FTC nega compra da Activision Blizzard pela Microsoft

2 min de leitura
Imagem de: FTC nega compra da Activision Blizzard pela Microsoft
Imagem: Kevork Djansezian/Getty Images

O Federal Trade Commission (FTC), entidade governamental dos EUA que legisla sobre aquisições de mercado, votou pela negativa da aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft. De acordo com a agência, o negócio pode “diminuir os competidores dos consoles Xbox”.

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (08), o FTC também argumentou que com o controle da empresa de video games, a Microsoft poderia ter os meios e motivos para manipular o preço e a qualidade dos games da Activision Blizzard nos consoles e serviços rivais.

A entidade norte-americana ainda lembrou da aquisição da ZeniMax Media – empresa dona da Bethesda – para justificar que a Microsoft tem um “histórico de adquirir e usar conteúdo de jogos para suprimir a concorrência de consoles rivais”.

Activision Blizzard

A nota do FTC salienta que a Microsoft decidiu desenvolver jogos da Bethesda, como Starfield e Redfall, exclusivos mesmo dando garantias de que não faria isso.

“A Microsoft já mostrou que pode e irá reter conteúdo de seus rivais de jogos”, disse Holly Vedova, diretora do Escritório de Competição do FTC. “Hoje, buscamos impedir que a Microsoft obtenha controle sobre um estúdio de jogos independente líder e o use para prejudicar a concorrência em vários mercados de jogos dinâmicos e de rápido crescimento”, acrescentou.

Importância da Activision Blizzard

O FTC foi bastante incisivo na decisão de não recomendar o negócio de US$ 69 bilhões argumentando que a Activision Blizzard é uma das poucas desenvolvedoras do mundo que cria e publica games para vários dispositivos, incluindo PC e celulares.

A entidade lembrou que grandes franquias como Call of Duty, World of Warcraft, Diablo e Overwatch tem cerca de 154 milhões de jogadores ao redor do mundo. Com a compra da Microsoft, esse número de jogadores poderia diminuir, já que a Microsoft teria capacidade de causar “danos aos consumidores”, diminuindo a qualidade dos games em plataformas rivais.

Activision Blizzard

Outro lado

Em comunicado enviado ao site The Verge, Brad Smith, presidente da Microsoft, disse que a empresa continua “acreditando que este acordo expandirá a concorrência e criará mais oportunidades para jogadores e desenvolvedores de jogos”.

“Estamos comprometidos desde o primeiro dia em abordar as questões de concorrência, inclusive oferecendo concessões propostas no início desta semana à FTC. Embora acreditássemos em dar uma chance à paz, temos total confiança em nosso caso e agradecemos a oportunidade de apresentar nosso caso no tribunal”, ameaçou Smith.

Apesar da negativa do FTC, o caso ainda não está encerrado. Contudo, a gigante dona dos consoles Xbox seguirá tendo dor de cabeça. Na Europa, por exemplo, a Comissão Europeia anunciou uma profunda investigação da transação para decidir se aprova o acordo ou não.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.