Lord of the Rings: Return of the King usou engine da série Tiger Woods

2 min de leitura
Imagem de: Lord of the Rings: Return of the King usou engine da série Tiger Woods
Imagem: EA/Divulgação

Antes de chegar às prateleiras, video games passam por todo um processo de desenvolvimento que envolve o uso de engines, os sistemas usados para criar e rodar os jogos que tanto amamos.

Algumas produtoras criam seus próprios sistemas, como a Capcom a RE Engine e a CD Projekt Red com a REDengine; outras optam por utilizar programas de terceiros, como a Unreal e a Unity. Existem ainda situações nas quais pode ser mais vantajoso usar o motor gráfico de outro jogo, como aparentemente foi o caso de Lord of the Rings: Return of the King, que usou a engine de um título da série Tiger Woods.

A curiosidade foi revelada por Glen Schofield, CEO da Striking Distance Studios (o estúdio de The Callisto Protocol). Em uma recente entrevista concedida à Wired, em dado momento o dev respondeu a alguns questionamentos feitos por fãs no Twitter, e alguém perguntou o motivo de estúdios startup não criarem seus próprios motores gráficos.

Schofield explicou então que muitos times fazem seus próprios motores de jogo, mas reforçou que esta é uma tarefa bastante pesada. Segundo ele, desenvolver uma engine própria "leva anos e anos, especialmente hoje em dia". E foi aí que ele relembrou um acontecimento curioso, da época em que ele trabalhava na Electronic Arts.

Ele comentou sobre quando entrou para a EA, citando que a empresa tinha uma porção de motores de jogos. Na ocasião, sua equipe começou a trabalhar em um motor para usar no jogo que adaptava o terceiro filme da franquia O Senhor dos Anéis e, faltando cerca de dois anos para o lançamento, seus companheiros começaram "olhar ao redor" e "ficar criativos".

"Senhor dos Anéis é sobre grandes áreas com um castelo ou fortaleza no final," e Schofield. "Sabe o que mais é assim? Tiger Woods." O CEO continua então falando sobre como os requerimentos de um jogo de O Senhor dos Anéis poderiam ser supridos por uma engine de jogo de golfe.



Quando o trecho da entrevista foi parar no Twitter, o também desenvolvedor Nick Ferguson comentou o caso. Segundo ele, a história contada por Schofield não apenas é verdade como depois o código de Lord of the Rings: Return of the King, que usou como base o motor gráfico de Tiger Woods, acabou de certa forma indo parar em um posterior jogo da série de golfe.

"Lembro que o código de efeitos visuais de Tiger Woods para PSP veio de SdA (tinha referências a Gandalf etc)," conta Ferguson. "Tudo aquilo para pequenos fios de fumaça quando acertando a bola de golfe," finalizou.

Tá aí um "quase crossover" bastante inesperado!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.