Vita3K, emulador do PS Vita para Android, chega em 12 de fevereiro

1 min de leitura
Imagem de: Vita3K, emulador do PS Vita para Android, chega em 12 de fevereiro
Imagem: MiNe (WikiCommons)

O Vita3K se auto-intitula "o primeiro emulador funcional de PlayStation Vita do mundo". Depois de um bom tempo de desenvolvimento, o emulador agora tem uma data de estreia oficial: dia 12 de fevereiro. Ele será disponibilizado para download como APK em seu site oficial e no grupo de Discord do Vita3K.

Como sabemos, o cenário de emuladores é uma área experimental em constante transformação. Assim, é importante conferir os requisitos mínimos para rodar o Vita3K com qualidade no seu celular Android e a lista de jogos atualmente suportados pelo emulador.

Requisitos para usar o Vita3K:

  • Processador ARM64 de 64bits
  • GPU com Vulkan 1.0
  • Android 7.0 ou superior

Para conferir em detalhe as capacidades do seu processador, é recomendado o uso de algum app especializado, como o CPU-Z. A título de exemplo, o Snapdragon 6 Gen 1 é um processador intermediário que teoricamente seria compatível com o Vita3K.

Os SoCs da Qualcomm são os mais recomendados para o uso do emulador, segundo seus próprios desenvolvedores. Ele foi criado usando um Poco F3, com Snapdragon 870, inclusive.

A lista de jogos compatíveis é um tanto extensa, e eles aparecem em diferentes níveis de suporte. É interessante conferir o site oficial para ver se o que você quer jogar roda bem no emulador. A página lista os jogos que não rodam de jeito nenhum, os que funcionam mais ou menos em diferentes níveis e os que são completamente jogáveis.

Persona 4 fez sua fama PS Vita.Persona 4 fez sua fama PS Vita.Fonte:  Vita3K 

É interessante reiterar que, pelo menos no primeiro momento, o Vita3K não chegará à Play Store do Android. Ele deve ser baixado como APK no site oficial ou no grupo do Discord, quando fizer sua estreia no domingo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.