6 curiosidades sobre Akuma, personagem de Street Fighter

4 min de leitura
Imagem de: 6 curiosidades sobre Akuma, personagem de Street Fighter
Imagem: Capcom

A franquia Street Fighter apresenta diversos personagens de peso e com boas histórias por trás de sua criação e existência. Entre estes nomes, certamente podemos mencionar Akuma, que ficou ainda mais famoso com a chegada de Street Fighter Alpha.

Porém, qual é o seu game de origem? O que significa o seu nome? Caso queira saber ainda mais sobre Akuma, personagem de Street Fighter e algumas curiosidades referentes à ele, basta prosseguir a sua leitura. Vamos lá!

1 - Quem é Akuma?

No Japão, Akuma se chama Gouki – que seria algo como "grande demônio" em uma tradução literal. Ele é um espírito do mal no folclore japonês.

De suas especificações físicas, sabe-se que ele tem 1,78m de altura, 90 quilos e possui olhos e cabelos vermelhos, além de dentes pontiagudos e roupas que são parecidas com as de Ryu, mas em coloração mais escura.

Tal como Ryu e Ken, costuma lutar com os pés descalços, mas em algumas artes é possível vê-lo calçando sandálias.

2 - Game de origem

(Fonte: Capcom/Reprodução)(Fonte: Capcom/Reprodução)Fonte:  Capcom 

Akuma ficou conhecido por aparecer como personagem jogável na franquia Street Fighter Alpha – e em outras entradas posteriormente. Porém, ele já havia dado as caras em outro título como chefe secreto.

Quem jogou Super Street Fighter II Turbo, de 1994, podia encarar o demônio como inimigo no lugar de M. Bison. Para isso, é preciso conseguir coisas como não usar nenhum continue, não perder nenhum round, obter o "First Attack" em todas as lutas e usar o Hyper-X pelo menos 6 vezes, acertando todos eles.

Claro, também há um código para liberar o personagem na tela de seleção de lutadores, o que deixou os jogadores bem agitados quando descobriram essa possibilidade.

3 - Ligação com Ryu

Akuma possui uma grande rivalidade com seu irmão Gouken, que é mestre de Ryu e Ken. Akuma e Gouken foram parceiros de treino por muito tempo, mas acabaram seguindo por caminhos diferentes quando a ganância por poder subiu à cabeça do grande demônio.

Akuma acaba escolhendo aprender as técnicas do Satsui no Hadou – em uma tradução literal, algo como intenção de matar – e o Shun Goku Satsu, ataque capaz de matar tanto quem o invoca quanto quem é acertado por ele.

De maneira geral, o Satsui no Hadou está dentro de todos os seres humanos, mas Gouken decidiu não desenvolvê-lo e ainda selou essa possibilidade em Ryu. Foi então que a "treta" entre os dois ficou mais forte, a ponto de ambos duelarem pela tutela de Ryu em Street Fighter IV - momento em que surge a variação Evil Ryu, que é quando esse puder acaba desperto no lutador de quimono branco.

4 - Inscrição nas costas

Em alguns momentos no combate, é possível ver um símbolo nas costas de Akuma. Caso esteja curioso para saber o que ele significa, essa é uma inscrição para "céu", "paraíso" ou "plano superior".

Curiosamente, ele inclusive já desafiou Deus (!). Em seu final em Marvel vs. Capcom, é mostrado que após vencer todos os lutadores ele vai para o céu com o intuito de desafiar o Criador e descobrir quem é o mais forte em uma luta.

Evidentemente, o encerramento não deixa claro quem vence esse combate ou mesmo se ele de fato aconteceu.

(Fonte: Capcom/Reprodução)(Fonte: Capcom/Reprodução)Fonte:  Capcom 

5 - Amigos de Akuma

Pode parecer curioso, mas, mesmo com toda a sua "carranca", há alguns personagens que conseguiram despertar sentimentos bondosos em Akuma. Elena, por exemplo, conseguiu a incrível façanha de arrancar um sorriso sincero do grande demônio.

Outro que podemos mencionar como tendo uma relação amistosa com Akuma é Goutetsu, que foi seu mestre. Tudo bem que ele foi assassinado por seu discípulo, mas na cabeça do grande demônio isso foi em uma luta, tornando tal ação como algo "justo".

6 - Inimigos de Akuma

Já a lista de inimigos de Akuma é um pouco mais extensa. Podemos de cara mencionar Gouken, e isso evidentemente acontece por todos os motivos descritos no tópico mais acima.

Já Ryu considera Akuma um de seus piores inimigos, seja por conta da rivalidade com Gouken ou por tentar induzi-lo ao Satsui no Hadou. O mesmo vale para Ken, que o enxerga como um grande mau para a humanidade.

Outros dois nomes que podemos incluir nessa lista são Adon e Gen. Enquanto o primeiro odeia Akuma por ter matado um mestre de Muay Thai contra o qual deveria ter lutado, o segundo não enxergou com bons olhos o tratamento oferecido por Akuma: eles deveriam se enfrentar, mas quando o grande demônio soube que Gen estava doente, decidiu adiar o combate para que isso acontecesse apenas quando melhorasse.

Por fim, também temos M. Bison. Neste caso, Akuma o enxerga como o tipo mais abominável de ser humano por usar atalhos para obter poder.

Gostou do conteúdo? Então, continue de olho aqui no Voxel para ficar por dentro de outras matérias sobre o universo de Street Fighter e tantos outros games!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.