Conheça as versões do Nintendo Switch e qual vale a pena comprar em 2023

5 min de leitura
Imagem de: Conheça as versões do Nintendo Switch e qual vale a pena comprar em 2023
Imagem: Nintendo/Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Com mais de 6 anos desde o seu lançamento, o Nintendo Switch é hoje um dos consoles mais importantes de toda a história da Nintendo. E após tanto tempo no mercado, é claro que o console híbrido mais famoso do planeta ganhou algumas releituras, com atualizações de hardware e novos modelos, para oferecer diferentes experiências ao consumidor.

Com um extenso catálogo, repleto de jogos exclusivos de peso como o recente The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, Super Mario Odyssey, Splatoon e muito mais, a plataforma se consolidou como um dos maiores sucessos da Nintendo. Apesar do sucesso, muitos fãs da Big N ainda não adotaram o console e pouco conhecem sobre suas novidades.

Pensando neles, listamos os diferentes modelos de Nintendo Switch para comprar em 2023!

Nintendo Switch OLED

Nintendo Switch OLED tem tela maior e com cores mais vivas.Nintendo Switch OLED tem tela maior e com cores mais vivas.Fonte:  Nintendo/Divulgação 

Mais recente lançamento da família, o Nintendo Switch OLED conta com algumas mudanças no hardware — além de belíssimas versões especiais acompanhando lançamentos, como Pokémon Scarlet & Violet e The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom.

A principal e mais notável diferença é, sem sombra de dúvidas, a tela tátil OLED de 7 polegadas, que é maior do que a da versão padrão do console. Além de deixar o visual de todos os jogos ainda mais bonitos, com cores mais vibrantes, ela ocupa uma área maior da parte frontal do Switch. Este aspecto em específico tem grande apelo para o público que costuma jogar no modo portátil ou semiportátil (sem utilizar a TV, mas com os Joy-Cons destacados).

Falando no semiportátil, uma atualização mais do que necessária nesta releitura do console hibrido da Nintendo foi realizada atrás da carcaça, que agora conta com um apoio traseiro muito mais firme. Além disso, ele também tem diferentes níveis de abertura, possibilitando alterar facilmente o ângulo da tela.

Para quem prefere jogar com o videogame conectado a uma TV, a dock atualizada conta com leves alterações de design, mas o grande destaque fica mesmo para a porta LAN na parte traseira, permitindo o uso nativo de redes de internet cabeadas. Isto permite jogar online com maior estabilidade, além de garantir conexões muito mais rápidas.

Um ponto negativo, além do preço salgado, é que as alterações de hardware basicamente terminam aí. Ou seja, mesmo comprando a versão "premium" do Switch, você ainda pode sofrer de problemas como o infame drift de Joy-Con.

Nintendo Switch (modelo padrão)

O modelo padrão do Nintendo Switch roda toda a biblioteca nos modos portátil, semiportátil e conectado à TV.O modelo padrão do Nintendo Switch roda toda a biblioteca nos modos portátil, semiportátil e conectado à TV.Fonte:  Nintendo/Divulgação 

Nosso bom e velho Switch é provavelmente a versão mais facilmente encontrada nas lojas brasileiras. O modelo fabricado atualmente é o 2.0, sendo um leve upgrade em relação à versão lançada em 2017, acompanhando uma caixinha vermelha no melhor estilo Nintendo.

Sua tela tátil LCD de 6,2 polegadas, ainda que não seja tão maravilhosa quanto à do modelo OLED mais recente, também é perfeita para jogar nos modos portátil e semiportátil. E por ser a versão "base" do console, ele roda todos os jogos lançados para a plataforma.

Tendo inovado bastante lá atrás, em 2017, quando foi lançado, o Switch ainda peca em certos aspectos. O apoio traseiro, por exemplo, é muito frágil e pouco confiável, sendo basicamente uma tirinha de plástico mal alinhada. Além disso, nativamente ele oferece somente a opção de conexão Wi-Fi.

Porém, para quem busca a experiência completa do Switch, com modos dock acoplado a uma TV, portátil e semiportátil, mas não quer pagar o preço alto da versão OLED, o Nintendo Switch padrão é o modelo na melhor relação custo-benefício.

Nintendo Switch Lite

O mais baratinho da família, o Nintendo Switch Lite só roda jogos no modo portátil.O mais baratinho da família, o Nintendo Switch Lite só roda jogos no modo portátil.Fonte:  Nintendo/Divulgação 

O Nintendo Switch Lite, a versão "de bolso" do console híbrido, é a mais diferente entre os três modelos lançados até hoje. Além de não ser possível conectar o hardware a uma TV, ele também não tem Joy-Cons destacáveis, com os controles sendo fixos na carcaça.

Mais compacto, com sua tela tátil LCD de 5,5 polegadas e distribuição dos botões frontais visando tornar o console menor, o Switch Lite conta com diferentes opções de cores para o consumidor escolher. Um ponto bastante negativo é que este modelo também é assombrado pelo drift e, como os controles não soltam da tela como nas demais versões, em caso de problemas como esse é preciso enviar todo o console para o reparo.

Ainda é possível burlar o problema utilizando Joy-Cons extras adquiridos separadamente, que também habilitam o acesso a certos jogos que exigem o uso de controles destacados. Esta solução permite jogar títulos como Just Dance, 1-2-Switch, Ring Fit Adventures e a série Fitness Boxing, mas ter de usar Joy-Cons extras aumenta o custo geral do aparelho.

Para quem busca praticidade, um visual mais colorido e não liga de perder acesso a uma pequena parcela da gigante biblioteca de jogos, por ter um preço mais em conta o Switch Lite pode ser a melhor escolha.

Qual versão do Nintendo Switch devo comprar em 2023?

Qual será a melhor versão do Switch para comprar em 2023?Qual será a melhor versão do Switch para comprar em 2023?Fonte:  Nintendo/Divulgação 

Para quem só quer ter acesso ao imenso catálogo do console híbrido, seja na TV da Sala ou deitado na cama no modo portátil, a escolha não é nada difícil. A versão padrão do Switch é a mais indicada, oferecendo todos os principais benefícios da proposta do console por um preço menor, que cabe mais facilmente no bolso. Agora, quem busca uma experiência premium e tem grana para gastar, sem dúvidas deve ir de Switch OLED.

Já o modelo Switch Lite só é recomendado para quem busca um console menor, que caiba mais facilmente nas bolsas e mochilas. Ou ainda para quem quer jogar os principais títulos do Switch, mas não quer comprar uma das outras duas versões.

No fim das contas, na verdade, a decisão final na hora de escolher um modelo de Nintendo Switch para comprar em 2023 vai muito do gosto pessoal e do orçamento do jogador.

Encontre seu Nintendo aqui!

7% off
Imagem: Console Nintendo Switch
Imagem: Tecmundo Recomenda

Console Nintendo Switch

Se você ama Pokémon, Zelda, Mario e outros jogos famosos da Nintendo, o Switch é o console mais recomendado para você. Jogue em casa ou na rua com o novo último console da empresa!

R$ 2.150,00

Imagem: Console Nintendo Switch OLED
Imagem: Tecmundo Recomenda

Console Nintendo Switch OLED

Controles nas cores vermelho e azul, são 7 polegadas de tela OLED com memória interna de 64 GB e ainda entrada LAN para internet a cabo.

Imagem: Console Nintendo Switch Lite 32GB
Imagem: Tecmundo Recomenda

Console Nintendo Switch Lite 32GB

Para quem quer uma versão mais acessível do Nintendo Switch, uma ótima opção é a versão lite!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.