Valve quer fazer um Steam Controller 2

1 min de leitura
Imagem de: Valve quer fazer um Steam Controller 2
Imagem: Valve

Provavelmente não tem muita gente esperando por isso, já que o primeiro não foi exatamente um sucesso de vendas, mas a Valve gostaria de poder desenvolver uma nova versão Steam Controller.

Durante uma entrevista para o site The Verge, os designers do Steam Deck, Lawrence Yang e Pierre-Loup Griffais, falaram sobre o sucesso do portátil e sobre os planos para o futuro do aparelho, que utiliza certos elementos introduzidos no Steam Controller, como as superfícies de toque.

Em determinado momento, Yang afirmou que a equipe tem interesse em desenvolver em um possível Steam Controller 2. "Sim, queremos fazer isso acontecer", afirma. Segundo ele, "é só uma questão de como e quando" trabalhar no sucessor do acessório, lançado originalmente em 2015, mas descontinuado em 2019.

O Steam Controller surgiu em 2015 com propostas interessantes, mas não fez muito sucesso e foi descontinuado em 2019 (Divulgação)O Steam Controller surgiu em 2015 com propostas interessantes, mas não fez muito sucesso e foi descontinuado em 2019 (Divulgação)Fonte:  Valve 

Embora este projeto não esteja nos planos oficiais atualmente, Yang acredita que deve acontecer em algum momento. "Eu acho que é provável que a gente explore isso, porque é algo que queremos também. No momento estamos focados no Deck, então é meio parecido como a questão do microconsole: é definitivamente algo com o qual estaríamos empolgados para trabalhar com terceiros ou para nós mesmos explorarmos", diz.

O "microconsole" em questão foi uma referência às Steam Machines, aparelhos com os quais os usuários podiam usar a Steam na TV — outro projeto que falhou no passado, mas que a Valve tem interesse em reviver de alguma forma.

Embora os designers não acreditem que seja algo que a própria companhia fizesse, eles acham que há possibilidade de o conceito ser adotado por outras empresas, se o SteamOS se tornar mais popular. Vale lembrar que o conceito das Steam Machines também foi implementado no Deck, que pode ser ligado à televisão.

O Steam Deck conta com elementos introduzidos originalmente no Steam Controller e nas Steam Machines (Divulgação)O Steam Deck conta com elementos introduzidos originalmente no Steam Controller e nas Steam Machines (Divulgação)Fonte:  Valve 

Hardware de sucesso

Por enquanto, tudo isso segue apenas no campo das ideias, mas é possível que tomem forma no futuro, com o sucesso do portátil, que até mesmo inspirou grandes mudanças no modo Big Picture, do Steam, que agora apresenta uma interface mais parecida com a vista no aparelho.

Além disso, também vale lembrar que Gabe Newell, o chefão da Valve, chegou a confirmar que a companhia pensa no eventual Steam Deck 2, então quem sabe quais outros projetos a empresa tem guardados nas mangas.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.