Microsoft pode oferecer concessões para agilizar aquisição da Activision

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Imagem: Xbox/Divulgação

A novela da potencial aquisição da Activision Blizzard King (ABK) pela Microsoft recentemente ganhou mais um capítulo — dessa vez envolvendo concessões para tranquilizar os desconfiados reguladores dos Estados Unidos e da Europa.

Preocupados com um possível desequilíbrio do mercado, órgãos como o Competition and Markets Authority (CMA) no Reino Unido e o Federal Trade Commission (FTC) nos EUA seguem investigando a fundo a oferta de compra da ABK pela MS. Também há o temor pela possibilidade do surgimento de um monopólio caso a multibilionária transação seja autorizada.

Agora, fontes afirmam que a Microsoft pode executar uma nova manobra ofertando fazer certas concessões visando diminuir o tempo de investigação, que no caso da Comissão Europeia termina em janeiro de 2023.

Uma das estratégias seria oferecer à Sony um novo acordo para o lançamento de Call of Duty no PlayStation por 10 anos. A informação foi publicada pela Reuters, que afirma ter conversado com fontes próximas aos processos. Segundo a reportagem, a ideia da MS seria fazer concessões agora para ganhar a confiança da Comissão Europeia e utilizar o resultado positivo para influenciar a decisão de outros reguladores.

Levando em consideração a agenda de lançamentos dos jogos da Activision, tal acordo garantiria o lançamento de CoD no PlayStation por 10 anos, de certa forma aliviando a tensão entre a Microsoft e a Sony, que tem sido vocal contra a transação. Manter Call of Duty no PlayStation também vai de acordo com declarações feitas por Phil Spencer, o chefão do Xbox, que afirmou diversas vezes não ter intenção de remover CoD de outras plataformas, planejando em vez disso continuar capitalizando nos usuários de consoles concorrentes.

Falando ao Kotaku, um porta-voz da Microsoft disse que a empresa continua "trabalhando com a Comissão Europeia nos próximos passos e para abordar quaisquer preocupações válidas do mercado." Além disso, o profissional realçou que a "Sony, como líder da indústria, diz estar preocupada com Call of Duty, mas nós já dissemos estar comprometidos a disponibilizar o mesmo jogo no mesmo dia no Xbox e no PlayStation." O porta-voz finalizou afirmando que a MS quer "que as pessoas tenham acesso a mais jogos, e não a menos."

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