10 jogos que completam 30 anos em 2023

3 min de leitura
Imagem de: 10 jogos que completam 30 anos em 2023
Imagem: Nintendo

Ainda neste ano, muitos títulos de peso chegaram às prateleiras, físicas e digitais. Entre eles, há alguns relançamentos de sucesso, como Resident Evil 4 Remake, que resgata com bastante capricho os detalhes mais amados de sua versão clássica. Porém, os próximos meses também marcarão importantes datas para o mundo dos jogos — especialmente para os fãs do Super Nintendo, Mega Drive e Game Boy!

Logo abaixo, nós selecionamos jogos queridos que completarão 30 anos de lançamento em 2023 — ou seja, esteja preparado para embarcar em mais uma viagem no tempo. Confira!

10. Aladdin (Super Nintendo e Mega Drive)

Os consoles da Quarta Geração, em 16 bits, receberam diversos jogos de plataforma cheios de qualidade. Muitos deles foram baseados em obras da Disney, acompanhando seu sucesso comercia. Notavelmente, um desses grandes nomes é Aladdin.

Um dado curioso é que, neste caso, empresas diferentes trabalharam nas versões destinadas a cada uma das plataformas, gerando dois jogos totalmente distintos. Qual deles é o melhor? Deixaremos essa resposta para vocês.

9. Star Fox (Super Nintendo)

Star Fox surpreendeu o público em seu lançamento, já que utilizava a capacidade do Super Nintendo para gerar gráficos muito diferentes do costumeiro nas plataformas da época.

Este é o primeiro título da franquia estrelada por Fox McCloud e seus amigos, mostrando todo o trajeto feito pela equipe até enfrentar o vilão Andross, em uma aventura consistente e repleta de desafios.

8. Cadillac and Dinosaurs (Arcade)

Jogos no estilo "briga de rua" (ou beat-em-up, em inglês) eram extremamente populares nos anos 1990. Um daqueles que ocupa lugar na memória de muitas pessoas é Cadillac and Dinosaurs.

Neste título, temos a oportunidade de escolher entre quatro personagens para lutar contra diversos inimigos e até mesmo dinossauros que se colocam no caminho, usando socos, armas de fogo e golpes especiais para superar os desafios.

7. The Legend of Zelda: Link's Awakening (Game Boy)

The Legend of Zelda: Link's Awakening foi uma das primeiras apostas da Nintendo com sua franquia de sucesso no mundo dos portáteis. E a Casa de Mario não mediu riscos aqui — afinal, não temos Zelda, Triforce e nem mesmo Hyrule nessa aventura.

No início desta aventura, Link está navegando pelos mares e vê seu barco atingido durante a tempestade, levando-o para uma ilha com habitantes novos — e prontos prontos para desafiar suas habilidades.

6. Doom (MS-DOS/PC)

Se você é fã de jogos de Tiro em Primeira Pessoa (FPS), agradeça a esse clássico lançado para o MS-DOS.

Doom apresentou diversos conceitos aproveitados em outros títulos no futuro, como a jogabilidade rápida e os temas mais maduros, sendo considerado por muitos como um dos lançamentos mais importantes para o gênero de FPS.

5. Secret of Mana (Super Nintendo)

Em mais um grande trabalho da Square Enix (que na época se chamava Squaresoft), os donos de um Super Nintendo tiveram a oportunidade de se divertir em um RPG de ação bastante único.

Talvez, a principal inovação apresentada em Secret of Mana foi se tratar de um RPG em que três pessoas podiam compartilhar a partida ao mesmo tempo — o que certamente rendeu momentos épicos e muitos inimigos derrotados na jornada, até o aguardado confronto final em Mana Fortress.

4. Mortal Kombat 2 (fliperama)

Com o sucesso alcançado por Mortal Kombat nos fliperamas, era de se esperar que o título teria uma sequência, lançada em 1993.

Além de fases inéditas e novas mecânicas (como os Babalities e Friendships), Mortal Kombat 2 também trouxe novos personagens para a tela de seleção, como Reptile, Jax e Kitana.

3. Super Mario All-Stars (Super Nintendo)

Ganhando o coração do público sem esforços, a coletânea dos jogos mais queridos da franquia Super Mario chegou em 1993.

Sem pensar duas vezes, um dos maiores destaques deste pacote é o remake de Super Mario Bros. 3, considerado por muitos até hoje como um dos melhores jogos estrelados pelo encanador bigodudo.

2. NBA Jam (Mega Drive e Super Nintendo)

A franquia NBA continua na ativa até hoje, e NBA Jam foi um dos jogos que fez um baita sucesso quando chegou às lojas em 1993.

Tudo no título funcionava bem, o tornando um favorito entre os fãs de basquete e sendo muito disputado em locadoras de jogos no fim de semana.

1. Mega Man X (Super Nintendo)

Fechando nossa lista, temos um título que dispensa muitas apresentações e está no coração de muitos jogadores até hoje: Mega Man X.

Mega Man X evoluiu diversas mecânicas vistas nos jogos anteriores do robozinho azul, tornando a jogabilidade mais complexa e também divertida. Além disso, a trama inicia um novo arco, que deixa Dr. Willy para trás e abraça outros vilões ao longo da saga.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.