à noite, agora em um submundo repleto de carros potentes e personalizados. Os recursos de tunar um dos 20 veículos disponíveis ficaram mais populares que a jogabilidade — sem contar a trilha sonora, encabeçada pelo hit “Get Low”, de Lil Jon & the East Side Boyz.

5. Final Fantasy X-2

Final Fantasy.Final Fantasy.Fonte:  Square-Enix 

Sequência direta de Final Fantasy X, o jogo retoma a saga de Yuna com várias novidades, incluindo uma quantidade limitada de personagens jogáveis e múltiplos finais. Só que o título teve um orçamento menor e, até por isso, não trouxe revoluções gráficas e foi limitado em jogabilidade — fora a ausência de Nobuo Uematsu como compositor. Ainda assim, ele foi bastante elogiado e virou mais um sucesso comercial da Square.

6. Tony Hawk's Underground

Tony Hawk's Underground.Tony Hawk's Underground.Fonte:  Neversoft 

A franquia de jogos de skate tomou rumos diferentes, com um modo de campanha para você criar o próprio protagonista e começar do zero no esporte, em vez de selecionar atletas famosos (ainda presentes na história). As múltiplas manobras, pistas cheias de segredos e o editor de fases continuam, transformando o game em mais um sucesso.

7. Manhunt

Manhunt.Manhunt.Fonte:  Rockstar Games 

O jogo da Rockstar North em que você controla um condenado no corredor da morte obrigado a cometer atos hediondos de violência foi banido em vários países pelas cenas fortes, o que só contribuiu para a sua fama. De estilo stealth e baseado em missões, o título em terceira pessoa recebeu uma sequência quatro anos depois.

8. Fatal Frame II: Crimson Butterfly

Fatal Frame 2.Fatal Frame 2.Fonte:  Tecmo 

A série de terror da Tecmo continuou neste game, que coloca você no controle de uma jovem em busca da irmã desaparecida enquanto explora um vilarejo tradicional japonês. Para este capítulo, o esquema de fotografar espíritos com uma câmera especial continua, mas os gráficos melhoraram e a história ganhou ainda mais dramaticidade.

9. SSX 3

SSX 3.SSX 3.Fonte:  EA 

Esse  jogo de snowboard da EA tem vários modos de jogo para um ou vários atletas, com um estilo “mundo aberto” em que você passeia pela montanha até chegar nas missões e corridas. Cuidado para não confundir com a versão de GBA, que é bem diferente e limitada.

10. Enter the Matrix

Enter the Matrix.Enter the Matrix.Fonte:  Atari 

O game baseado na franquia de filmes trouxe uma inovação narrativa: ele se passa durante os eventos do filme Matrix Reloaded, explicando certos acontecimentos do longa-metragem do ponto de vista dos coadjuvantes Niobe e Ghost. Tiroteios, os perigosos agentes e o estiloso bullet-time estão presentes assim como nas telonas.

11. Tom Clancy’s Splinter Cell

Splinter Cell.Splinter Cell.Fonte:  Ubisoft 

O início da saga do espião Sam Fisher começou um ano antes no Xbox, mas chegou para outras plataformas no ano seguinte. Aqui, você é um agente especializado em infiltração e uso das sombras para se esconder, com o mínimo de uso possível de armas de fogo ou até violência.

12. The Simpsons: Hit & Run

The Simpsons: Hit & Run.The Simpsons: Hit & Run.Fonte:  Disney 

O jogo de mundo aberto baseado no desenho animado da Fox se passa em Springfield e permite ao jogador interagir com personagens da série, realizar missões paralelas e descobrir quem está por trás de incidentes misteriosos na cidade. O gameplay é bem variado, com você no papel dos membros da família Simpson e até com o controle de veículos.

13. The Lord of the Rings: The Return of the King

O Senhor dos Aneis: O Retorno do Rei.O Senhor dos Aneis: O Retorno do Rei.Fonte:  EA 

O jogo baseado no fenômeno do cinema O Senhor dos Aneis: O Retorno do Rei segue a trama do filme a partir de vários pontos de vista, com você controlando Gandalf, Aragorn, Legolas, Gimli, Frodo e Sam por missões de ação em terceira pessoa — cada um com formas diferentes de jogar e habilidades próprias.

14. FIFA Soccer 2004

FIFA 2004.FIFA 2004.Fonte:  EA 

O capítulo anual do simulador de futebol da EA trouxe nessa edição poucas novidades em relação ao anterior, com mais times disponíveis (incluindo 16 clubes brasileiros) e pequenas alterações na mecânica, sendo a principal delas uma forma de controlar um jogador que não está com a bola.

15. Beyond Good & Evil

Beyond Good and EvilBeyond Good and EvilFonte:  Ubisoft 

Esse ambicioso título de aventura da Ubisoft tem como protagonista Jade, uma repórter em um futuro distante com galáxias inteiras colonizadas pela humanidade. A proposta original focada em história e uma jogabilidade variada renderam muitos elogios no lançamento — sendo que um novo game da franquia está em desenvolvimento há alguns anos.

16. Devil May Cry 2

Devil May Cry 2.Devil May Cry 2.Fonte:  Capcom 

O segundo capítulo da saga de Dante traz novamente o ritmo alucinado de ação, combates estilosos, combos impossíveis e alta dificuldade ao PS2. Entre as principais adições está a inclusão de uma personagem jogável, Lucia. Ele não foi um sucesso de crítica, mas vendeu bem e manteve a franquia viva.

17. Castlevania: Lament of Innocence

Castlevania.Castlevania.Fonte:  Konami 

Esse não é um dos games mais lembrados da franquia da Konami, mas o título em 3D se destaca por ser, cronologicamente, o primeiro da história que envolve um clã de caçadores de vampiros e a luta contra Drácula. Aqui, você assume o papel de Leon Belmont em busca de sua noiva, que foi sequestrada e levada a um misterioso castelo.

18. Legacy of Kain: Defiance

Legacy of Kain.Legacy of Kain.Fonte:  Crystal Dynamics 

Último da saga da Crystal Dynamics até agora, o game de ação dá ao jogador a chance de controlar tanto Raziel quanto Kain e serve de sequência para Soul Reaver 2. Os novos elementos de combate e o encerramento da história foram elogiados no lançamento, com a franquia deixando saudades até hoje.

19. Medal of Honor: Rising Sun

Medal of Honor.Medal of Honor.Fonte:  EA 

Mais um jogo da franquia da EA que se passa na Segunda Guerra Mundial, esse título tem modos multiplayer além da campanha, que mostra a história de um soldado dos Estados Unidos e já começa no meio do ataque a Pearl Harbor. Ele foi um fenômeno de vendas, apesar da recepção mista da crítica.

20. Max Payne 2: The Fall of Max Payne

Max Payne 2.Max Payne 2.Fonte:  Remedy 

O jogo de tiro em terceira pessoa mantém o clima noir e a história trágica do primeiro Max Payne, com ainda mais reviravoltas na trama (em especial pela presença da assassina Mona Sax) e efeitos de câmera lenta. Um remake dos dois primeiros jogos da série está em desenvolvimento pela Remedy.

Em seu terceiro ano de vida, em 2003, o PS2 estava bem estabelecido e no meio da geração. Foram vários títulos de sucesso lançados, de sequências de franquias já bem sucedidas até o início de novas sagas, com games exclusivos ou multiplataforma que até hoje deixam saudades em diferentes gerações de jogadores.

--

Console Playstation 5

Imagem: Console PlayStation 5
Imagem: Tecmundo Recomenda

Console PlayStation 5

A quinta edição do console da Sony chega mais moderno do que nunca, com ótimos recursos, compatibilidade e um design futurista. Conte com 825 GB, 120 Hz e imagens em 4K.

Console Playstation 5, Digital Edition

5% off
Imagem: Console Playstation 5, Digital Edition
Imagem: Tecmundo Recomenda

Console Playstation 5, Digital Edition

Uma versão totalmente digital do console PS5 sem unidade de disco.

R$ 4.199,90

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.