Phil Spencer fala sobre lançamento de Redfall: 'decepcionado'

2 min de leitura
Imagem de: Phil Spencer fala sobre lançamento de Redfall: 'decepcionado'
Imagem: Divulgação/Bethesda

Lançado nesta última terça-feira (2), Redfall era uma das principais bandeiras da marca Xbox para agitar seu catálogo de títulos exclusivos em 2023. No entanto, a recepção ao jogo foi muito aquém do esperado, de modo que ele obteve notas 58 (PC) e 62 (Xbox Series X|S) no Metacritic — que é o principal agredador de críticas da mídia especializada.

Em razão disso, Phil Spencer, chefe da Microsoft Gaming, comentou pela primeira vez sobre o estado de Redfall após seu lançamento e pediu desculpas aos fãs em sua recente participação no podcast Kinda Funny Games nesta quinta-feira, 4.

"Não há nada mais difícil para mim do que decepcionar a comunidade Xbox e apenas assistir a comunidade perder a confiança e se desapontar. Eu estou decepcionado, estou chateado comigo mesmo", disse o chefe da divisão de games da Microsoft.

Para dar contexto, Phil Spencer relembra de como havia sido prometido que o jogo entregaria uma performance a 60 quadros por segundo nos consoles na época do anúncio, algo que acabou não acontecendo na versão completa nos consoles. "Esse foi meio que um soco no queixo, com razão, algumas semanas atrás", reconhece.

A responsabilidade do Xbox

Ainda de acordo com Phil Spencer, ele é um grande apoiador da desenvolvedora Arkane Austin e elogiou seu histórico de lançamentos, que inclui títulos como Dishonored, Prey e Deathloop. No entanto, ele também reconhece que a marca Xbox "poderia ter feito mais" no sentido de prestar assistência no desenvolvimento do jogo e "estabelecer expectativas" para o que um jogo first-party deve entregar.

"Quando adquirimos estúdios, há jogos que já estão em desenvolvimento e coisas que estão em estágio muito inicial ou sequer foram concebidas ainda. Eu acho que temos de melhorar nosso envolvimento em jogos que estão no meio da produção quando se tornam parte do Xbox", disse Phil Spencer.

Vale lembrar que Redfall estava originalmente previsto para 2022, mas acabou adiado por ser "muito ambicioso" e para passar pelo polimento devido. Ainda assim, Phil Spencer não acredita que mais um adiamento seria a solução. "Acho que é muito simplista dizer 'ei, se você tivesse apenas adiado por [mais] três meses, o núcleo criativo do jogo teria entregue algo diferente do que foi", explicou.

"Mas eu também sei que esses jogos custam US$ 70, e eu vou assumir toda a responsabilidade por um lançamento que precisa ser ótimo. Decepcionamos muitas pessoas esta semana com o lançamento do jogo, mas continuaremos para se esforçar. Nós precisamos - é disso que se trata a criatividade”, concluiu.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.