Riot e Ubisoft unem forças para combater toxicidade nos jogos

2 min de leitura
Imagem de: Riot e Ubisoft unem forças para combater toxicidade nos jogos
Imagem: Riot/Ubisoft

Uma parceria entre Ubisoft e Riot Games tem a intenção de combater um dos maiores problemas dos jogos online, a toxicidade. As empresas por trás de grandes sucessos como The Division 2 e  Rainbow Six Siege (Ubisoft), e League of Legends e Valorant (Riot) anunciaram o intitulado “Zero Harm in Comms”, projeto que visa usar tecnologia para combater comportamentos inadequados nos chats de seus jogos.

Nessa primeira fase do projeto, as empresas estão comprometidas em apresentarem ações e tecnologias que tornem os servidores de seus games um ambiente mais seguro e agradável para todos.

Smoke, agente defensivo de Rainbow Six Siege
Smoke, agente do time defensivo de Rainbow Six Siege

"Comportamentos prejudiciais são um problema sério para nós, mas essa também é uma questão difícil de ser resolvida. Na Ubisoft, temos trabalhado em medidas concretas para garantir experiências seguras e divertidas, mas acreditamos que, com uma união da indústria de jogos, seremos mais capazes de abordar esse problema", comentou Yves Jacquier, Diretor Executivo da Ubisoft La Forge. "Por meio dessa parceria tecnológica com a Riot Games, exploraremos medidas melhores para evitar a toxicidade nos jogos, já que somos os desenvolvedores desses ambientes com uma ligação direta com nossas comunidades."

Viper, agente da classe Controladora em Valorant.
Viper, agente da classe controladora de Valorant

"O comportamento inadequado não é um problema exclusivo dos jogos. Toda empresa com uma plataforma social online está trabalhando para lidar com esse espaço tão desafiador. É por isso que estamos comprometidos em trabalhar com parceiros da indústria, como a Ubisoft, que acreditam ser possível criar comunidades seguras e incentivar experiências positivas em espaços virtuais", comentou Wesley Kerr, Líder de Pesquisa Tecnológica da Riot Games. "Esse projeto é apenas um exemplo do nosso comprometimento e de um trabalho maior que estamos realizando para desenvolver sistemas na Riot que criem interações mais saudáveis, seguras e inclusivas em nossos jogos."

''Estamos comprometidos em compartilhar nossos aprendizados da primeira fase desta iniciativa com toda a indústria no próximo ano'', contam as empresas.

Áudios das partidas de Overwatch 2 são gravados para punir toxicidade

Outra empresa que também está comprometida para tornar o ambiente em seus servidores mais seguros, é a Blizzard. Overwatch 2, por exemplo, conta com um sistema capaz de transcrever e registrar as conversas via chat de voz durante as partidas.

"Esse sistema exige que os jogadores denunciem comportamentos disruptivos assim que eles acontecerem no jogo, pois não armazenamos os dados de bate-papo de voz por muito tempo. Isso significa que você deve denunciar comportamentos disruptivos no momento do ocorrido para que nós possamos detectar, identificar e coibir esses jogadores'', informa a Blizzard.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.