Stardew Valley vale a pena? 6 motivos para jogar em 2023

3 min de leitura
Imagem de: Stardew Valley vale a pena? 6 motivos para jogar em 2023
Imagem: Divulgação/Steam

Stardew Valley é atualmente a maior referência quando se pensa em simuladores de fazendinha. O jogo indie de Eric "ConcernedApe" Barone começou como um "clone" de Harvest Moon, clássica franquia da Natsume que teve o auge do seu sucesso nas gerações do PSOne e PlayStation 2. No entanto, hoje o jogo chama a atenção pela sua densidade de conteúdo e tomou uma direção própria que o destaca da sua principal inspiração.

Disponível para PC, PlayStation, Xbox, Nintendo Switch e dispositivos Android e iOS, Stardew Valley foi lançado em 2016 e ainda hoje é um grande sucesso, com uma média de 35 mil jogadores apenas na plataforma Steam. Nas linhas a seguir, veja X motivos pelos quais vale jogar Stardew Valley em 2023.

Stardew Valley vai receber mais uma atualização

Ainda que o desenvolvedor ConcernedApe esteja trabalhando em seu próximo jogo, Haunted Chocolatier, Stardew Valley deve receber a atualização 1.6 em breve. Via Twitter, ele esclareceu que o objetivo da atualização é sobretudo deixar o jogo mais fácil de ser modificado pela comunidade. Ainda assim, ele garantiu que haverá novos conteúdos, incluindo diálogos inéditos com personagens.

Tem muito conteúdo e suporta mods

Stardew Valley é um excelente jogo para passar o tempo graças à sua quantidade de conteúdo, que tem recebido cada vez mais novidades a cada atualização. Isso envolve não apenas a tarefa de cuidar diariamente da própria fazenda, mas também conhecer NPCs e suas histórias, desvendar mistérios, participar de festivais, lutar contra criaturas misteriosas e muito mais.

Para deixar tudo ainda mais divertido, o jogo suporta modificações feitas pela comunidade. Muitas delas vão além da parte estética, como a adição de novas texturas, e literalmente expandem o mapa do jogo - incluindo personagens, eventos, estilos de fazenda e locais para serem explorados.

Tem multiplayer com tela dividida no PC e consoles

Uma das maiores diversões de Stardew Valley é jogar com amigos no modo multiplayer. Além do suporte ao multijogador online para até quatro pessoas, é possível iniciar uma partida localmente em tela dividida no PC e consoles. Esta é a melhor forma de reviver a infância e jogar com amigos no conforto do sofá de casa.

A história de Stardew Valley é grande e foi expandida na versão 1.5

A história de Stardew Valley traz conteúdo o suficiente para entreter o jogador por incontáveis horas, mas você sabia que ela ficou ainda maior com a atualização 1.5 de 2020? Além do objetivo principal de chegar ao terceiro ano da fazenda, o jogo traz inúmeros diálogos, eventos e até mesmo missões que desenvolvem seu relacionamento com os personagens do jogo.

Isso significa que, caso o jogador esteja dedicado a explorar cada cantinho de Stardew Valley e completar seus objetivos, ele passará facilmente das centenas de horas de jogo. O mais interessante de tudo é que o próprio jogador pode criar seus objetivos, como por exemplo deixar a fazenda ainda mais bonita. Isso faz dele um jogo rico em fator replay e a combinação perfeita para plataformas portáteis, incluindo Nintendo Switch e celulares.

Gameplay divertida e relaxante

Stardew Valley traz tudo o que há de melhor no gênero de simulação de fazenda. Até mesmo aqueles que não estão acostumados com jogos desse estilo podem ser fisgados rapidamente pelo loop de gameplay.

Além da tarefa de cuidar da colheita diariamente, a gameplay envolve mineração, diálogos com os personagens da vila, quebra-cabeças e até mesmo um sistema de combate, já que existem algumas ameaças à espreita. O sentimento de progressão dá um gás para que o jogador avance para o próximo dia instintivamente e isso faz de Stardew Valley um dos jogos mais divertidos da atualidade.

Stardew Valley está sempre em promoção

Como o jogo foi lançado há sete anos, é muito comum encontrar Stardew Valley com grandes descontos nas lojas digitais do PC e consoles. Na plataforma Steam, por exemplo, o jogo já apareceu à venda por apenas R$ 12,49.

Desta forma, vale visitar as lojas digitais, especialmente em épocas de ofertas sazonais, para garantir Stardew Valley pelo melhor preço possível. Ainda assim, vale notar que o preço comum do jogo não é muito caro: ele costuma ficar à venda por R$ 24,99 na loja digital da Valve. Outra dica é conferir a Nuuvem, já que ela costuma trazer ofertas ainda mais em conta em comparação à sua concorrente.

Esses são apenas alguns dos motivos para jogar Stardew Valley ainda em 2023. A experiência de ConcernedApe com certeza cativou um público fiel e chama ainda mais atenção para o seu próximo lançamento, Haunted Chocolatier. Até lá, vale se divertir neste que é um dos melhores simuladores de fazenda já lançados.

--

Imagem: Jogo Stardew Valley, Nintendo Switch
Imagem: Tecmundo Recomenda

Jogo Stardew Valley, Nintendo Switch

Crie a fazenda dos seus sonhos em 5 mapas diferentes, crie animais, cultive plantações, comece um pomar e construa seu próprio maquinário

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.