Os melhores jogos de terror de 2021

4 min de leitura
Imagem de: Os melhores jogos de terror de 2021
Imagem: Bandai Namco Entertainment

Estamos na reta final de 2021, ou seja, o momento ideal para fazer retrospectivas das coisas boas que rolaram nesses doze meses. E para alegria dos fãs de terror, com certeza foi uma época generosa com títulos do gênero!

Pensando nisso, separamos 10 games aterrorizantes lançados esse ano em uma lista conforme suas notas no Metacritic, uma ótima seleção para tornar o clima das festas muito mais assustador. Confiram abaixo:

Returnal

Combinando elementos roguelike com terror psicológico, este shooter em terceira pessoa tem uma ambientação futurística repleta de ficção científica. A trama acompanha os infortúnios da pilota especial Selene, que além de ficar presa no planeta alienígena Atropos, ainda é pega em um loop temporal, morrendo e ressuscitando várias vezes enquanto combate criaturas extraterrestres e tenta encontrar uma forma de sair dessa situação.

Plataforma: PS5

Resident Evil Village

Três anos após os terríveis eventos de Resident Evil 7: Biohazard, a vida de Ethan Winters finalmente parecia estar em paz. Porém, alegria de protagonista de survival horror dura pouco, e logo o homem se vê lançado em uma vila cheia de criaturas macabras em busca de sua filhinha sequestrada, precisando enfrentar os temíveis quatro lordes e sua líder, Mãe Miranda, para salvar a criança.

Inscryption

Misturando de forma interessante elementos de roguelike, deck builder e terror, este título tem sua trama apresentada inicialmente como uma found footage de um YouTuber chamado Luke Carder. Acompanhamos então o sonho do rapaz se transformar um pesadelo quando encontra um disquete do game Inscryption e decide testá-lo. A partir daí, ele se vê obrigado a vencer uma força demoníaca hostil em um jogo de cartas, para poder fugir da cabana na qual se encontra e, mais importante ainda, sobreviver.

Plataforma: PC

Tormented Souls

Com fortes inspirações em franquias icônicas como Resident Evil, Silent Hill e Alone in the Dark, Tormented Souls traz uma abordagem moderna aos games de perspectiva fixa, com controles aprimorados e câmera dinâmica, mas sem perder elementos clássicos de jogabilidade.

A história gira em torno de Caroline Walker, que ao investigar o desaparecimento de duas meninas gêmeas, acaba presa em uma imensa mansão tomada por forças sobrenaturais sombrias, que parecem estar dispostas a fazer de tudo para impedi-la de descobrir a verdade.

Plataformas: PS4, PS5, Xbox Series X e S,  Nintendo Switch e PC

Little Nightmares II

Precedendo os acontecimentos do primeiro jogo, trazendo como protagonista o pequeno Mono, preso em um mundo dominado por uma transmissão maligna que parece afetar os habitantes. Junto com Six, personagem principal do game anterior, ele precisa enfrentar diversas ameaças sinistras e revelar segredos sombrios enquanto segue em direção à misteriosa Torre de Sinal.

Little Nightmares II prova que pior do que fugir de monstros gigantes totalmente dispostos a acabar com a sua vida, é Ter que passar por tudo isso sendo apenas uma criança aparentemente indefesa.

Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X e S, Nintendo Switch e PC

Alan Wake Remastered

Com gráficos aprimorados em 4K e já contando com os dois DLCs, a versão remasterizada de Alan Wake convida os jogadores a se lançarem novamente na aventura do escritor de terror em busca de sua esposa Alice, que desapareceu de forma misteriosa.

Questionando sua sanidade enquanto confronta as forças da escuridão que assolam a pequena cidade de Bright Falls, Alan é obrigado a se lançar nas profundezas apavorantes da noite para descobrir a verdade e encontrar a luz.

Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X e S, e PC

Back 4 Blood

Considerado o sucessor espiritual de Left 4 Dead, este FPS de survival horror coloca os jogadores na posição dos Cleaners, figuras centrais em uma guerra contra indivíduos contagiados por um parasita mortal, se transformando em seres monstruosos completamente capazes de aniquilar a humanidade.

Back 4 Blood apresenta modos que permitem quatro ou oito pessoas por time, ou seja, é uma ótima opção para curtir o apocalipse zumbi com os amigos.

Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X e S, e PC

Mundaun

Mundaun é um título de terror em primeira pessoa, altamente elogiado por seu estilo artístico semelhante a um caderno de esboços. Nele, os jogadores assumem o papel de Curdin, que precisa ir até à cidade natal de seu avô para o funeral do mesmo. Contudo, a situação toma um rumo sombrio quando o jovem descobre que o túmulo do falecido está vazio, e pior, as ruínas do celeiro onde o homem mais velho supostamente pereceu em um incêndio ainda abrigam um cadáver carbonizado.

Para solucionar este mistério, Curdin terá que chegar até o topo da montanha, precisando resolver quebra-cabeças e afastar os inimigos que surgem em seu caminho.

Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X e S, Nintendo Switch e PC

The Medium

The Medium pode ter passado batido na radar de muita gente, mas com certeza vale a pena dar uma chance para este survival horror e suas mecânicas bem interessantes.

A história gira em torno de Marianne, que ainda em luto pela morte de seu pai adotivo, recebe um telefonema misterioso de um homem chamado Thomas, que além de saber sobre sua habilidade de se comunicar com os mortos, se oferece para explicar a origem de tal poder e do pesadelo recorrente que assola o sono da moça. Em busca dessas respostas, ela parte para um resort polonês abandonado na época da União Soviética, descobrindo segredos sombrios sobre o passado do local e de sua própria história.

Plataformas: PS5, Xbox Series X e S, e PC

The Dark Pictures Anthology: House of Ashes

No terceiro capítulo desta antologia de drama interativo, somos levados de volta à 2033, para acompanhar a missão de um grupo de soldados durante a Guerra do Iraque. A situação que já era precária fica ainda pior quando acabam acidentalmente presos em um antigo templo mesopotâmico subterrâneo, precisando fugir de monstros horríveis enquanto procuram uma forma de voltar para casa.

Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X e S, e PC

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.