Pokémon Sleep: conheça o jogo que se joga dormindo

4 min de leitura
Imagem de: Pokémon Sleep: conheça o jogo que se joga dormindo
Imagem: The Pokémon Company/Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Lançado no último domingo (16), Pokémon Sleep chegou aos celulares com uma premissa: permitir ao usuário capturar os monstrinhos de bolso enquanto dorme. Curiosamente, esta jogabilidade passiva vai na direção oposta aos demais títulos da série, nos quais é preciso que haja algum tipo de interação direta do jogador, seja com comandos nos video games — ou caminhando, como em Pokémon Go.

O novo aplicativo da Pokémon Company oferece aos fãs da franquia a oportunidade de continuar acumulando mais e mais monstrinhos, até mesmo enquanto dormem. Mas como ele funciona?

Como funciona Pokémon Sleep?

Em vez de te levar a um novo mundo de aventuras, como nos jogos para 3DS e Nintendo Switch, ou de encorajar a sair em caminhadas, como em Pokémon Go, Pokémon Sleep só te pede uma coisa: que vá para a cama cedo e tenha uma boa noite de sono. Com o aplicativo aberto no telefone, basta confirmar na tela que está na sua hora de deitar e a mágica acontece sem a necessidade da sua interferência.

Enquanto você dorme, o app — ainda aberto no seu celular — coleta dados referentes à qualidade do seu sono e os transforma em "gameplay". Dependendo de quanto tempo você teve de sono e o quão bem dormiu, diferentes recompensas são recebidas pela manhã, quando despertar e conferir os resultados no celular.

Capture Pokémon enquanto dorme

Pois é, você não leu errado: Pokémon Sleep realmente é um jogo para ser "jogado" dormindo. Depois de uma rápida configuração inicial e apresentação do Professor Neroli, o aplicativo explica que, de alguma forma, os Snorlax estão atraindo outros monstrinhos durante o sono.

Para começar a se "aventurar", você recebe um primeiro Pikachu para ser seu companheiro de pesquisa e soneca. E é ai que finalmente entra o jogador.

Em Pokémon Sleep você faz amizade com novos monstrinhos enquanto dorme.Em Pokémon Sleep você faz amizade com novos monstrinhos enquanto dorme.Fonte:  The Pokémon Company/Divulgação 

Quando for para a cama, sua qualidade de sono vai refletir o quão bem o Snorlax vai se relacionar com outros bichinhos, que serão atraídos para dormir nas proximidades. Quando acordar pela manhã, você verá não apenas seu amigo Pikachu e Snorlax, mas outros Pokémon que vieram tirar uma sonequinha com você, ajudando o professor a coletar dados para sua pesquisa.

Aos poucos, o jogo vai te permitindo montar uma espécie de esquadrão de pesquisa do sono com mais monstrinhos, liberando ainda mais recompensas na manhã seguinte.

Pokémon Sleep é perigoso?

Ainda que a ideia seja interessante, principalmente para quem realmente é fã da série e finalmente pode realizar o sonho de capturar Pokémon até enquanto dorme, o lançamento do aplicativo levantou algumas preocupações na comunidade.

A começar pela necessidade de dormir com o celular perto de você, de preferência na sua cama e ligado ao carregador. Embora um aviso seja exibido pedindo que não deixe o telefone debaixo do travesseiro ou cobertas, manter o aparelho sobre o colchão pode oferecer risco de incêndio.

Enquanto configura o jogo, você vai perceber que alguns requerimentos podem levar a acidentes. Abaixo, você vê uma listinha dos requisitos para "jogar" Pokémon Sleep enquanto dorme:

  • Você precisa dormir por pelo menos 90 minutos para que os dados de sono sejam utilizados no app;
  • Somente duas sessões de soneca podem ser capturadas por dia;
  • Para capturar os dados, o celular precisa estar ligado ao carregador para garantir que a bateria não acabe e os dados sejam perdidos;
  • Seu celular precisa estar em cima de um travesseiro ou colchão. O aplicativo não vai funcionar se mantido sobre uma superfície dura, como o chão ou uma mesa de cabeceira;
  • Não desligue ou trave da tela do aparelho e não feche o aplicativo. Assim que você for dormir, Pokémon Sleep vai botar seu celular no modo soneca;
  • Você não pode manter o celular debaixo de um travesseiro ou coberta para que o app funcione corretamente e capture os dados do seu sono.

Só aí a gente já vê risco de incêndio, desgaste da bateria, potencial para superaquecimento e danos ao telefone celular, além da chance de derrubar o aparelho da cama e quebrar a tela, por exemplo.

Pokémon Go Plus+: uma forma de jogar com mais segurança

Para quem tem receio de fazer a casa pegar fogo ou danificar o celular, a Pokémon Company lançou um aparelho que pode ser a solução de seus problemas: o Pokémon Go Plus+. O dispositivo substitui o uso do celular, se conectando ao app para capturar os dados do seu sono enquanto seu telefone fica em outro lugar, em segurança — e ainda garante o recebimento de um Pikachu especial com touquinha de dormir.

Aparelho Pokémon Go Plus+ pode ser usado para capturar monstrinhos acordado e dormindo.Aparelho Pokémon Go Plus+ pode ser usado para capturar monstrinhos acordado e dormindo.Fonte:  The Pokémon Company/Divulgação 

Além disso, ele também tem compatibilidade com Pokémon Go, permitindo capturar monstrinhos automaticamente, de maneira passiva. Com ele, o jogador segue capturando Pokémon tanto durante a noite, enquanto dorme, quanto ao longo do dia, em caminhadas ou no trajeto para a escola, faculdade ou trabalho, por exemplo.

Onde baixar Pokémon Sleep?

Se a ideia de capturar monstrinhos até durante o sono chamou a sua atenção, você pode baixar o app e começar a acumular novos amigos digitais em seu celular agora mesmo.

Pokémon Sleep está disponível gratuitamente para celulares Android, via Play Store, e também para aparelhos iOS, na App Store.

--

Jogo Pokemon Scarlet/Violet, Nintendo Switch

6% off
Imagem: Jogo Pokemon Scarlet/Violet, Nintendo Switch
Imagem: Tecmundo Recomenda

Jogo Pokemon Scarlet/Violet, Nintendo Switch

Os jogos Pokémon Scarlet e Pokémon Violet são os primeiros RPG de mundo aberto da série Pokémon. À medida que desfruta das características da série - conhecer, juntar-se a, lutar contra, treinar e trocar Pokémon - poderá mergulhar numa aventura recém-evoluída.

R$ 989,99

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.