7 programas da TV aberta sobre videogame para relembrar

4 min de leitura
Imagem de: 7 programas da TV aberta sobre videogame para relembrar
Imagem: Você se lembra

A TV aberta brasileira tem espaço para programas bem variados em suas grades, e houve um tempo em que também podíamos encontrar alguns deles voltados para os fãs de videogames. Muitos marcaram época e ganharam diversos fãs de norte à sul do país, e é exatamente sobre eles que falaremos a seguir.

Prepare-se para embarcar em mais sessão nostalgia para relembrar momentos em que podíamos encontrar programas de TV sobre videogames – e sem pagar uma assinatura para acessar esse conteúdo.

1. Game TV

A TV Gazeta certamente pode ser considerada a pioneira quando o assunto é programas de TV sobre videogames. E tudo isso se deve ao Game TV, que estreou em 1993.

O programa em questão tinha uma identidade mais voltada para o público infantil, e até mesmo a forma de falar das apresentadoras tinha o intuito de passar as informações de maneira menos complicada.

De maneira geral, era um programa que ajudava a manter a galera atualizada sobre as novidades, especialmente no que diz respeito a aprender golpes de Street Fighter 2 ou mesmo acompanhar o detonado de um jogo num período em que a internet sequer sonhava em ser o que é atualmente.

2. Play Game

No ano de 1993, a Gazeta não foi a única emissora a pensar em programas de TV sobre videogames. Nessa mesma época, o SBT tratou de apostar em algo do gênero, tendo Gugu Liberato como o comandante do Play Game.

Diferente do que vimos no Gamer TV, a proposta do Play Game era um pouco mais competitiva, colocando os participantes para testar suas habilidades em diversos jogos da Sega (que era patrocinadora do programa) para Master System e Mega Drive ganhando alguns prêmios pelos seus feitos.

3. Clube do Hugo

Olha a Gazeta marcando presença mais uma vez nessa lista! Dessa vez com um programa que fazia diversas crianças e adolescentes ficarem grudados na TV no fim das tardes/começo das noites para ver algo relacionado a jogos.

Diferente dos outros programas de TV sobre videogames, o Clube do Hugo tinha uma pegada mais interativa. O público ligava para o programa (ou tentava, já que as linhas viviam ocupadas) para escolher um dos jogos protagonizados por Hugo, tendo como objetivo avançar pelas fases e fazer o maior placar para, ao final do programa, ganhar um prêmio.

Um detalhe importante é que o controle do jogo era o próprio teclado do telefone, criando um grau de interatividade muito à frente dos padrões da época. Isso sem contar o carisma de Hugo e suas frases clássicas – vai me dizer que já não veio na cabeça o "subindo a montanha, sem fazer manha".

4. Garganta e Torcicolo

Na mesma pegada do que vimos no Clube do Hugo, a MTV também embarcou na onda dos programas de TV sobre videogames com o Garganta e Torcicolo, que era apresentado por João Gordo e também convidava os participantes a disputar em um game utilizando o telefone.

Garganta e Torcicolo eram dois personagens que participavam de um game em que o objetivo era bater no adversário, matar ovelhas e desviar dos obstáculos que surgiam ao longo do caminho. O que, por si só, já mostra que esse programa era voltado para um público mais jovem.

5. G4 Brasil

Já em períodos mais recentes, outros programas de TV sobre videogames deram as caras nas emissoras abertas. A Band, por exemplo, conseguiu emplacar o saudoso G4 Brasil em sua programação por um bom período nos anos 2000.

Apresentado por Luciano Amaral (que havia passado por programas como Mundo da Lua e Castelo Rá-Tim-Bum) e Luiza Gottschalk, ele trazia informações variadas sobre jogos, incluindo análises, notícias e prévias para deixar o público bem informado sobre o mundo dos games.

6. Combo Fala + Joga


Ainda na Band, o Combo Fala + Joga era mais um programa que envolvia games, mas com uma proposta bem diferente da vista no G4 Brasil. Afinal, como o nome dá a entender, a proposta aqui era realmente jogar.

Também apresentado por Luciano Amara e Luiza Gottschalk, ele trazia alguns famosos para participar de entrevistas ao mesmo em tempo em que jogavam algum título de sucesso no momento. Por sinal, era uma proposta bem diferente para os padrões da época.

7. Zero1

Por fim, vamos finalizar essa lista com um dos poucos programas de TV sobre videogames a entrar na grade de programação da Rede Globo: o Zero1.

Comandado por Tiago Leifert, ele costumava passar nas madrugadas de sábado para domingo e trazia notícias, prévias e informações variadas sobre o mundo dos games, incluindo informações de competições de eSports – algo que até tem destaque na TV atualmente com programas específicos, mas apenas nos canais pagos.

Gostou do conteúdo? Temos certeza que seus amigos gamers também vão adorar ficar por dentro dessa boa dose de nostalgia de programas e jogos antigos. Então compartilhe em suas redes sociais!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.