9 anos de PT: relembre o 'jogo mais assustador da história’

2 min de leitura
Imagem de: 9 anos de PT: relembre o 'jogo mais assustador da história’
Imagem: Konami/Reprodução

Em 12 de agosto de 2014, a Konami surpreendeu a indústria dos games com o lançamento de P.T. (Playable Teaser) exclusivamente para PlayStation 4. O projeto encabeçado por Hideo Kojima chamou a atenção pelo clima de terror e os enigmas assustadores dentro de uma jogatina que poderia demorar horas para ser concluída, caso o jogador quisesse explorar todos os detalhes.

Completando 9 anos no último sábado (12), o game é um dos cases de maior sucesso para apresentar uma ideia, mas que infelizmente não foi para frente por motivos de tretas de bastidores. O Voxel aproveitou a data para relembrar um pouco dessa história.

Para quem esqueceu, P.T. foi desenvolvido pela Kojima Productions, a partir do Fox Engine, como o objetivo de ser uma espécie de prévia para Silent Hills. Ambos não teriam nenhuma relação canônica, já que o teaser foi pensado como uma experiência interativa para testar ideias para o reboot da franquia de terror.

O teaser jogável, que foi desenvolvido pelo fictício “7780s Studio”, tinha ambientes que utilizavam técnicas foto-realistas e por ser em primeira pessoa, criou uma grande imersão.

Os ambientes da casa em que se passa o jogo, incluindo banheiros e quartos escuros, davam o toque de mistério para o enredo. O design de som, incluindo um feto amaldiçoado chorando em uma pia, deram o toque final para que a experiência se tornasse única.

Consagrado como uma das principais produções do gênero de terror psicológico, mesmo sendo somente um teaser, P.T. influenciou vários outros projetos lançados posteriormente como Resident Evil 7, Visage, Layers of Fear, Allison Road, MADiSON e Evil Inside.

Cancelamento

Mesmo com a aclamação e o enorme hype gerado em torno de PT, qualquer continuação do projeto foi sepultada. A Konami acabou decidindo cancelar Silent Hills, o que também prejudicou o teaser jogável.

A desenvolvedora descartou as ideias após a saída de Kojima, que teria brigado com diretores da companhia japonesa. O assunto nunca foi totalmente esclarecido e o motivo do desentendimento entre o icônico diretor e a desenvolvedora permanece nebuloso.

Para alguns fãs, o título trata-se de uma carta "aberta" contra a Konami, contendo diversas pistas sobre seu turbulento relacionamento com Kojima durante os últimos anos de desenvolvimento da franquia Metal Gear Solid. Específicos, os detalhes dessa longa teoria conspiratória ficam para outro especial!

Sem cerimônias, a confirmação de que Silent Hills não existiria mais foi dada em 27 de abril por Guillermo Del Toro, cineasta que participaria do projeto, e Norman Reedus, ator de The Walking Dead que faria um papel no título.

A notícia deixa órfãos até hoje, mesmo com os vindouros projetos da série Silent Hill a caminho — incluindo até mesmo um filme.

Ainda é possível jogar PT hoje em dia?

P.T. foi removido da PlayStation Store em 29 de abril de 2015. Desde então, a demo jogável não está mais disponível oficialmente para download. Por causa disso, quem tem um PS4 e não baixou o jogo na época não consegue jogar P.T. hoje em dia. Para driblar essa limitação, o que muita gente tem feito é disponibilizar o game de maneira ilegal na internet.

Por causa do fenômeno de popularidade causado pelo lançamento do teaser, P.T. virou uma espécie de relíquia em consoles. É possível encontrar à venda no Ebay consoles PS4 com P.T. instalado (supostamente) por preços que chegam a 950 euros (cerca de R$ 5 mil na cotação atual). Portanto, para quem quiser se arriscar e tiver dinheiro sobrando, comprar um PS4 com o demo teaser instalado pode ser uma opção.

Mas e aí, quais as suas memórias com P.T.? Você acredita que ele é o “jogo mais assustador da história”? Deixe o seu comentário no Twitter do Voxel!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.