Software permite rodar PS Vita de forma nativa no Nintendo Switch

1 min de leitura
Imagem de: Software permite rodar PS Vita de forma nativa no Nintendo Switch
Imagem: Modern Vintage Gamer (YouTube)

Sergi Granell é um desenvolvedor espanhol que está desenvolvendo um software  que permite que aplicativos do PlayStation Vita rodem no Nintendo Switch. Jogos ainda não são compatíveis, mas demos técnicas são.

Não se trata de emulação. Como as CPUs dos dois consoles são baseadas na arquitetura ARM, é possível escrever um código que traduza as instruções da CPU do PS Vita para a CPU do Switch. Assim, o console da Nintendo consegue executar as instruções nativamente. O código de Granell faz exatamente isso, como demonstrado neste vídeo:

O nome do código é "vita2hos", uma contração de "Vita 2 Horizon OS" ("Vita para o sistema operacional Horizon"). "Horizon" é o codinome do sistema operacional do Switch.

Entretanto, o vita2hos ainda está no começo do desenvolvimento. Para que o código consiga executar jogos completos, há uma série de desafios pela frente. Por exemplo: ainda que as CPUs dos consoles sejam semelhantes, as GPUs são bem diferentes — o que torna a tradução de shaders em um processo difícil.

O código atual está amplamente documentado na página de Granell no GitHub. Além de instruções sobre como rodar o vita2hos, também é possível baixar o código-fonte e fazer modificações.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.