Spider-Man: veja a diferença de velocidade no PS5, PS4, PC e Steam Deck

2 min de leitura
Imagem de: Spider-Man: veja a diferença de velocidade no PS5, PS4, PC e Steam Deck
Imagem: PlayStation/Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Com o recente lançamento de Marvel’s Spider-Man: Remastered para PC, o aclamado jogo do Homem-Aranha agora está disponível em quatro plataformas diferente, incluindo o PS4, o PS5 e o Steam Deck. Mas em qual delas os jogadores encontram a melhor performance?

Como cada uma dessas plataformas tem diferentes hardwares (principalmente o PC, que depende da configuração do computador do jogador), o pessoal do site Polygon resolveu testar qual delas roda o jogo melhor. E aí, qual será o melhor dispositivo para se balançar entre prédios e redescobrir que com grandes poderes vêm grandes responsabilidades?

Marvel's Spider-Man: comparando a viagem rápida

O primeiro teste realizado foi em relação à velocidade da viagem rápida em cada aparelho. Para a realização do comparativo foram utilizados as seguintes versões dos dispositivos:

  • PS5
  • PS4 Slim (rodando a versão original do jogo)
  • Steam Deck: usando um cartão microSD Samsung EVO 512 GM
  • PC: processador Intel i7-10700K, 32 GB de DDR4 RAM, placa de vídeo Nvidia GeForce RTX 3080

O teste envolveu viajar com fast travel entre a estação de polícia no Harlem e o abrigo FEAST em Chinatown. Abaixo, você confere os resultados com os tempos necessários para fazer a viagem rápida em cada uma das plataformas (do mais rápido para o mais lento):

  • PC: 2,8 a 3,5 segundos
  • PS5: 3 a 3,1 segundos
  • Steam Deck: 6 a 8 segundos
  • PS4 Slim: 17 a 20 segundos

Velocidade de abertura do jogo

Também foi testado o tempo que cada um dos dispositivos levava para abrir o jogo. No caso do PS5, do Steam Deck e do PC, foi utilizada a versão Remastered de Marvel's Spider-Man. Já no PS4 Slim, o teste foi realizado com a versão original do jogo.

Abaixo, você pode ver os resultados da velocidade de abertura do aplicativo do jogo em cada plataforma (do mais rápido para o mais lento):

  • PS5: 2 segundos
  • PC: entre 2,9 e 3,35 segundos
  • Steam Deck: entre 7 e 13 segundos
  • PS4: 35 segundos

Qual plataforma tem melhor performance de Marvel's Spider-Man?

Nos testes do Polygon, a briga foi acirrada entre o PlayStation 5 e o PC, com ambas as plataformas oferecendo ótima performance tanto no loading da viagem rápida quanto no tempo de boot do jogo. Vale lembrar, é claro, que o computador usado pelo pessoal do site era bastante potente, então talvez a comparação não seja muito boa em relação à máquina que você tem em casa.

O Steam Deck também trouxe bons resultados, com mais ou menos o dobro do tempo do PS5 e do PC — mas com a possibilidade de jogar a qualquer hora e em qualquer lugar, por se tratar de um "portátil". Além disso, outro ponto positivo do console de bolso da Valve é a integração com a versão para PC via Steam, oferecendo a possibilidade de compartilhar o arquivo de salvamento via nuvem.

Por fim, o PlayStation 4 Slim ficou na lanterninha da lista em um resultado mais do que esperado, já que o hardware do aparelho é da geração passada. O dispositivo levou cerca de três vezes mais tempo para carregar a mesma área no loading da viagem rápida do que o Steam Deck, o que deixa ainda mais evidente que o PS4 já está ficando ultrapassado em relação aos dispositivos mais novos.

Mas, no final das contas, precisamos concordar que, independente dos resultados dos testes, a melhor plataforma para rodar Marvel's Spider-Man é aquela que você tem condições de ter em casa. Não é mesmo?

Encontre seu Jogo Marvel's Spider-Man, Edição Jogo do Ano, aqui.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.