Assassin's Creed foi o que Metal Gear Solid 4 deveria ser, diz Kojima

2 min de leitura
Imagem de: Assassin's Creed foi o que Metal Gear Solid 4 deveria ser, diz Kojima
Imagem: Konami

Se falarmos hoje de Assassin's Creed ou de Metal Gear Solid 4, sabemos que ambos os títulos são prestigiados e tiveram sua influência na indústria de games. Mas Hideo Kojima, criador da franquia de jogos de espionagem, acha que o título da Ubisoft foi tudo o que ele gostaria de ter feito, mas achava ser impossível na época.

Revelado em um novo vídeo investigativo pelo canal Did You Know Gaming, a declaração foi dada pelo desenvolvedor japonês em 2009. Nela, ele explica que o jogo da Ubisoft era seu preferido, na época. "Acho que [Assassin's Creed] foi brilhante, porque ele realmente concretizou o conceito básico que MGS4 tinha no começo: como você poderia ir a qualquer lugar no ambiente e também escalar qualquer lugar, correr em qualquer lugar", contou.

O título da Ubisoft foi lançado um ano antes do game da Konami e isso afetou a moral da equipe. "Nós meio que desistimos porque era simplesmente difícil demais, mas quando Assassin's Creed saiu, nós vimos que eles conseguiram o que a gente queria inicialmente. Eu preciso dizer que meu time e eu ficamos muito para baixo nos três dias depois que ele lançou", explicou Kojima.

Essa não foi a única mudança brusca que o jogo teve. De acordo com o desenvolvedor, ele e sua equipe tinham ideias muito ambiciosas, como ter mapas do tamanho de GTA, mas limitações do PlayStation 3 eram maiores do que eles esperavam, obrigado uma mudança na visão original.

"No começo, apenas ouvimos rumores sobre o console — que ele seria capaz de fazer qualquer coisa, que era uma máquina monstruosa. Então deixamos nossos sonhos muito grandes, porque acreditávamos que ele poderia fazer qualquer coisa", contou. "Mas quando vimos o aparelho de verdade, claro, havia muitos limites e havia coisas que podíamos e que não podíamos fazer. Não era sobre o poder do PS3, era sobre a gente sonhar demais."

Embora a visão original de Kojima e sua equipe não tenham sido concretizadas, ainda ganhamos um jogo que marcou a geração e que ainda é amado pelos fãs. E apesar de um título inédito não parecer uma possibilidade tão cedo, um rumor recente sugere que a Konami deve lançar versões remasterizadas dos primeiros games da série Metal Gear Solid.

Já do lado da Ubisoft, a empresa anunciou nada menos do que cinco novos Assassin's Creed neste fim de semana, com estilos bastante variados entre si, inclusive com um que deve voltar às raízes da franquia.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.