Sonic Superstars tem tudo para ser um dos jogos mais divertidos do ano

4 min de leitura
Imagem de: Sonic Superstars tem tudo para ser um dos jogos mais divertidos do ano
Imagem: Sega/Reprodução

Sonic é, inegavelmente, um dos personagens mais icônicos do mundo dos videogames. Durante a abertura da Summer Game Fest 2023, o anúncio e o trailer do novo título Sonic Superstars deixaram a plateia empolgada, além de outros milhares de jogadores que assistiram a transmissão.

O Voxel esteve presente na cobertura do evento e teve a oportunidade de testar o novo jogo da franquia. Então, logo de cara, precisamos admitir: Sonic Superstars foi, potencialmente, o jogo mais divertido da SGF e tem tudo para ser um dos mais legais do ano.

O que podemos esperar de Sonic Superstars?

Sonic Superstars é uma aventura clássica de plataforma. A mistura dos formatos 2D e 3D com a alta velocidade da série é um dos grandes atrativos, trazendo ambientes muito bonitos, fases dinâmicas, novas mecânicas de jogabilidade e inimigos remodelados.

Os jogadores também podem esperar por novas fases e trilha sonora nostálgica. A aventura traz os personagens Sonic, Tails, Knuckles e Amy Rose, e inimigos como o Dr. Eggman (Robotnik). Além do modo história singleplayer, o game terá um modo cooperativo local para até quatro pessoas.

Outra boa novidade do novo jogo de Sonic é a adição de sete novos poderes derivados das Esmeraldas do Caos. Essas habilidades podem ser utilizadas, inclusive, durante o multiplayer, com cada personagem ativando "poderes" diferentes entre as fases.

Os gráficos e novas fases

Durante a demo de Sonic Superstars que testamos durante o Play Days do Summer Game Fest, pudemos jogar em duas fases: Bridge Island e Speed Jungle. O visual 2D repaginado traz ao jogador uma sensação de ser um jogo clássico da franquia, mas com um toque mais atual que deve agradar diferentes gerações.

Com a nova aventura, Sonic e seus amigos partem para as Ilhas Northstar. Cheias de objetos interativos para explorar, algo que chama atenção é o cuidado com o design de cada uma das fases. Há diferentes formas de se chegar a diferentes lugares e coletar os populares rings (anéis ou argolas), além de encontrar os portais para as fases bônus. Também é preciso ficar atento com os caminhos escondidos no meio do mapa.

E elas não parecem ser muito extensas, também — pelo menos uns quatro minutinhos de gameplay podem render uma passagem tranquila. Existem elementos que podem dificultar um pouco a visibilidade, como o uso de névoa, mas nada que torne o jogo impossível, já que é algo pontual.

Sonic SuperstarsEm Sonic Superstars, algumas fases podem exibir névoa para atrapalhar a visibilidade de todo o cenário.

Aliás, ainda sobre as fases, o jogo promete apenas novidades para os jogadores. Essas são mudanças grandes e apelativas, mas em todas elas o jogador se sente em casa. É como falamos anteriormente: o jogo é nostálgico e representa bem a estética de Sonic, mas com novidades muito importantes.

A transição para o 3D é muito sutil e funciona bem demais. O jogo é primariamente em 2D e com elementos em 3D no level design, mas em algumas partes, como na hora de coletar as Esmeraldas do Caos, você já parte para um novo mundo que é fácil de jogar e confortável, visualmente falando.

Um exemplo mais simplificado disso é quando o personagem que você escolheu para jogar passa para o "plano de fundo" de uma fase. Ou, então, quando um monstro enorme passa destruindo parte do cenário, e você precisa apenas continuar correndo em linha reta e desviando de alguns obstáculos para não ser atingido.

O Sonic agora tem poderes

As Esmeraldas do Caos desempenham um papel importante para a jogatina em Sonic Superstars. A partir delas, os personagens podem desbloquear novas habilidades… ou poderes, mesmo.

Eu pude testar dois desses poderes depois de coletar duas Esmeraldas do Caos diferentes. Em uma delas, o Sonic ganhou a habilidade de se transformar em água para "escalar" cachoeiras, chegando a um nível mais alto da fase.

Sonic águaUm dos poderes de Sonic Superstars transforma o personagem em água.

Em outra, jogando com o Knuckles, o jogo introduziu um poder chamado "Avatar", que basicamente cria um monte de clones do personagem para confundir e atacar os inimigos que estão por perto. Assim como também já mencionamos anteriormente, essa mesma mecânica poderá ser explorada no modo cooperativo — que não estava disponível nessa demo, vale mencionar.

Aliás, também vale mencionar que esse modo multijogador pode ser utilizado durante toda a campanha de Sonic Superstars.

Os chefões

Além da jogabilidade clássica e fácil de se acostumar, o novo jogo conta também com os famosos "chefões" que já fazem parte da franquia. O mais clássico deles é o Dr. Eggman, que monta um robozão para atacar o Sonic. Essa foi uma luta um tanto fácil, logo de cara, mas eu senti que foi realmente uma demonstração básica do vilão.

Outros chefões também apareceram durante a nossa jogatina. Um deles era um robô que tinha dois braços que atravessam a tela inteira. Aqui, a Sega também adicionou elementos para que você utilize essa ferramenta para que o próprio robô se atacasse.

Sonic SuperstarsEntre as mecânicas de Sonic Superstars, o jogador pode usar as armas do inimigo para que ele mesmo se ataque.

Como esses chefões vão variando os seus ataques e poderes, é preciso também ter diferentes estratégias para contra-atacar. Tem um chefão que parece uma vespa que eu confesso que me deu um trabalhinho. Mas, no fim, foi só pegar o timing desses ataques para conseguir passar dele.

Sonic SuperstarsO jogo promete boss fights mais apelativas.

Sonic Superstars será lançado ainda em 2023, mas ainda não possui uma data específica revelada. O jogo será disponibilizado no PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S e X, Nintendo Switch e PC.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.