Soldados reais usam tática de Metal Gear Solid para enganar robôs militares

1 min de leitura
Imagem de: Soldados reais usam tática de Metal Gear Solid para enganar robôs militares
Imagem: Konami/Reprodução

Taí uma notícia que você provavelmente não esperava ver: como visto na premiada série Metal Gear Solid, soldados norte-americanos provaram que a inusitada tática de se esconder dentro de caixotes realmente funciona. Pelo menos contra robôs. É sério!

A revelação foi feita recentemente no Twitter, onde um editor do periódico The Economist publicou trechos de um livro sobre o uso de inteligência artificial pelos militares nos Estados Unidos. As páginas fotografadas e postadas na rede social contam uma história sobre como um grupo de soldados recebeu a missão de ajudar a treinar o algoritmo de detecção de humanos usado em robôs militares.

No começo, ao longo de seis dias, oito soldados deviam apenas ficar nas proximidades dos robôs para serem identificados pela IA. No sétimo dia, porém, alguém decidiu que era hora de mudar um pouco a dinâmica, e agora os soldados deviam evitar a todo custo serem reconhecidos pelos robôs.



Nesta etapa do teste, os oito soldados tinham a seguinte missão: começando de um ponto bastante distante do maquinário, eles deviam se aproximar do robô sem que a inteligência artificial fosse capaz de detectá-los. Todos conseguiram cumprir a tarefa usando formas bastante criativas de "burlar" o sistema da inteligência artificial, como um dos soltados que segurou galhos e foi se aproximando lentamente do robô, fingindo ser uma árvore. Mas quem realmente se destacou foi uma dupla que resolveu usar uma tática bastante conhecida dos gamers: a boa e velha caixa de papelão.

Os dois soldados se enfiaram debaixo de um caixote e simplesmente caminharam até o robô. No livro, uma das pessoas presentes no teste diz que era possível ouvir a dupla rindo o tempo todo e ainda assim o robô não identificou a chegada dos humanos. Obviamente, a inteligência artificial usada nos testes ainda estava sendo configurada, aprendendo a ler padrões de humanos andando e correndo, por exemplo. Então é claro que qualquer tática que envolvesse se esconder da IA provavelmente funcionaria — mas tiramos o chapéu para a dupla que pensou fora da caixa (rá!) e optou pela tática de Snake usando um caixote de papelão.

Escrito por Paul Scharre, Four Battlegrounds: Power in the Age of Artificial Intelligence, o livro em questão, ainda não chegou às prateleiras e tem lançamento previsto para o dia 28 de fevereiro.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.