Mortal Kombat: 12 melhores fatalities da história da franquia de luta

5 min de leitura
Imagem de: Mortal Kombat: 12 melhores fatalities da história da franquia de luta
Imagem: NetherRealm

Mortal Kombat 12 será anunciado e lançado ainda em 2023, marcando mais um capítulo numerado da clássica saga de jogos de luta da NetherRealm. Enquanto a franquia ganhou adaptações para cinema, TV e internet, os games ainda são o grande carro-chefe da marca, protagonizando momentos marcantes em várias de seus lançamentos.

Entre os elementos mais tradicionais de Mortal Kombat, um deles se destaca: o Fatality, golpe especial e brutal usado pelo vencedor da partida e que é ativado por uma sequência de movimentos. Para comemorar a chegada de mais um jogo da série, separamos 12 dos melhores fatalities dos mais de 30 anos de franquia, entre golpes clássicos, nojentos e criativos.

1. O clássico de Sub-Zero (MK1)

O primeiro jogo da franquia, lançado para fliperamas em 1992, já trazia o Fatality como recurso. A lista de personagens não era vasta e as limitações técnicas e orçamentárias não permitiam grandes efeitos, mas a equipe liderada por John Tobias e Ed Boon criou desde o início finalizações memoráveis.

Mortal Kombat (1992)Mortal Kombat (1992)Fonte:  NetherRealm 

Uma das mais clássicas é a de Sub-Zero em Mortal Kombat. Sem utilizar os poderes de gelo (isso foi adicionado na recriação do Fatality em jogos posteriores), o ninja simplesmente remove a cabeça do oponente com um gancho juntamente com a sua espinha, exibindo o troféu ao jogador. Foi um dos golpes mais usados como argumento para a criação de classificações indicativas mais restritivas nos EUA. Para reviver esse clássico sangrento, assista no YouTube a versão completa.

2. O dragão de Liu Kang (MK2)

Mortal Kombat II (1993)Mortal Kombat II (1993)Fonte:  NetherRealm 

Esse é um dos fatalities mais icônicos da franquia por vários motivos. Além de envolver Liu Kang, um dos lutadores de maior longevidade na saga, o golpe traz a "animalidade" do personagem, que simplesmente se transforma em um dragão e devora metade do inimigo. Um golpe menos complexo que outros da lista, mas tão clássico que foi até adaptado nos cinemas no infame Mortal Kombat: Aniquilação. Assista no YouTube a versão clássica do fatality.

3. O 'beijo' de Mileena (MK2)

Mortal Kombat II (1993)Mortal Kombat II (1993)Fonte:  NetherRealm 

A personagem era um grande mistério para os jogadores e tinha um segredo mortal: ela é metade tarkatan, a mesma espécie de Baraka, com uma boca cheia de dentes afiados. Nesse Fatality clássico, ela parece querer apenas dar um beijo no oponente, mas termina engolindo o adversário e cuspindo todos os ossos em poucos segundos. Ao final, ela coloca novamente o véu para esconder a aparência. Assista no YouTube.

4. A face de Scorpion (Ultimate Mortal Kombat 3)

Ultimate Mortal Kombat 3 (1995)Ultimate Mortal Kombat 3 (1995)Fonte:  NetherRealm 

Outro golpe bastante simples, porém clássico. Scorpion tira a máscara, revela a face em formato de esqueleto e carboniza o inimigo com uma explosão. Esse Fatality foi repetido em vários jogos, mas em UMK3 os efeitos visuais e sonoros do 2D do game estão no auge, incluindo os gritos e expressões de pavor do aversário. Assista a esse clássico da franquia completo no YouTube.

5. Leg Beat de Quan Chi (MK4)

Mortal Kombat 4 (1997)Mortal Kombat 4 (1997)Fonte:  NetherRealm 

O feiticeiro Quan Chi é um dos inimigos mais cruéis da franquia, e isso é demonstrado na prática com o seu Fatality em Mortal Kombat 4, que marca a estreia do personagem como selecionável. No movimento, ele arranca a perna do oponente e usa ela como arma para espancar o adversário no chão. O movimento virou marca registrada e foi recriado em jogos seguintes.  O vídeo completo do fatality pode ser visto no YouTube.

6. Os tiros de Coringa (Mortal Kombat vs. DC)

MK vs. DC Universe (2011)MK vs. DC Universe (2011)Fonte:  NetherRealm 

O jogo não é dos mais elogiados, mas o grande vilão do Batman mostra toda a sua crueldade nessa finalização. O Coringa começa brincando com uma arma falsa, mas logo tira um revólver do paletó e atira de verdade no oponente — tudo de forma insana, crua e violenta, assim como o personagem. Você pode conferir no YouTube o fatality completo do palhaço do crime.

7. A serra de Kung-Lao (MK9)

Mortal Kombat 9 (2011)Mortal Kombat 9 (2011)Fonte:  NetherRealm 

Um Fatality criativo e brutal. Kung Lao sempre usou o chapéu com lâminas nas bordas como forma de ataque, mas não com a crueldade desse movimento. Aqui, o monge transforma o acessório em uma serra circular e, em seguida, divide o oponente ao meio, exibindo as duas metades cortadas. No jogo seguinte, uma variante do golpe faz algo parecido com o rosto do inimigo. Assista no YouTube, se tiver coragem, a edição completa presente em Mortal Kombat 9.

8. O clone de Noob Saibot (MK9)

Mortal Kombat 9 (2011)Mortal Kombat 9 (2011)Fonte:  NetherRealm 

Poucos golpes causam tantas reações e caretas do público quanto esse Fatality de Noob Saibot. Aqui, ele convoca o seu clone de sombra e separa o oponente ao meio, com cada um puxando por uma das pernas. Simples, porém eficiente e um favorito da comunidade. Assista no YouTube.

9. A selfie de Cassie Cage (MKX)

Mortal Kombat X (2015)Mortal Kombat X (2015)Fonte:  NetherRealm 

A filha de Johnny Cage e Sonya Blade herdou os golpes diretos da mãe e o bom humor do pai. Nesse movimento, ela destrói a mandíbula do oponente e tira uma selfie com ele. Parece simples, mas a personagem então publica o retrato em uma rede social ("Friendships", brincando com outro tipo de finalização da franquia) que é cheia de piadas e referências da saga. Assista ao take completo no YouTube.

10. O 'trabalho interno' de Ermac (MKX)

Mortal Kombat X (2015)Mortal Kombat X (2015)Fonte:  NetherRealm 

É interessante acompanhar a reviravolta de Ermac, que passou de um ninja de relativamente pouco desenvolvimento para um personagem assustador nos jogos mais recentes da franquia. E o seu Fatality nesse jogo mostra toda a sua crueldade e poderes sobrenaturais, removendo o intestino do oponente pela boca e esmagando as vísceras. Assista no YouTube, mas prepare seu estômago.

11. A atuação de Johnny Cage (MK11)

Mortal Kombat 11 (2019)Mortal Kombat 11 (2019)Fonte:  NetherRealm 

Johnny Cage é um dos personagens com maior liberdade criativa nas finalizações, misturando crueldade com referências ao mundo do entretenimento e seu papel como astro de ação com o ego inflado. Esse golpe mostra o lutador tentando três vezes arrancar a cabeça do oponente com um gancho, como se ele estivesse em um set de filmagem. Mas, no fundo, ele é também uma grande piada e homenagem a um bug do primeiro jogo, que fazia três cabeças saírem voando no Fatality do personagem. Você pode ver esse fatality digno de Oscar no YouTube.

12. A nova espécie de D'Vorah (MK11)

Mortal Kombat 11 (2019)Mortal Kombat 11 (2019)Fonte:  NetherRealm 

A personagem que lida com insetos tem um dos golpes finais mais nojentos e perturbadores em termos de horror corporal. O que já parecia bizarro o suficiente atinge outro patamar quando o inimigo de D'Vorah vira um animal de dentro para fora, primeiro com as patas brotando do peito até a cabeça que surge no lugar da original. Se você não tem medo de insetos, o fatality completo pode ser visto no YouTube.

...

Vale lembrar que a lista foi separada por ordem cronológica e não é definitiva: cada jogador tem o seu ranking favorito de finalizações na franquia. Porém, alguns continuam na memória de toda a comunidade mesmo anos após o lançamento dos jogos. Qual o seu favorito da série? Compartilhe com a gente!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.