The Last of Us e Fallout viram ilegais na Rússia por 'propaganda LGBT'

1 min de leitura
Imagem de: The Last of Us e Fallout viram ilegais na Rússia por 'propaganda LGBT'
Imagem: Kremlin/Reprodução

O Presidente Vladimir Putin aprovou uma lei que torna ilegais vários jogos na Rússia, incluindo títulos e séries famosas como Assassin's Creed, The Last of Us, Life is Strange, Fallout, Overwatch e muitos outros.

A ilegalidade em questão se dá por conta da expansão de uma antiga lei aprovada originalmente em 2013 que proibia a "propaganda LGBT" em quaisquer mídias direcionadas ao público infantil. Agora, esta lei foi expandida e passa a proibir também para o público adulto qualquer menção ou exibição de "atividades sexuais não-tradicionais", tornando qualquer mídia com conteúdo gay essencialmente ilegal no país.

De acordo com o PC Gamer, a política russa Yana Lantratova divulgou uma lista de jogos com conteúdo gay em novembro deste ano. Dentre os títulos listados estavam vários jogos da série Assassin's Creed, Borderlands, Divinity: Original Sin 2, Dragon Age, Life Is Strange, The Last of Us, Fallout, Apex Legends, RimWorld, Overwatch, The Sims e mais uma porção de games. Todos eles agora são proibidos, de acordo com a atualização da lei.



Qualquer indivíduo que seja pego exibindo ou divulgando estes jogos no país a partir de agora está sujeito a pagar multas de aproximadamente 400 mil Rublos russos (algo em torno de R$ 33,1 mil em conversão direta). No caso das empresas, a multa pode subir para valores de até 5 milhões de Rublos russos (aproximadamente R$ 413,9 mil).

Falando ao periódico Moscow Times, ativistas afirmam que a nova lei atualizada é tão vaga que poderia, por exemplo, basicamente banir toda e qualquer mídia que mostre pessoas reais ou personagens gays. À Reuters, outros ativistas apontam que  donos de bares gays e organizadores de eventos LGBTQ+ agora estarão proibidos de fazer qualquer publicidade para seus negócios. Eles também ressaltam que até mesmo demonstração de afeto entre adultos gays poderia ser contra a lei a partir de agora.

Ainda não se sabe qual será o verdadeiro impacto da nova lei no país, já que o texto bastante vago sobre "propagada gay" ainda precisa ser testado na corte russa — mas as perspectivas não parecem boas.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.