8 jogos que prometeram sequências e nunca entregaram

4 min de leitura
Imagem de: 8 jogos que prometeram sequências e nunca entregaram
Imagem: Valve

Um dos maiores prazeres de curtir um jogo é chegar ao final de uma aventura e assistir seu encerramento. Em alguns casos, as últimas cenas dão pistas de uma possível continuação — mas, infelizmente, não é sempre que elas acontecem.

Nesse especial feito pela equipe do Voxel, vamos conferir alguns jogos que deixaram no ar o famoso "continua", mas a única continuação que acabou gerando foi a da espera de muitos fãs ao redor do globo.

Ah, e desde já, um aviso: para falar sobre continuações que nunca chegaram, vamos precisar mencionar alguns eventos dos finais de cada jogo. Dessa forma, teremos alguns spoilers por aqui, mas nenhum jogo da lista é extremamente recente.

1. Golden Sun: Dark Dawn (Nintendo DS)

A série Golden Sun trabalhou em um esquema de jogos interligados no Game Boy Advance, por isso o final do game para Nintendo DS (neste caso, Golden Sun: Dark Dawn) terminou com uma grande ponte para uma sequência - e se este game está aqui, é porque ela nunca chegou.

A cena pós-crédito desse encerramento até mostra que um portal permanece aberto no mundo em que a história acontece, e inclusive temos a inscrição "The End...?" como última coisa vista antes de voltar para a tela de título. E aqui estamos nós, 12 anos depois, tentando imaginar o que aconteceu com essa esfera malucona e como ela afetou o futuro dos protagonistas.

2. Spec Ops: The Line (PlayStation 3, Xbox 360 e PC)

Spec Ops: The Line chamou a atenção de diversas pessoas por conta de toda brutalidade de guerra mostrada em seu enredo, que também passa pelos efeitos psicológicos que esses confrontos podem causar nos soldados.

Como um game que envolve escolhas, elas acabam gerando finais diferentes. Em um deles, temos a chance do protagonista eliminando uma patrulha inteira e a frase "cavalheiros, bem-vindo a Dubai". Porém, o que acontece daí para frente ninguém sabe, infelizmente - o que poderia ser muito bem trabalhado em uma sequência, mas parece que ela não virá.

3. Brothers in Arms: Hell's Highway (PlayStation 3, Xbox 360 e PC)

Eis aqui mais uma franquia de guerra que, infelizmente, ficou esquecida no passado e nunca teve uma continuação - especialmente quando observamos como o último game disponibilizado (Brothers in Arms: Hell's Highway) termina.

Após passar por diversas batalhas, o pelotão se encontra em um momento no qual ainda é preciso realizar algumas ações para barrar os avanços alemães na guerra. Aliás, a dica de uma sequência era clara, tendo em vista que ele estampa um "To be continued..." na tela antes de rolar os créditos finais.

4. Sly Copper: Thieves in Time (PlayStation 3 e PlayStation Vita)

Sly Copper é um personagem que fez bastante sucesso em cada um de seus jogos, por isso os fãs sempre ficam com um gostinho de quero mais. E com Sly Copper: Thieves in Time, o mais recente da franquia, esse sentimento é literal.

Ao concluir a aventura apresentada neste game, temos a chance de ver o protagonista se aproximando das Pirâmides do Egito - área que ele possivelmente iria explorar em um novo game, que infelizmente nunca chegou. Será que a Sucker Punch Productions pode anunciar algo nesse sentido em breve para PlayStation 5?

5. Half-Life 2 (Xbox, Xbox 360, PlayStation 3 e PC)

Nossa lista não poderia avançar sem mencionar esse que é considerado um dos maiores sucessos da Valve: Half-Life. E, por sinal, os memes com Half-Life 3 não são uma simples brincadeira para provocar a produtora (afinal, dizem que ela só sabe contar até 2).

A sequência final ainda do segundo game habita a mente de diversas pessoas, que certamente aguardam uma sequência para saber o que aconteceu com G-Man depois que ele passou por aquela porta - afinal, isso claramente era um indicativo de uma sequência que nunca chegou.

6. Bulletstorm (Nintendo Switch, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One e PC)

Bullestorm chamou a atenção de muita gente quando foi lançado por conta de seus combates frenéticos, o que certamente ficou evidente na quantidade de pessoas que aguardaram por uma sequência que nunca chegou.

Após os eventos mostrados na batalha final, temos a oportunidade de ver uma sequência que deixou bem claro de que os eventos não seriam concluídos ali - afinal, o vilão sobreviveu ao último confronto e se transformou em um ciborgue. E é exatamente a continuação dessa luta que muitos gostariam de ver.

7. Mother 3 (Game Boy Advance)

Eis aqui um daqueles casos em que, para muitas pessoas, bastaria a oportunidade de jogar Mother 3 oficialmente em inglês. Porém, quem avançou por essa jornada percebeu algo mais, já que ela deixou uma abertura para continuação.

Após a batalha final, o grupo de Lucas está reunido enquanto acompanha a morte de Claus. Após as palavras finais, o protagonista remove a espada Needle do chão, mas pouco tempo depois percebemos que ela trouxe consequências para o mundo - e o próprio final deixava a pista de que poderíamos ver mais da série no futuro, mas parece que isso nunca vai acontecer.

8. Dino Crisis 2 (PSone, PlayStation 3 e PC)

Por fim, falaremos da famosa série envolvendo dinossauros que deixava claro que teríamos continuação, já que a sequência final mostra Dylan se conectando novamente com sua filha Regina, que acaba escapando para outra dimensão e promete voltar.

E, como já podemos esperar, essa volta nunca aconteceu - ainda que a Capcom tenha lançado um novo game da franquia depois (Dino Crisis 3), mas este acabou deixando de lado esses eventos para contar outra história.

E para você, que outros games que deram brechas para uma sequência mereciam ser relembrados pelas produtoras? Compartilhe a sua mensagem com os demais leitores utilizando as redes sociais do Voxel.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.