Jogo de terror clássico do SNES ganha versão para PC e consoles; confira

3 min de leitura
Imagem de: Jogo de terror clássico do SNES ganha versão para PC e consoles; confira
Imagem: WayForward/Voxel

Fãs de jogos de terror têm um motivo bastante especial para comemorar: Clock Tower, o clássico jogo de terror de 1995 finalmente vai chegar a jogadores de todo o mundo em um novo port para PC e consoles. Lançado originalmente para o Super Famicom, o equivalente do SNES no Japão, o jogo jamais foi lançado fora do mercado japonês — mas isso vai mudar em breve.

Conforme anunciado pelo pessoal da WayForward, das séries Shantae e Mighty Switch Force, o game será portado para Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, consoles da família Xbox e PC, com lançamento previsto para o começo de 2024. Em parceria com as distribuidoras Sunsoft e Limited Run Games, a desenvolvedora pretende manter o maior nível de fidelidade possível ao material original.

Clock Tower vai ganhar port para PC e consoles

De acordo com o pessoal da WayForward, o port deve ser bastante fiel às raízes do que tornou Clock Tower um verdadeiro clássico dos video games. E de maneira bastante literal: a ideia é manter intocados os gráficos, a jogabilidade e os efeitos sonoros do jogo original, mas desta vez utilizando a Carbon Engine, da Limited Run Games. Desta forma, o time pretende otimizar o jogo e adicionar algumas novidades.

O port do clássico de terror e sobrevivência terá um novo tema musical cantado por Mary McGlynn, da série Silent Hill. Além disso, a nova versão do jogo terá uma nova sequência de abertura animada e cenas de corte com imagens estáticas contando um pouco da história antes e depois do jogo. Por fim, o game também terá alguns bônus e melhorias em relação ao original, como uma galeria de arte, salvamento de progresso e adaptação para múltiplos idiomas.

Em Clock Tower, jogadores tomam o controle de Jennifer Simpson, uma órfã que se vê trancada na mansão da família Barrows, onde é constantemente perseguida pelo assassino psicopata conhecido como Scissorman (Homem-tesoura, em tradução livre). Totalmente indefesa, contando apenas com sua sagacidade e uma ou outra armadilha, a jovem precisa escapar enquanto tenta descobrir os mistérios da mansão e sair de lá com vida. Dependendo do nível de sucesso em sua busca por pistas e informações durante a gameplay, o jogador é recompensado com vários finais diferentes.

Diferente dos títulos atuais do gênero, Clock Tower tem jogabilidade estilo point-and-click, daqueles em que você precisa apontar o ponteiro e selecionar as ações a serem tomadas, como andar e examinar itens no cenário, por exemplo. Toda a exploração se dá em cenários 2D bastante detalhados e com atmosfera bem tensa, elementos que contribuíram muito para tornar o jogo um verdadeiro clássico dos games.

A importância de Clock Tower para os jogos de terror

Por nunca ter sido lançado oficialmente fora do Japão, muita gente desconhece o jogo e nem imagina o quão importante ele foi — e ainda é — para o gênero de terror e sobrevivência.

Clock Tower ajudou a moldar e popularizar o gênero de terror e sobrevivênciaClock Tower ajudou a moldar e popularizar o gênero de terror e sobrevivênciaFonte:  WayForward/Divulgação 

Mesmo com todas as limitações do hardware da época, Clock Tower foi capaz de contar uma história interessante e profunda, com gráficos muito detalhados, além de trilha e efeitos sonoros que tornavam tudo muito assustador. Séries que hoje em dia são famosas e grandes exemplos do gênero de terror e sobrevivência, como Silent Hill e Resident Evil, foram muito influenciados pelo jogo de terror de 1995.

Ao lado de Alone in the Dark, lançado originalmente em 1992, Clock Tower é considerado essencial para a consagração do gênero de terror e sobrevivência como um dos mais populares no mercado de video games. E, para a nossa sorte, enquanto esperamos pelo port da história de Jennifer na mansão Barrows, poderemos começar a preparar o coração para altas doses de medo e tensão com o remake de Alone in the Dark, que chega às lojas em outubro deste ano.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.