Chefão do PlayStation fez empresa retomar interesse em jogos indie

1 min de leitura
Imagem de: Chefão do PlayStation fez empresa retomar interesse em jogos indie
Imagem: PlayStation/Reprodução

Quase uma década atrás, o PlayStation era referência em se tratando de jogos independentes com o PS4 recebendo de braços abertos uma porção de títulos menores, de orçamento mais baixo, mas ainda assim de alta qualidade. Com o tempo, porém, esse interesse em indies foi desaparecendo — até que Jim Ryan, o atual CEO da Sony Interactive Entertainment, resolveu mudar um pouco a situação.

A informação foi revelada por ninguém menos do que Shuhei Yoshida, que atualmente lidera a divisão de indies no PlayStation, em uma entrevista concedida ao Games Industry.biz. Durante a conversa, o executivo afirmou que Ryan percebeu um crescente foco de sua empresa em títulos AAA entre anos de 2018 e 2019, e que na ocasião o CEO teria pedido a seu time para fazer algo a respeito da situação.

"O PlayStation era conhecido por promover uma porção de desenvolvedores e jogos indies", disse Yoshida fazendo referência à época em que o PS4 oferecia muito suporte a projetos independentes. "Mas durante 2018 e 2019 a empresa focou mais no lado AAA e Jim Ryan queria mudar isto. Ele pediu ao time global de relações com third-parties para bolar um plano e revigorar os esforços do PlayStation para ajudar publicadoras e desenvolvedoras indie".

Essa mudança exigida pelo CEO resultou em várias novas contratações e até mesmo na mudança de cargo do próprio Yoshida, que passou a liderar os esforços do lado indie da empresa, e assim o relacionamento da marca com estúdios indie foi sendo renovado. Ao lado de Greg Rice, que havia saído da Double Fine após a empresa ser adquirida pela Microsoft, Yoshida começou a trabalhar para melhorar a imagem do PlayStation em relação aos indies.

O executivo japonês afirma que algo que seu time quis implementar imediatamente foi uma forma de ofertar aos jogadores os melhores conteúdos disponíveis. "Há tantos jogos indie chegando ao PlayStation que precisávamos mostrar aos consumidores quais games eles precisavam conferir", disse Yoshida. Além disso, ele afirma que "quando desenvolvedores criam grandes jogos, nos certificamos de que eles serão promovidos".

A iniciativa parece vir dando bons frutos, com alguns jogos independentes ganhando bastante destaque nas apresentações e eventos digitais da divisão de games da Sony. Sifu e Stray, por exemplo, receberam bastante publicidade por parte do PlayStation e consequentemente ganharam a atenção do público e da mídia especializada.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.