Microsoft está mais próxima que nunca de comprar a Activision Blizzard

3 min de leitura
Imagem de: Microsoft está mais próxima que nunca de comprar a Activision Blizzard
Imagem: Xbox/Activision Blizzard/Voxel
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Depois de uma semana digna de roteiro de cinema, com apelos e reviravoltas nos tribunais dos Estados Unidos, a Microsoft parece estar mais próxima do que nunca de finalmente comprar a Activision Blizzard King (ABK). A concretização da transação de aproximadamente US$ 69 bilhões ainda não está garantida, mas está mais próxima do que nunca de acontecer.

Nos últimos dias, o Federal Trade Commission (FTC), órgão que regula o mercado e tenta assegurar a aplicação de leis antitruste e combater monopólios nos Estados Unidos, foi alvo de derrota atrás de derrota.

FTC perde para a Microsoft no tribunal nos Estados Unidos

As últimas tentativas do FTC de barrar a negociação multibilionária foram infrutíferas, com a juíza Jacqueline Scott Corley considerando os argumentos do regulador insuficientes. Em seguida, ela também acabou rejeitando um apelo de última hora emitido pelo órgão dos EUA.

A última esperança do regulador agora é que Nona Corte de Apelos (Ninth Circuit Court) aprove seu pedido emergencial para estender o prazo de bloqueio da venda da ABK. Porém, se a aprovação não for feita até hoje (14), a Microsoft terá a oportunidade de fechar o acordo com a Activision Blizzard já neste final de semana.

Microsoft e CMA negociam transação no Reino Unido

Enquanto nos Estados Unidos a situação já parece estar encaminhada para um final feliz para a casa do Xbox e a ABK, a coisa ainda é um pouco diferente do outro lado do oceano, no Reino Unido. Por lá, as negociações com o Competition and Markets Authority (CMA) ainda não estão finalizadas.

Antes brigando arduamente nos tribunais, o clima de animosidade entre a Microsoft e o CMA parece ter se dissipado um pouco após a derrota do FTC nos tribunais dos EUA. O órgão britânico concordou recentemente em parar com as brigas judiciais e negociar um pouco mais com a Microsoft, já que ainda teme que a concretização da compra da Activision Blizzard possa impactar o emergente mercado de jogos em nuvem.

Xbox e CMA têm novo prazo para negociação a liberação da aquisição da Activision BlizzardXbox e CMA têm novo prazo para negociação a liberação da aquisição da Activision BlizzardFonte:  Xbox/Divulgação 

Com isso, caso a Nona Corte não aprove o pedido do FTC, a Microsoft agora tem algumas opções para fechar de vez a aquisição da ABK. Em primeiro lugar, simplesmente ignorar o mercado britânico e comprar a empresa de uma vez, o que pode ser uma má ideia, dado que a empresa não poderia oferecer seus serviços de jogos via nuvem no Reino Unido. Neste caso, seria necessário bolar todo um circuito de operações exclusivo para o local, que receberia ofertas diferentes do resto do mundo.

Em segundo lugar, a Microsoft pode prosseguir negociando com o CMA, que pediu mais seis semanas para analisar melhor a situação, com o novo prazo passando para o dia 28 de agosto. Assim, seria possível argumentar um pouco mais e buscar um meio-termo que funcione bem tanto para a Microsoft quanto para o mercado do Reino Unido. Esta parece ser a melhor opção, dado que o próprio regulador afirmou que as novas negociações podem ser concluídas antes da nova data combinada.

Microsoft quer agilizar aprovação do CMA

Enquanto isso, segundo fontes do Bloomberg, a empresa do Xbox parece vir pensando em formas de agilizar todo este processo. Para conseguir mais rapidamente o aval do regulador britânico, uma das possibilidades seria a venda de parte dos direitos de seus negócios relacionados a serviços na nuvem para empresas no Reino Unido.

Os próximos dias serão cruciais para a finalização da aquisição ou, na pior das hipóteses — e a menos provável —, no cancelamento da transação. Na segunda-feira (17), o Competition Appeal Tribunal receberá Microsoft e CMA para debater a situação, o que pode trazer esclarecimentos e decisões sobre o futuro do negócio na região.

Com isso em mente, resta agora aguardar, pois o início da próxima semana deve contar com grandes desdobramentos e, quem sabe, a conclusão dessa novela.

Console Xbox One, 1 TB

Imagem: Console Xbox One S 1TB
Imagem: Tecmundo Recomenda

Console Xbox One S 1TB

Para quem procura diversão em casa, um videogame como xbox é ideal! Com jogos para todos os tipos de estilos e idades.

Console Xbox Series S

15% off
Imagem: Console Xbox Series S
Imagem: Tecmundo Recomenda

Console Xbox Series S

O menor e mais elegante dos consoles da Microsoft, com taxas de quadros mais altas, tempos de carregamento mais rápidos e mundos mais ricos e dinâmicos.

R$ 2.649,00

Consoles Xbox no Tecmundo Comparador

Imagem: Consoles Xbox no Tecmundo Comparador
Imagem: Tecmundo Recomenda

Consoles Xbox no Tecmundo Comparador

Os video games da Microsoft com o menor preço nas principais varejistas do mercado.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.