Como jogar Assassin's Creed em ordem cronológica?

8 min de leitura
Imagem de: Como jogar Assassin's Creed em ordem cronológica?
Imagem: Ubisoft

Apresentada através de diversas fases históricas e muitas figuras importantes, a saga da franquia Assassin's Creed apresentou a batalha entre Assassinos e Templários ao longo de gerações, alternando entre o passado e o presente.

E embora seja possível aproveitar todos os jogos seguindo apenas a ordem de lançamento de cada um deles, não deixa de ser uma ideia muito interessante curti-los na ordem cronológica correta e acompanhar exatamente como esta batalha começou. Pensando nisso, preparamos uma lista colocando os games conforme a linha temporal, que pode ser conferida abaixo.

Como jogar Assassin's Creed em ordem cronológica?

1. Assassin’s Creed Odyssey (431-404 AEC)

Lançado em 2018, Odyssey traz a jornada de um descendente de Leônidas - rei espartano e líder dos famosos “300” - em busca de vingança contra a Ordem dos Antigos, um culto secreto responsável pela destruição de sua família, capaz de controlar tudo das sombras e os ancestrais dos Templários.

Disponível para: Xbox One, PS4, Nintendo Switch e PC.

2. Assassin’s Creed Origins (49-43 AEC)

Centenas de anos após os acontecimentos de Assassin's Creed Odyssey, acompanhamos a história de Bayek de Sewa, um Medjay do Egito Antigo que jurou defender o povo, apenas para ver sua vida mudar completamente quando a Ordem dos Antigos o obriga a sacrificar seu único filho.

Determinado a destruir o culto, Bayek se lança em uma grande campanha, percebendo ao longo do processo que o mundo precisa de um grupo capaz de proteger a paz e a liberdade através das sombras, fundando então Os Ocultos, que com o passar do tempo irão se tornar a Irmandade dos Assassinos.

Disponível para: Xbox One, PS4 e PC.

3. Assassin’s Creed Valhalla (872-878 EC)

Assassin's Creed: Valhalla ocorre muitos séculos após os eventos de Origins, e mesmo apresentando alguns detalhes sobre a contínua guerra entre os Ocultos e a Ordem dos Antigos, este confronto acaba ficando em segundo plano, com o foco sendo o protagonista e sua jornada.

Disponível para: Xbox One, Xbox Series X|S, PS4, PS5 e PC.

4. Assassin’s Creed: Altair’s Chronicles (1190 EC)

Assassin's Creed: Altair's Chronicles acompanha os esforços de Altair, um membro respeitado da Irmandade e protagonista do primeiro jogo da franquia, para proteger Adha, seu primeiro amor, enquanto a mulher foge tanto dos Assassinos quanto dos Templários.

Disponível para: Android e iOS.

5. Assassin’s Creed (1191 EC)

Lançado há quase 15 anos, o primeiro jogo da franquia tinha o complexo trabalho de explicar toda a trama da batalha milenar entre Assassinos e Templários, sem se tornar cansativo para o público, alternando entre presente e passado conforme apresenta a história de Desmond Miles e seu ancestral, o sírio Altair Ibn-La'Ahad.

Enquanto Desmond tenta escapar das garras da Abstergo, seu antepassado está em uma jornada para se redimir por seus erros e reconquistar sua posição, precisando executar nove líderes da Ordem dos Templários e descobrindo no processo conspirações que mudarão para sempre o rumo dos Assassinos.

Disponível para: Xbox 360, PS3 e PC.

6. Assassin’s Creed Bloodlines (1191 EC)

Assassin's Creed Bloodlines encerra a saga de Altair, agora um mentor da Irmandade, explicando a união com sua esposa e a continuação de sua linhagem que eventualmente chega em Ezio, o famoso protagonista de Assassin’s Creed II.

Disponível para: PSP

7. Assassin’s Creed II (1476-1499 EC)

Enquanto a trama de Desmond continua a se desenrolar no presente, avançamos cerca de trezentos anos nos eventos passados, chegando ao período do Renascimento e conhecendo o carismático e nobre italiano Ezio Auditore da Firenze, que depois de ver o pai e irmãos sendo executados em praça pública após serem acusados injustamente por traição, acaba descobrindo o segredo de suas origens e se tornando um membro dos Assassinos para vingar sua família.

Disponível para: Xbox 360, Xbox One, PS3, PS4, Nintendo Switch e PC.

8. Assassin’s Creed II: Discovery (1491 EC)

Com um formato sidecroller, Assassin's Creed: Discovery não oferece a mesma mobilidade e liberdade dos outros títulos da franquia, porém ajuda aos jogadores a entenderem mais sobre Ezio e seu tempo como um Assassino, mostrando sua capacidade de pensar por si mesmo e tomar decisões complexas sob pressão conforme avança por diferentes missões.

Disponível para: Nintendo DS e iOS.

9. Assassin’s Creed Brotherhood (1499-1507 EC)

Em busca de um artefato importante, Demond precisa acessar novamente as memórias de Ezio, agora já considerado um verdadeiro mestre na Irmandade, e acreditando que seus dias de vingança contra os Borgia finalmente tinham ficado para trás.

Porém, ele logo descobre que esse não é o caso, quando Cesare Borgia, líder dos Templários e filho do Papa, leva um imenso exército para sua cidade, causando muita destruição e a morte de seu tio, o que obriga Auditore a fugir para Roma e se encontrar com outros assassinos, para vingar a morte de seus companheiros e liberdade para o povo.

Disponível para: Xbox 360, Xbox One, PS3, PS4 e PC.

10. Assassin’s Creed Revelations (1511-1512 EC)

Após eventos chocantes no final de Brotherhood, Desmond precisa acessar uma última vez as memórias de Ezio durante sua viagem para Constantinopla do século 16, em uma busca para encontrar um artefato escondido pelo antepassado dos dois, Altair.

Assasin's Creed Revelations é o final da saga de Auditore, contando com uma cena que conecta os três homens e aborda o verdadeiro propósito dos Assassinos, que o leva a ser considerado o jogo mais importante da franquia.

Disponível para: Xbox 360, Xbox One, PS3, PS4 e PC.

11. Assassin’s Creed Chronicles: China (1526 AD)

O primeiro do três Chronicles apresenta Shao Jun, uma ex-discípula de Ezio que retorna à China para se vingar dos Oito Tigres, Templários responsáveis por exterminar a Irmandade chinesa e corromper o Imperador.

Disponível para: Xbox One, PS4, PS Vita e PC.

12. Assassin’s Creed IV: Black Flag (1715-1722 EC)

Lançado em 2013, Assassin’s Creed IV: Black Flag foi o primeiro título da série principal a não apresentar Desmond revivendo as memórias de seus antepassados, e sim uma tentativa da Abstergo de reescrever a história para que os Templários parecessem heroicos.

Por mais que a batalha entre as duas organizações tenha ficado em segundo plano, este game chamou a atenção por inaugurar a mecânica de combates com navios. Sua trama ocorre durante a era de ouro da pirataria no Caribe no século 18, e o protagonista, Edward Kenway, tem uma ligação direta com o antagonista e personagem principal de AC III.

Disponível para: Xbox 360, Xbox One, PS3, PS4, Wii U, Nintendo Switch e PC.

13. Assassin’s Creed: Freedom Cry (1735-1737 EC)

Lançado inicialmente como uma DLC e depois se tornando um jogo independente, Freedom Cry se passa 20 anos após os eventos de Black Flag, mostrando a jornada de Adewale, ex quartel-mestre de Edward, que após naufragar no Haiti passa a combater o tráfico de escravos e se torna um dos Assassinos mais reverenciados.

Disponível para: Xbox 360, Xbox One, PS3, PS4, Nintendo Switch e PC.

14. Assassin's Creed: Rogue (1752-1776 EC)

Em Rogue conhecemos Shay Cormac, um ex-assassino que se junta aos Templários quando a Irmandade perde seu foco, passando a matar pessoas inocentes para alcançar os objetivos para o bem maior. A conclusão deste jogo está conectada diretamente com Assassin's Creed Unity e também abre o caminho para a trama de AC III na América.

Disponível para: Xbox 360, Xbox One, PS3, PS4, Nintendo Switch e PC.

15. Assassin’s Creed III (1754-1783 EC)

Assassin's Creed III traz o desfecho do arco de Desmond, com as partes do passado sendo ambientadas durante a Revolução Americana, apresentando o meio inglês e meio mohawk Connor em sua batalha para impedir que os templários liderados por seu pai e filho de Edward Kenway, Haytham, assumam o controle da nova nação.

Disponível para: Xbox 360, Xbox One, PS3, PS4,  Wii U, Nintendo Switch e PC.

16. Assassin's Creed III: Liberation (1765-1777 EC)

Lançado junto com Assassin's Creed III em 2012, Liberation trouxe a primeira protagonista mulher para a série, Aveline de Grandpré, e sua luta contra os Templários de Nova Orleans durante o final da Guerra Franco-Indígena no século 18.

Sua jogabilidade se concentra na furtividade social, permitindo que a personagem principal troque de roupas para se misturar melhor entre as pessoas ou lutar com mais facilidade. Connor também aparece no título, e mesmo ainda não sendo um Assassino tão poderoso quanto Aveline, ajuda a companheira por um tempo em sua jornada.

Disponível para: Xbox 360, Xbox One, PS3, PS Vita, PS4, Nintendo Switch e PC.

17. Assassin's Creed Unity (1776-1800 EC)

Quando Assassin's Creed Unity saiu em 2014, recebeu diversas críticas negativas devido a diversos bugs, mas as atualizações de correção resolveram este o problema e o tornaram uma adição interessante para a franquia.

Sua trama é ambientada na Revolução Francesa e acompanha o nobre Arno Dorian, um Assassino que não só precisa enfrentar os Templários como proteger o povo e seu grande amor em um momento no qual a Irmandade mais uma vez perdeu seu caminho.

Disponível para: Xbox One, PS4 e PC.

18. Assassin's Creed Chronicles: India (1841 EC)

Ambientado em 1841, durante a guerra entre o Império Sikh e a East India Trading Company, a segunda aventura da série Chronicles segue os esforços do Assassino Arbaaz Mir para resgatar seus camaradas sequestrados pelos Templários, incluindo seu mentor e amigo.

Disponível para: Xbox One, PS Vita, PS4 e PC.

19. Assassin's Creed Syndicate (1868 EC)

Situado na Inglaterra Vitoriana, o título apresenta uma época na qual a Irmandade perdeu muito de seu poder. Seus protagonistas, os gêmeos Jacob e Evie Frye, estão em uma busca para vingar seu pai e ainda restaurar o poder dos Assassinos em Londres.

Sendo um dos jogos da franquia mais próximos dos tempos atuais, Syndicate trouxe conteúdos adicionais interessantes com figuras famosas como Jack, o Estripador e Sir Arthur Conan Doyle.

Disponível para: Xbox One, PS4 e PC.

20. Assassin's Creed Chronicles: Russia (1918 AD)

O último capítulo da série Chronicles gira em torno de Nikolai Orelov, um assassino que está planejando em se aposentar e deixar o país com sua família devido à Revolução de Outubro, mas acaba mudando de ideia após sua última missão, quando se infiltra na casa do Czar em busca de um objeto e acaba testemunhando Templários da polícia secreta bolchevique massacrarem os filhos do monarca.

Conseguindo salvar a princesa Anastasia, Nikolai volta para a sede da Irmandade com a jovem, que irá se provar uma figura fundamental para ajudar pessoas acessarem as memórias de antigos Assassinos que não faziam parte de sua linhagem.

Disponível para: Xbox One, PS Vita, PS4 e PC.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.