Jogos tenebrosos e diferentões para aproveitar no Halloween

4 min de leitura
Imagem de: Jogos tenebrosos e diferentões para aproveitar no Halloween
Imagem: Puppet Combo/Reprodução

Durante o mês de outubro, a gente sempre se depara com listas de jogos de terror em celebração ao Halloween, mas muitas delas acabam recomendando os mesmos tipos de games todos anos. Isso pode ser tedioso para quem procura por opções novas ou, pelo menos, fora do padrão. Pensando nisso, nós montamos uma dessas listas, mas com sugestões perfeitas para quem quer tomar susto só com jogos diferentões.

Todos os games de terror abaixo são indies, podem ser encontrados na Steam e custam menos de 20 reais na promoção durante esse período de Halloween. Você pode conferir os detalhes sobre cada um logo abaixo!

1. Murderhouse

Nossa primeira dica é Murderhouse, um jogo criado pelo conhecido desenvolvedor de games de terror indie, Puppet Combo. Assim como a maioria de seus outros jogos, esse aqui segue um estilo visual e de gameplay bem retrô, com gráficos parecidos com a era do PS1/N64 e filtros nostálgicos para deixar tudo com a aparência de VHS ou de TVs antigas.

O jogo possui um prólogo e uma trama principal que podem ser jogados de forma independente. No prólogo, você controla uma criança perdida em um shopping vazio enquanto tenta escapar de um assassino vestido de coelho da páscoa. Já na parte principal, se encontra no papel de uma estagiária de um noticiário de TV que está investigando a casa desse mesmo assassinos anos após seu último crime. O clima é bem tenso nos dois cenários e há algumas formas diferentes de experimentar a história e seu final.

2. Bloodwash

Em um estilo parecido com os jogos de Puppet Combo, Bloodwash também tem um visual e jogabilidade de jogos do PS1. Inicialmente, a missão de sua personagem é só lavar suas roupas em uma lavanderia para ter o que vestir em uma entrevista de emprego no dia seguinte. Só que ao conversar com outros clientes e lojistas da região enquanto espera pela lavagem, você descobre que o lugar tem um passado estranho e que envolve o desaparecimento de mulheres grávidas.

O grande problema é que sua personagem é exatamente uma mulher grávida neste cenário, então não demora para as coisas ficarem estranhas e assustadoras.

3. The Convenience Store

Para quem gosta de jogos de terror com uma temática japonesa, podemos recomendar praticamente todos os títulos criados por um desenvolvedor conhecido como Chilla's Art. The Convenience Store foi um de seus jogos que mais chamou a atenção de fãs de terror há alguns anos, então é um título que não pode faltar no seu Halloween.

Ele te coloca no papel de uma garota que trabalha em uma loja de conveniência durante a madrugada, tendo que cuidar do estoque, tirar o lixo e atender os poucos clientes que aparecem às vezes. No meio da rotina, a moça passa a receber fitas VHS estranhas e percebe eventos sobrenaturais acontecendo na loja.

4. The Closing Shift

Outro jogo desenvolvido por  Chilla's Art, The Closing Shift também te coloca para trabalhar, mas desta vez em uma cafeteria no turno da noite. Você terá que atender os clientes, preparar seus pedidos e cuidar do estabelecimento enquanto alguns eventos estranhos vão acontecendo a cada noite.

Já podemos adiantar que o game não traz algo puramente sobrenatural, o que torna sua experiência diferente do que The Convenience Store tem a oferecer, por exemplo. Caso goste desses dois jogos, dá para experimentar os outros trabalhos desse mesmo desenvolvedor facilmente!

5. Love, Sam

Focado mais em narrativa, o jogo Love, Sam te coloca em um pequeno apartamento para ler uma história de amor adolescente escrita em um diário enquanto também encontra cartas de uma garota chamada Sam. Você poderá encontrar outras pistas no apartamento para tentar entender o que realmente aconteceu com Sam e as outras pessoas citadas por ela em suas cartas.

Tudo isso é misturado com um clima cada vez mais tenso e com acontecimentos sobrenaturais que só se intensificam enquanto prossegue em sua leitura do diário. Apesar disso tudo parecer um conceito simples, podemos dizer que Love, Sam capricha bastante na trama e até engana o jogador em diversos momentos.

6. Fears to Fathom

O Fears to Fathom é mais um que segue a temática retrô dos consoles de 64-bit, mas com uma proposta meio diferente. Seu objetivo é oferecer diversos episódios com histórias curtas de terror psicológico sendo contadas pelo sobrevivente do acontecimento. Por enquanto, há dois episódios disponíveis: um sobre um adolescente sozinho em casa tendo que lidar com um invasor e outro sobre uma garota numa viagem interestadual de carro à noite enquanto algumas situações estranhas ocorrem.

O primeiro capítulo pode ser jogado de graça, enquanto os outros serão pagos individualmente. O terceiro episódio deve ser lançado ainda esse ano e contará a história um rapaz que concordou em cuidar de uma casa, mas logo percebe que há algo muito estranho sobre ela.

7. I'm on Observation Duty

Por fim, temos o I'm on Observation Duty, que te faz observar certos locais, como casas e apartamentos, para encontrar e reportar anomalias. Para fazer isso, é necessário se familiarizar com cada cômodo do lugar que estiver observando, o que inclui lembrar quais móveis e objetos estão por lá e até mesmo que como os quadros ou fotos nas paredes se parecem.

Dizemos isso porque as tais anomalias podem ser coisas simples, como uma cadeira que ficou levemente menor do que o normal ou uma imagem de um quadro que ficou diferente do que era antes. Embora isso possa não parecer assustador à primeira vista, é esse tipo de sensação de conforto que vai te deixar aterrorizado quando uma anomalia realmente perturbadora aparecer em sua tela.

Atualmente, há 5 jogos na franquia I'm on Observation Duty, então você terá como jogar bastante se gostar do conceito. No geral, eles são bem parecidos, te permitindo observar os locais através de um sistema de câmeras e tendo que esperar uma equipe remover as anomalias depois que as reportá-las. Apenas o terceiro game te coloca para explorar os cenários em primeira pessoa, o que deixa o jogo menos assustador na maior parte do tempo, então tenha isso em mente se quiser experimentá-lo eventualmente.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.