Resident Evil 4 não pretendia 'inovar' com câmera, diz diretor

2 min de leitura
Imagem de: Resident Evil 4 não pretendia 'inovar' com câmera, diz diretor
Imagem: Reprodução/RE4HD

A franquia Resident Evil é particularmente conhecida por ter quebrado seus paradigmas com a aposta em uma visão em terceira pessoa, por trás dos ombros do personagem, em 2005 com Resident Evil 4.  No entanto, Shinji Mikami, que dirigiu o jogo na época, revelou que a intenção não era "inovar" e que a mudança aconteceu de forma natural.

A informação de bastidores foi revelada em vídeo nesta segunda-feira (29) no canal oficial da série, em que o diretor conversa com Jun Takeuchi, veterano da Capcom e produtor executivo de Resident Evil 7, sobre os últimos 25 anos da série.

De acordo com Mikami-san, que é considerado o pai de Resident Evil e hoje lidera a Tango Gameworks, o time simplesmente decidiu mudar para o novo estilo de câmera no quarto jogo numerado porque "funcionava melhor", se comparado aos ângulos fixos da trilogia original.

"Parecia natural, estranhamente. Não planejávamos fazer algo inovativo, mas no fim todos disseram que fizemos", disse o diretor. "Para nós, apenas pensamos que aquele ângulo seria melhor. Não estávamos tentando fazer nada novo ou inovador, não havia nada disso.", acrescentou.

Ele comenta, ainda, que a primeira pessoa a elogiar na época foi Masahiro Sakurai, criador de Kirby e Super Smash Bros. "Ele veio checar o desenvolvimento e perguntou: 'quem teve a ideia desse sistema de câmera'? — 'Ah, sim, fui eu.' — 'Isso é ótimo', disse Sakurai. —'Nossa, sério?', eu respondi", relembra.

Na ocasião, Jun Takeuchi trabalhava no desenvolvimento de Lost Planet e ele revela que até mesmo o time de Gears of War, durante sua primeira E3, havia compartilhado que buscou inspirações para produzir o primeiro jogo da série de tiro da Microsoft.

"Vários deles vieram perguntar por que não estávamos usando a câmera de Resident Evil 4 no jogo. E dizíamos: 'Bom, é um jogo completamente diferente'", afirma Takeuchi-san. Depois, o time teria dito: "Nós baseamos a câmera de Gears of War na de Resident Evil 4. Aqui, veja isto", acrescentou.

De volta aos holofotes

Atualmente, a Capcom está trabalhando no desenvolvimento do remake de Resident Evil 4, que é um dos mais aclamados de toda a série. O jogo foi revelado em transmissão do State of Play em junho deste ano e chega em 24 de março de 2023 ao PC, PlayStation 5, Xbox Series X e Xbox Series S.

De acordo com as primeiras informações, o jogo busca "alcançar a melhor qualidade possível para um jogo de terror de 2023, ao mesmo tempo que preserva a essência do original."

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.