HDMI 2.1: entenda a importância da conexão para games

3 min de leitura
Imagem de: HDMI 2.1: entenda a importância da conexão para games
Imagem: Tom's Guide

Já faz alguns bons anos que abandonamos as entradas analógicas e migramos para o prático HDMI, que trouxe a imagem em alta resolução e uma facilidade tremenda na hora de fazer a conexão, certo? E se disséssemos que até mesmo essa tecnologia está ficando para trás? Mas calma, na verdade ela evoluiu!

À primeira vista, o novo HDMI 2.1 não difere em quase nada de seu antecessor, mas saiba que suas novas capacidades e tecnologias elevam, e muito, a experiência na jogatina, tanto em imagem quanto em áudio, e se estende até mesmo para games de realidade virtual. Então vamos aos detalhes.

Diferenças entre o antigo e o novo

Basicamente, o HDMI 2.0 é o cabo que você utiliza na sua casa para conectar seu Xbox One, PS3, leitor de Bluray, entre outros aparelhos mais tradicionais. Já o HDMI 2.1 é a bola da vez nos consoles e televisores de nova geração (Xbox Series, PS5...), pois possui uma capacidade de transmissão de dados muito maior em relação ao seu antecessor.

O padrão 2.0, por exemplo, consegue transmitir até 18 gigabytes de dados por segundo, enquanto o HDMI 2.1 dá um salto enorme para 60 GB, o que implica em uma melhora impressionante em diversos aspectos da imagem, como na função HDR dinâmico (High Dynamic Range), que serve para corrigir a imagem e deixá-la mais realista.

Mas sem sombra dúvida, o que realmente faz diferença no HDMI 2.1 é a sua capacidade de suportar resoluções acima do 8K UHD, cuja exigência virou uma máxima para gamers que querem jogar em TVs mais sofisticada. Não somente o 4 e 8K, mas o padrão 2.1 pode atingir também o sonhado 10K, com a taxa de frequência de até 120 Hertz.

O HDMI 2.1 pode atingir as maiores resoluções de vídeo disponíveisO HDMI 2.1 pode atingir as maiores resoluções de vídeo disponíveisFonte:  TecMasters 

HDMI 2.1 não é só aprimoramento de imagem: o som também vem nesse pacote. O novo padrão recebe melhoria no suporte das tecnologias Dolby Atmos, o famoso "som de cinema", que expande os sistemas de som Surround e torna a experiência sonora mais profunda e envolvente via tecnologia eARC (Enhanced Audio Return Channel), que também consegue transmitir outros formatos multicanais mais complexos, como Dolby TrueHD e DTS: X.

Novas tecnologias

  Digital Trends 

Além dessas melhorias, o HDMI 2.1 também embarca tecnologias inéditas e fundamentais para que os jogos mais recentes ofereçam a melhor experiência possível. Vamos conhecer as principais.

  • ALLM (Auto Low Latency Mode): uma taxa automática de baixa latência que possui recursos responsáveis por transmitir frames em uma velocidade superior, além de diminuir o tempo de resposta nos games;
  • VRR (Variable Refresh Rate): tecnologia que permita à TV ou monitor ajustar a taxa de atualização automaticamente e em tempo real em relação à taxa de quadros emitida pelo PC ou console;
  • QFT (Quick Frame Transport): esse recurso diminui a latência em games de realidade virtual, proporcionando uma taxa de quadros muito mais rápida.

HDMI 2.1 e PC

A "Master Race" não fica de fora no novo padrão de conexão, pois os monitores mais recentes, como os da Asus, também oferecem suporte ao HDMI 2.1. Mas os PC gamers só vão poder desfrutar das capacidades do cabo se a placa de vídeo oferecer suporte à tecnologia, eventualmente.

É claro que no caso do PC, não é necessário ter primordialmente o HDMI 2.1 para obter 120 ou 144 hertz de taxa de atualização, mas pode ser uma boa pedida para fazer equivalência com as altas resoluções dos jogos, além da adição dos recursos especiais listados acima.

Em 2020, a Asus lançou o primeiro monitor gamer com certificação HDMI 2.1Em 2020, a Asus lançou o primeiro monitor gamer com certificação HDMI 2.1Fonte:  Tom's Hardware 

Vale a pena?

Definitivamente o HDMI 2.1 é indispensável para a nova geração de consoles, televisões, monitores gamers e por aí vai. A tecnologia traz uma resposta muito mais rápida na tela, recursos que tornam o jogo mais realista e bonito, além das maiores resoluções de imagem disponíveis atualmente. Quem deseja desfrutar o que há de melhor na experiência gamer deve já pensar em adquirir equipamentos compatíveis com o novo cabo.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.